quarta-feira, 8 de maio de 2013
Audi fortalece posição no mercado de luxo com crescimento nas vendas do segundo trimestre
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Por Departamento de Imprensa Audi Brasil
A Audi iniciou o segundo trimestre com crescimento nas vendas. Em abril, a empresa com sede em Ingolstadt, vendeu cerca de 133.500 veículos, o que representa um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em particular, a demanda pela nova família A3 e pelos modelos SUV Q3, Q5 e Q7 reforçam os negócios para a marca dos quatro anéis. Desde o início deste ano, cerca de 503 mil clientes optaram por um Audi, significando crescimento de 6,7%. Pela primeira vez, a marca ultrapassa o marco de meio milhão de entregas em apenas quatro meses.
"Mesmo com a difícil situação do mercado europeu, consideramos positivas nossas vendas globais do mês de abril. Especialmente nos EUA e China, que estão definindo o ritmo da marca", diz Luca de Meo, vice-presidente mundial de marketing e vendas da AUDI AG. "Estamos fortalecendo ainda mais a nossa posição na China com o lançamento do Audi Q3, produzido localmente, em um segmento muito dinâmico. Já hoje, grande parte dos clientes do mercado de luxo chinês decide por um SUV", completa.
O Q3 entrou em produção há algumas semanas na cidade de Changchun e é o quarto modelo produzido localmente, juntamente com o A6 L, A4 L e Q5. As primeiras unidades do SUV compacto estão disponíveis nas concessionárias chinesas desde abril. Além disso, a nova geração do Q5, modelo extremamente popular na China, entrou nos showrooms no mês passado. Juntamente com o Q7, as vendas dos modelos SUVs da Audi na China aumentaram 31,3%, com 11.784 unidades comercializadas em abril. Assim como as vendas do A4 L tiveram um forte crescimento de 19,5%, com 10.426 novas unidades emplacadas. Em toda a linha de modelos, a Audi registrou um crescimento de 13,1%, com 38.710 veículos entregues no mês passado. De janeiro a abril, a Audi entregou 141.520 automóveis para os clientes chineses, um aumento de 13,9%.
Outros mercados que também contribuíram para o movimento de crescimento contínuo da Audi foram os países da região Ásia-Pacífico, com aumento de dois dígitos em abril. No Japão, por exemplo, a marca dos quatro anéis expandiu seus negócios em 36,3%, com 1.858 carros vendidos; na Coréia do Sul foram 35,7%, com 1.711 unidades comercializadas; e na Índia cresceu 37%, após a entrega de 770 automóveis.
Na Europa, no entanto, a Audi não escapou da situação econômica geral. Em abril, as vendas na região diminuíram 1,9%, o que representa a venda de 65.500 automóveis de luxo. Na França, onde a Audi atingiu crescimento de 13,7% nas vendas, no mesmo mês do ano anterior, as entregas em abril de 2013 diminuíram proporcionalmente (-10,2%, com total de 5.648 carros entregues). Na Itália, a imersão da Audi representou 19,4% no mês passado, o que corresponde a 3.920 unidades vendidas. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o resultado reflete a condição negativa do mercado, bem como o fato de que, em abril de 2012, dois novos modelos, o A1 Sportback e o Q3, acabavam de chegar ao mercado. Ao contrário da Alemanha, onde as vendas caíram 3,7%, com 23.411 carros, Rússia apresentou expansão de 11,1% (3.651 carros) e Reino Unido apresentou, particularmente, forte crescimento entre os principais mercados europeus de vendas. No Reino Unido, a demanda pelos modelos da Audi aumentou 9,4%, o que representa a venda de 10.205 carros em abril. Como em muitos outros mercados europeus, o sucesso do A3 Sportback e da nova geração do Q5 teve um impacto positivo. No geral, as vendas durante os primeiros quatro meses de 2013 na Europa igualaram a quantidade do ano anterior, com 253.050 unidades entregues. Isto significa que a atividade da Audi AG na Europa está por desenvolver uma forma muito mais estável do mercado global da região.
Nos EUA, a Audi continuou com forte desempenho, assim como nos meses anteriores, com um crescimento substancial de 14,2%, o que totaliza 13.157 entregas em abril. A marca obteve, novamente, muito sucesso com seus modelos full-size: 467 clientes receberam um novo Audi A8, número 30,4% maior do que em abril de 2012. Este mês, a versão a diesel do carro-chefe da marca está, pela primeira vez, disponível nas concessionárias dos EUA. À medida que o ano avança, a Audi ampliará o ofensivo TDI nos EUA para os modelos A6, A7 e Q5. Segundo sedan completo da Audi, o A6, também progrediu nos EUA no mês passado, com crescimento de 21,7% e 1.905 unidades vendidas. Os SUVs da marca continuam com extrema popularidade entre os clientes dos EUA: a Audi da América registrou 1.183 entregas de Q7 em abril (+33,4%), e 3.241 do Q5 (+31,6%).
Enquanto isso, o México alcançou outro crescimento para a Audi na América do Norte. Com um aumento de 54,7%, o que representa 3.553 unidades vendidas de janeiro a abril de 2013, a Audi é a marca que lidera o mercado automotivo mexicano. Somente em abril, as vendas cresceram 74,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, impulsionado, por exemplo, por uma forte demanda do novo A3. A partir de 2016, a Audi vai produzir o Q5 para o mercado mundial na cidade mexicana de San José Chiapa. No último sábado (4/5), o Conselho de Gestão da AUDI AG colocou a pedra fundamental da nova fábrica de automóveis no país.
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