quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Volkswagen é a marca do setor mais defendida pelos clientes e mais lembrada pelos consumidores; Gol lidera entre os automóveis



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 Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


 A Volkswagen do Brasil foi a grande vencedora do setor automobilístico na pesquisa “Confiança e Prestígio das Marcas Brasileiras”, realizada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding. A Volkswagen foi eleita a “Marca com mais Defensores” (a mais defendida pelos clientes), entre as fabricantes de automóveis, e também a “Top of Mind” (mais lembrada) do setor. Além disso, o automóvel Volkswagen Gol, que é líder de vendas no mercado nacional há 26 anos consecutivos, foi eleito “Top of Mind” na categoria “Automóvel – Modelo”. A Volkswagen do Brasil e o Gol venceram as categorias “Top of Mind” de “Fabricante” e também de “Modelo de Automóvel” em todas as 10 edições do estudo já realizadas, desde 2004.

“É uma honra para a Volkswagen do Brasil ser a marca do setor automobilístico mais defendida e também a mais lembrada pelos consumidores brasileiros, tendo ainda o Gol como automóvel ‘Top of Mind’. A liderança nas três categorias da pesquisa revela o alto nível de satisfação dos clientes com os produtos Volkswagen, o que é resultado da dedicação da empresa e de seus investimentos em veículos e processos produtivos altamente inovadores, tecnológicos e sustentáveis. Além de reunir tradição e inovação, a Volkswagen consegue impactar a sociedade com campanhas de marketing criativas e marcantes, a ponto de também ter liderado todas as edições da pesquisa como a ‘Top of Mind’ em marca e em modelo de automóvel”, disse o diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil, Axel Schroeder.

Em 2013, a pesquisa foi realizada com 2.020 entrevistados, em oito capitais brasileiras (São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília). O estudo avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços, apontando inclusive a confiança, a satisfação do consumidor e a intenção de recompra. A metodologia foi elaborada em conjunto com a Quest Inteligência de Mercado.

Na categoria “Top of Mind”, os entrevistados devem mencionar a primeira marca que vem à mente em cada um dos setores pesquisados. Em Automóveis, essa categoria é dividida em “Fabricante” e “Modelo”.

Outra análise que se obtém com a pesquisa é o índice de adesão à marca, que permite verificar o grau de fidelidade do cliente. O resultado é a categoria “Marca com Mais Defensores”, que revela a satisfação do cliente e a grande intenção de recompra dos produtos dessa marca. O índice é calculado por meio de notas dadas pelo consumidor para os temas “grau de satisfação” e “intenção de recompra”. A partir daí, os clientes/consumidores são classificados em quatro grupos: os “defensores”, que além de consumir/utilizar, tendem a recomendar e defender a marca; os “satisfeitos”, que provavelmente voltarão a comprar, mas não necessariamente defendem a marca; os “vulneráveis”, que podem voltar ou não a comprar a marca; e os “opositores”, que não pretendem mais consumir produtos da marca e que tendem a criticá-la e boicotá-la. Com base nessa classificação, foi criado o ranking com o maior número de defensores, que revela a fidelidade à marca.

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