quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PSA Peugeot Citroën e PUC-Rio oficializam a criação do OpenLab de Eficiência de Motores a Biocombustíveis


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

A PSA Peugeot Citroën e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) assinaram, hoje, um acordo para a criação de um OpenLab, que pesquisará temas ligados à eficiência de motores e inovações tecnológicas no campo dos biocombustíveis. A assinatura aconteceu na Reitoria de PUC, no Rio de Janeiro.

Na cerimônia, estiveram presentes Jean Marc Finot, Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën, Sylvain Allano, Diretor Científico e de Tecnologias Futuras da PSA Peugeot Citroën, Francisco Ivern, Vice-reitor da PUC-Rio e Sergio Bruni, Vice-reitor para Desenvolvimento da PUC Rio, Sergio Braga, Diretor do Instituto de Energia da PUC (IEPUC), Carlos Valois, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e Ana Rosa Martins, do Instituto de Tecnologia da PUC-Rio (ITUC).

Este OpenLab em parceria com a PUC-Rio, faz parte do Projeto StelLab (Science Technologies Exploratory Lean Laboratory), criado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën em 2010. Trata-se de uma estrutura de contatos entre parceiros científicos com a missão de coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre cientistas e especialistas da PSA Peugeot Citroën. Sua ambição: identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações do veículo do futuro. Todos os estudos da PUC-Rio serão feitos nos três laboratórios de engenharia veicular da universidade, incluindo o novo Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos, já em fase de construção, em Xerém. Estes laboratórios estão vinculados ao Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) e ao seu Departamento de Engenharia Mecânica. Os projetos vão abranger o estudo da combustão, da estabilidade e adaptação dos motores a diferentes biocombustíveis.

“Nossa equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento é referência mundial dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën nas áreas de Biocombustíveis. Buscamos com essa parceria o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis para motores e biocombustíveis na América Latina. Fazer parte dessa grande rede que é o StelLab, mostra todo o nosso know-how e importância dentro do Grupo PSA” afirma François Sigot, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design América Latina da PSA Peugeot Citroën.

De acordo com o professor Sergio Braga, coordenador do projeto e diretor do IEPUC, a oportunidade confirma a excelência dos serviços prestados pela universidade. “Temos um corpo técnico top de linha na área, pronta para realizar todos os testes necessários para dar andamento às pesquisas. Além dos recursos humanos, no que diz respeito a equipamentos, estamos preparados para auxiliar a PSA Peugeot Citroën em todos os estudos necessários a respeito de biocombustíveis”, declara Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.