sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Jeep Grand Cherokee 2014: O SUV mais premiado da história fica ainda melhor


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Comunicação Chrysler

Com mais de 250 premiações desde seu lançamento, em 1992, o veículo que definiu o padrão para os utilitários-esportivos premium ficou ainda melhor. Campeão de vendas da Jeep® no mundo, o Grand Cherokee de quarta geração passou por uma ampla renovação estética e mecânica, onde se destacam o novo câmbio automático de oito marchas, o redesenho dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro e a modernização do interior, com novos sistemas multimídia de entretenimento e informação (incluindo navegação GPS) e volante com mais funções, como as aletas que possibilitam trocas sequenciais de marchas.

O Jeep Grand Cherokee 2014 entrega uma combinação sem precedentes em sua categoria, com economia de combustível e enorme autonomia, mecânica moderna e eficiente, lendária capacidade off-road, acabamento refinado, comportamento dinâmico exemplar e muitos recursos de segurança e tecnologia. “Com o novo Grand Cherokee, nós partimos do mais elogiado SUV e o elevamos a um nível ainda mais alto”, disse Mike Manley, presidente mundial da marca Jeep. “Os compradores vão perceber que o Grand Cherokee proporciona ainda mais prazer ao dirigir, em todos os tipos de estrada e nas trilhas mais exigentes.”

Para 2014, a nova transmissão de oito velocidades é a maior novidade, levando o motor Pentastar 3.6 V6 a atingir mais de 12 km/l em rodovia e superar os 1.100 km de autonomia. A tradicional aptidão fora de estrada da Jeep é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac II® e pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain™.

A frente reformulada, com novos faróis de duplo xenônio, exibe estilo ainda mais elegante que antes e lanternas de LEDs, recurso também empregado na traseira, inteiramente redesenhada. O refinamento interno se mostra no revestimento de couro, no acabamento de madeira de poro aberto e nas novas combinações de cores.

Em relação à segurança, a lista cresceu e passa de 50 itens, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de oscilação de reboque, Front Park Assist e Selec-Speed. A tecnologia a bordo também se apresenta no novo sistema multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, além do quadro de instrumentos configurável, com display de LCD TFT de 7 polegadas.

Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2014 está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil nas versões Laredo e Limited, cujos preços sugeridos para o lançamento são de R$ 185.900 e R$ 214.900, respectivamente.


Conjunto mecânico ainda mais eficiente

Nova transmissão automática de oito marchas


O novo câmbio, com três marchas a mais do que antes, tornou o Jeep Grand Cherokee mais eficiente em termos de desempenho, economia e controle de emissões. Além da economia de gasolina, a nova e robusta transmissão proporciona acelerações e retomadas mais rápidas e trocas de marchas mais suaves, quase imperceptíveis, elevando a maciez do rodar a níveis dignos de sedãs de luxo.

As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, por meio das aletas atrás do novo volante, proporcionando mais controle ao motorista. Isso ocorre não só em condução esportiva no asfalto, mas também fora dele, graças com o controle Selec-Speed, que determina uma velocidade máxima para cada marcha durante o uso do recurso Hill Descent Control (controle de descida de ladeira).

Pentastar 3.6 V6

Tricampeão seguido na lista dos 10 melhores motores organizada pela revista Ward’s, dos EUA, o motor Pentastar 3.6 V6 estreou exatamente no modelo 2011 do Jeep Grand Cherokee, que marcou o lançamento da quarta geração do SUV. Feito de alumínio, com dois comandos de válvulas variáveis no cabeçote, o propulsor desenvolve 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.

Combinado ao novo câmbio de oito marchas, o Grand Cherokee agora pode rebocar até 2.812 kg, 24% a mais do que anteriormente. Esse “casamento” permite consumo de 7 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l em uso rodoviário.A autonomia é de impressionantes 1.135 km.

Inédito Eco Mode

Outro fator que contribuiu para a redução no consumo do Grand Cherokee 2014 é o recurso Eco Mode, que prioriza sempre a marcha mais alta possível, para reduzir a rotação do motor. O acelerador também tem sua calibração alterada, ficando menos esportivo, e até a rotação de marcha lenta é reduzida. O Eco Mode é ativado automaticamente ao ligar o veículo. Para desligar o recurso, quando se precisa do máximo desempenho, há um botão no centro do painel.

Lendária capacidade off-road da Jeep

Sistemas 4x4


Como antes, o novo Grand Cherokee conta com a tração full-time 4WD Quadra-Trac II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, que garantem a típica aptidão fora de estrada da Jeep. A caixa de transferência de duas velocidades Quadra-Trac II se baseia nos dados de vários sensores para determinar falta de aderência de alguma roda o mais cedo possível, e corrige a situação. O sistema também detecta movimento rápido no acelerador numa arrancada e maximiza a tração antes do pneu patinar. Quando uma roda escorrega, até 100% do torque disponível pode ser transferido para o eixo com mais tração.

 Design elegante, acabamento premium

Exterior


Quando a Jeep lançou a quarta geração do Grand Cherokee, na linha 2011, o modelo impressionou pelo estilo coeso e refinado, mas que continuava exibindo a robustez que se espera de um Jeep. Para 2014, o Grand Cherokee mantém essa diretriz, só que exibindo um nível ainda mais alto de opulência e força.

As versões Laredo e Limited ganharam linhas mais elegantes e agora são facilmente distinguíveis. Em ambas, a tradicional grade de sete aletas, marca registrada da Jeep, está mais afilada, bem como os faróis de duplo xenônio e adaptativos (smart beam), com lanternas de LEDs. A fachada foi ligeiramente elevada, e os faróis de neblina acompanharam esse movimento, agora mais destacados. Juntas, essas alterações deram à dianteira do Grand Cherokee uma aparência mais encorpada, mantendo a mesma distância do para-choque ao solo.

A parte traseira ostenta lanternas maiores, com iluminação por LEDs, além de um defletor maior e mais aerodinâmico e de uma nova tampa de porta-malas, que propicia melhor visibilidade. Disposto diretamente na lataria, o logotipo da Jeep se sobressai mais entre as lanternas. Os para-choques traseiros também exibem características próprias de cada versão, e a saída dupla de escape é um dos diferenciais na opção Limited.

Interior

A já premiada cabine do Jeep Grand Cherokee foi sensivelmente melhorada com o novo módulo central, que passou a contar com as telas sensíveis ao toque Uconnect de 5 polegadas (Laredo) ou 8,4 polegadas (Limited). Os controles do rádio e ar-condicionado ficam abaixo da tela e têm comandos facilmente identificáveis. Descendo os olhos para o console central surge a nova alavanca do câmbio de oito marchas, revestida de couro.

Outra mudança significativa é o novo volante de três raios, também forrado de couro. Nas duas versões há aletas para trocas sequenciais de marcha, que combinam perfeitamente com as linhas curvilíneas do também novo quadro de instrumentos configurável, de cristal líquido TFT e 7 polegadas. O acabamento com toques de madeira escura está presente tanto no Grand Cherokee Laredo como no Limited. Sempre de couro, o revestimento pode ser preto ou claro, nas duas configurações. As maçanetas, saídas de ventilação e parte central do painel proporcionam um sutil toque dourado ao visual de alumínio escovado. Na versão Limited também foram colocados alguns detalhes cromados, como os frisos no painel e no porta-malas.

Segurança: mais de 50 recursos

Entre os mais de 50 itens de segurança do Jeep Grand Cherokee está o controle Selec-Speed, para ajudar em subidas e descidas íngremes. Outros recursos importantes são o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que engloba sistemas para melhorar a estabilidade do veículo no asfalto ou na terra: redução de rolagem da carroceria (ERM), que aplica os freios em situações extremas, assistente de partida em subidas e controle de oscilação de reboque (TSC).

Além disso, há apoios de cabeça dianteiros ativos, air bags dianteiros de múltiplos estágios, air bags laterais nos bancos da frente, air bags tipo cortina para a área envidraçada da 1ª e 2ª fileiras e air bag para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas, com nove pontos de proteção.

Tecnologia avançada

O Jeep Grand Cherokee 2014 entrega uma série de tecnologias para segurança do motorista e diversão dos passageiros. Presente nas duas configurações, a central multimídia Uconnect tem interface premiada pela facilidade de uso e oferece entradas auxiliar (3,5 mm), USB e de cartão SD,

conexão Bluetooth, além de sistema de som Alpine®, com nove alto-falantes, um subwoofer e recurso Matrix surround sound. Na versão Limited, a tela principal no painel é de 8,4 polegadas (5 polegadas na Laredo) e inclui navegação GPS da Garmin®, que poderá ser atualizado sem custo nas concessionárias.

O nível de informação do veículo ao motorista está mais completo do que nunca. O computador de bordo, chamado de EVIC (sigla inglesa para centro eletrônico de informação do veículo), foi incorporado do display personalizável de TFT de 7 polegadas. A tela permite mais de 100 configurações, com mostradores claros e de fácil leitura. As opções são escolhidas por meio dos botões à esquerda no volante.

Refinamento on-road

O Jeep Grand Cherokee é reconhecido pelo eficiente comportamento dinâmico e suavidade, explicados em boa parte pela suspensão independente nas quatro rodas – multilink na traseira. Molas e amortecedores foram ligeiramente endurecidos para melhorar ainda mais o controle de carroceria, característica que é complementada pelas boas respostas da direção, agora com assistência eletro-hidráulica, mais econômica, com ótimo diâmetro de giro de 11,3 metros.

Os subchassis e as molas com pressão variável proporcionam melhor dirigibilidade e conforto no asfalto e mais capacidade no fora de estrada. A rigidez estrutural é garantida por mais 5.400 soldas, apenas no monobloco. O desenho da suspensão traseira permite ainda que o estepe seja alojado dentro do veículo, e não na parte inferior.

Conforto acústico e espaço

A amplitude interna foi reforçada com 10 cm extras de espaço entre os bancos. O encosto traseiro, bipartido 60/40, pode ser reclinado em 12°. Até o acesso é facilitado, com portas traseiras que abrem 78°. O porta-malas inclui compartimentos para pequenos objetos sob o assoalho, ao redor do estepe, e uma lanterna de LED recarregável. A tampa traseira pode ser fechada automaticamente, por meio de um botão. Ao encontrar algum obstáculo, ela não apenas para o movimento, como se abre completamente.

Além do espaço, os ocupantes são bem tratados pelo silêncio a bordo: o isolamento acústico foi aprimorado, com a aplicação de vidros laminados nas portas dianteiras (que também ampliam a segurança) e paredes isolantes duplas, como a que separa o motor da cabine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.