quinta-feira, 22 de maio de 2014
Peugeot lança o novo 3008 no Brasil por R$ 100 mil
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Diretoria de Relações Externas e PEUGEOT Sport
Ao adotar a nova identidade visual da Marca, modelo chega ao mercado nacional destacando a
modernidade de sua ampla lista de equipamentos e a versatilidade que só o “Crossover by
PEUGEOT” pode oferecer.
Pouco mais de três anos após seu lançamento no país, o modelo que inovou seu segmento ao
combinar diferentes tipos de veículos – o dinamismo do hatchback, o espaço inteligente do
monovolume e a robustez do utilitário esportivo – acaba de receber um novo estilo, ainda mais
refinado, moderno e tecnológico.
Em linha com a nova identidade visual da PEUGEOT, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A
grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da Marca, são
delineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez do
modelo. Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.
Os códigos estilísticos da PEUGEOT estão presentes também no novo conjunto ótico, que apresenta
linhas de recortes inovadores. Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED
ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.
O emblema do Leão segue a mesma linha: não mais delimitado por moldura, domina a face frontal
da carroceria cercado por dois vincos, que sugerem a sensação contínua de movimento. Os toques
de cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das
longarinas e em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.
A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom
escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. O emblema do Leão, no centro da
tampa do porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição PEUGEOT logo abaixo.
O novo 3008, que apresenta ainda rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, realça
a vocação aventureira do crossover: um modelo robusto, versátil, com posição elevada de dirigir, um
comportamento dinâmico exemplar, garantido pela motorização THP, e que alia conforto, espaço e
tecnologia de um modelo familiar. Uma combinação de vocações que torna o veículo único.
Um interior cuidado nos mínimos detalhes
Em seu interior, o novo 3008 conta com um ambiente extremamente aconchegante e confortável a
todos os ocupantes. Ao entrar no veículo, o ambiente é iluminado pela grande área envidraçada do
modelo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. O gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60
m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².
O posto do condutor, desenvolvido à forma de um “cockpit de avião”, foi concebido em torno do
motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por
mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.
Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais
como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes
cromados brilhantes e foscos.
O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até encontrar a
alavanca da caixa automática de velocidades. O largo console separa os bancos da frente e
funciona como apoio central de braços. Nele, o condutor também encontra as funções de
climatização do veículo, sistema de áudio, seletores de ajuste do Head Up Display e do Freio Elétrico
de Estacionamento (ver mais detalhes em Soluções Tecnológicas).
Tal como acontece com o condutor, o passageiro da frente e os de trás se beneficiam de uma
posição muito confortável. Os ocupantes dispõem, ao nível dos cotovelos, de uma largura de 1.476
mm e 1.480 mm, respectivamente, à frente e atrás.
Aerodinâmica otimizada
A arquitetura, o estilo e as dimensões determinam para o veículo um coeficiente aerodinâmico (Cx)
de 0,296, que o coloca entre os melhores do seu segmento. O valor deste índice de penetração no ar
e o SCx que dele resulta (0,760), apesar de uma área frontal de 2,56 m² devido à altura e à largura
do carro, traduzem o desenvolvimento a favor da redução do consumo de combustível e, em
consequência, das emissões de CO².
Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV
A modernidade do projeto, que está na essência deste crossover, encontra-se presente também em
seu propulsor, que segue a tendência internacional de downsizing de motores, desenvolvendo alta
performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.
Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, é fabricado com bloco em alumínio,
extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de
injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16
válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a
6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao
condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos
urbanos, por exemplo.
A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o
propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de
poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula
termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja,
comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.
Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia
comuns nos motores convencionais.
Versão única amplamente equipada
O novo 3008 será comercializado no Brasil em versão única de acabamento, denominada Griffe
THP. Além dos itens já citados, o modelo oferece os seguintes equipamentos de série:
· Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;
· Modularidade de bancos;
· Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;
· Ajuste dos retrovisores elétricos;
· Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor
de carroceria Branco Nacré (perolizada) e Cinza Alumínio, e tecido Guerande (tom cinza
claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;
· Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.