segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aliança Renault-Nissan e Daimler expandem cooperação com a nova fábrica no México


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por NissanNews.com.

A Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG estão expandindo significativamente sua cooperação com o desenvolvimento conjunto de veículos compactos premium e produção compartilhada no México.

Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan, e Dieter Zetsche, CEO da Daimler, anunciaram hoje que suas companhias estabeleceram uma joint venture 50:50 que prevê a construção e operação de uma nova fábrica em Aguascalientes, no norte do México. A nova planta será construída nas imediações da fábrica já existente da Nissan e terá a capacidade de produzir anualmente 300 mil veículos, quando estiver operando em sua capacidade máxima.

O início da produção está planejado para 2017, com modelos da Infiniti. A produção de veículos da marca Mercedes-Benz acontecerá em 2018.

Daimler e Nissan dividirão os custos do investimento total para a fábrica de Aguascalientes, que são de aproximadamente €1 bilhão. As companhias gerarão 5.700 empregos (incluindo engenharia, funcionários da linha de produção e de administração) quando a fábrica alcançar sua capacidade máxima, prevista para 2021. Além disso, o elevado índice de integração da produção deverá aumentar significativamente a base de fornecedores mexicanos.

Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Aliança Renault-Nissan, afirmou que: "O desenvolvimento conjunto de veículos compactos premium e a produção compartilhada em Aguascalientes representam um dos maiores projetos entre Aliança Renault-Nissan e a Daimler. Isso também mostra como nossa colaboração, que começou na Europa, se tornou global".

Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, disse que: “Em Aguascalientes, vamos levar nossa parceria bem sucedida para um novo nível, combinando as habilidades das duas empresas, Daimler e Nissan, em uma unidade de produção. Apenas quatro anos após iniciarmos nossa cooperação, a decisão de se construir uma nova planta é um marco”.

A colaboração próxima entre Infiniti e Mercedes-Benz em todos os estágios de desenvolvimento, da pesquisa avançada e design à produção, vai assegurar que os veículos feitos dentro deste projeto serão claramente diferentes entre si em termos de design de produto e especificações.

Crescendo juntos no México

Em Aguascalientes, os dois parceiros vão ter acesso à premiada e altamente eficiente mão-de-obra Nissan. A Nissan vem produzindo veículos em Aguascalientes desde 1992 e a sua fábrica foi expandida significativamente no último ano.

Em novembro, a Nissan inaugurou a primeira parte de um complexo industrial de 2 bilhões de dólares em Aguascalientes. Isto aumentou a capacidade total de produção da Nissan no México para 850 mil veículos por ano.

O México já é um importante mercado para a Daimler. A empresa tem fábricas de caminhões e ônibus em Santillo, Santiago Tianguistenco e Garcia, um Centro de Distribuiçãod e Peças em San Luis Potosí e uma fábrica de remanufatura em Toluca. Para carros de passeio, a Daimler dispõe de um centro de treinamento e pré-inspeção de entrega.

Quatro anos de colaboração crescente

A cooperação industrial Franco-Nipo-Germânica entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan começou em abril de 2010, com três pilares inicialmente focados na Europa. Desde então, o portfólio foi expandido para 12 projetos significativos, incluindo iniciativas importantes das Américas ao Japão.

Ainda ontem, dia 26 de junho, a Infiniti e a Daimler anunciaram a produção de motores de quatro cilindros a gasolina em Decherd, no Tennessee, nos EUA. Com uma capacidade de produção anual de 250 mil unidades, a fábrica de Decherd produz motores que equipam tanto os carros da Classe C, da Mercedes-Benz, quanto os Infiniti Q50.

Ao longo deste ano, a Aliança e a Daimler iniciarão a venda da próxima geração de carros urbanos smart e Twingo, desenvolvidos em plataforma compartilhada. O Twingo e o smart de quatro lugares estão sendo produzidos na nova fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia, e o smart de dois lugares em Hambach, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.