sexta-feira, 27 de junho de 2014

Diferenças entre um carro de Stock Car e um carro normal


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 Por Lucas Azevedo

O Circuito 2014 Schin Stock Car é o maior campeonato automobilístico do Brasil. Etapa por etapa, grandes pilotos tornam cada corrida uma disputa emocionante pelo título. Porém, para que o espetáculo fique completo, é preciso não apenas talento humano, mas uma máquina pensada especialmente para tornar o campeonato cheio de adrenalina e, acima de tudo, seguro para os pilotos.

Um carro de Stock Car não é apenas um automóvel de rua modificado, mas exclusivamente produzido para a corrida. O veículo é fabricado pela equipe da Stock Car por cima de uma gaiola de aço, chamada Santo Antonio, que visa proteger o piloto em caso de capotamento, evitando que ele seja atingido pelo teto do carro. Além disso, possui revestimento anti-chamas, que blinda o condutor em caso de incêndio no motor, por exemplo.

Dentro do veículo, há apenas um banco de carbono para o piloto, diferente do carro usado para voltas rápidas – estes são carros de exibição, com mais um lugar para um passageiro. O volante do carro usado na corrida é cheio de comandos: além do rádio, usado pelo piloto para se comunicar com a equipe, e da água que ele bebe, é onde fica o câmbio estilo borboleta de seis marchas. Para trocar de marcha, o piloto deve pisar na embreagem, como em um carro manual que dirigimos pelas ruas da cidade.

Também igual aos carros normais é o combustível usado nos veículos de Stock Car: o etanol, que encontramos em postos por todo o País. O tanque, porém, é maior, com capacidade para 106 litros, enquanto um tanque de um automóvel normal tem capacidade para cerca de 70 litros. Essa característica pode ser justificada pelo consumo do carro de Stock Car, que é maior que em um veículo normal: um litro para cada um quilômetro percorrido contra um litro para cada seis quilômetros percorridos para os veículos de passeio.

Naturalmente, o motor de um carro de Stock Car também é muito mais potente que o da maioria dos veículos que circulam nas ruas. Assim como o veículo em si, é fabricado pela equipe da Stock Car especialmente para as corridas e tem uma potência de 500 cavalos. Por cima de toda essa estrutura, vai a carroceria das montadoras patrocinadoras das equipes.

A manutenção de todas essas máquinas é apenas para precaução, já que dificilmente os carros quebram. A produção é cuidadosa e usa peças de última tecnologia, garantindo o espetáculo e a segurança dos pilotos.

Toda essa complexidade inviabiliza que um motorista de um carro normal consiga dirigir um veículo de Stock Car. Os competidores do circuito são experientes e possuem um grande currículo no mundo automobilístico. Por isso, para nós, condutores do dia-a-dia, só nos resta assistir às corridas e aplaudir o talento dos habilidosos pilotos.

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