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A Ford anunciou hoje a introdução de uma nova tecnologia de
detecção de pedestres em sua linha, que ajuda a evitar ou reduzir a gravidade
de atropelamentos. O primeiro carro a contar com esse sistema avançado de
segurança é o novo Mondeo - nome dado ao Fusion nos mercados da Ásia e Europa
-, com lançamento este ano na Europa.
A detecção de pedestres faz parte do sistema de assistência
de pré-colisão da Ford, que atua em velocidades de até 80 km/h. Ela detecta se
há pessoas na pista ou que podem atravessar o caminho do veículo e aplica
automaticamente os freios se o motorista não responder aos alertas. Um vídeo
ilustrativo pode ser visto neste link.
O sistema recebe informações geradas por uma câmera
instalada no para-brisa e um radar no para-choque, que escaneiam até 200 metros
do espaço à frente. As imagens então são comparadas com um banco de dados de
"formas de pedestres" para diferenciar as pessoas dos objetos
normalmente encontrados na beira das ruas e estradas.
Se um pedestre é detectado à frente e uma colisão é
iminente, o motorista primeiro recebe um aviso sonoro e visual. Se ele não
responder, o sistema prepara os freios para uma atuação rápida, reduzindo a
distância entre as pastilhas e os discos, e depois aplica os freios
automaticamente. O sistema foi testado em circuito fechado com manequins em
tamanho natural e passou por meses de aperfeiçoamento em estradas de todo o
mundo para verificar a sua confiabilidade.
"Os testes em condições reais foram cruciais. Existem
pedestres de todas as formas e tamanhos e com um número infinito de
posturas", diz Gregor Allexi, engenheiro de segurança ativa da Ford
Europa. "Rodamos mais de 500.000 quilômetros para garantir que o sistema
fosse testado na maior variedade possível de pessoas e situações."
A tecnologia de radar permite outros dois recursos para o
motorista: a indicação de distância, que informa o intervalo de tempo em
relação ao veículo da frente, e o piloto automático adaptativo, que mantém
automaticamente a distância selecionada.
Já a câmera dianteira
é usada pelo sistema de manutenção na faixa, que aplica um torque na direção
para trazer o carro de volta à pista se for detectado um desvio não
intencional, e também pelo sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, que
informa ao motorista o limite de velocidade e outras marcações na via.
Outra tecnologia
inovadora que estreia no Mondeo são os faróis "full-LED" adaptativos,
com intensidade similar à luz do dia e sete tipo de variação do facho, de
acordo com a velocidade do veículo, condições de luz ambiente, ângulo da
direção, distância do veículo da frente e uso do limpador de para-brisa.
Ele também será o primeiro modelo da Ford a ter uma versão
híbrida produzida na Europa, além de novos motores a diesel e gasolina. O motor
diesel 2.0 TDCi será disponível em versões de 150, 180 e 210 cv - este último
com duplo turbo sequencial. Outra opção diesel é o 1.6 ECOnetic, focado em
baixo consumo e emissões. As versões a gasolina incluem os novos EcoBoost 1.0,
de 125 cv, e EcoBoost 1.5, de 160 cv, além do EcoBoost 2.0 de 203 ou 240 cv.
Fonte: Imprensa
Ford
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