VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
As 28 marcas de automóveis e
comerciais leves associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas
Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) registraram crescimento de
30,6% nos emplacamentos no mês de dezembro de 2014, em comparação a novembro.
No último mês do ano de 2014, foram emplacados 9.930 unidades, número
exatamente igual ao de dezembro de 2013.
Esse índice superou os 26,3% de
crescimento registrado em dezembro de 2014 em comparação a novembro no total de
emplacamentos de automóveis e comerciais leves realizados no país, considerando
veículos produzidos localmente e as importações realizadas pelas associadas da
ABEIFA, pelos fabricantes locais e outros.
Em dezembro, as associadas da
entidade emplacaram 2.327 unidades a mais do que as 7.603 unidades registradas
em novembro de 2014, “Esse aumento significativo, registrado no último mês do
ano, sinaliza que os consumidores optaram por antecipar a compra ou a troca de
seus veículos, possivelmente estimulados pela entrada do 13o salário e para
aproveitar os preços praticados no mercado antes do aumento do IPI aplicado no
dia 1o de janeiro de 2015. Nesse momento, é muito prematuro falarmos de reação
ou retomada da confiança do consumidor, pois o balanço de 2014 mostra um ano de
retração e inconstância do comportamento de compra”, comenta Marcel Visconde,
presidente da entidade.
Os 96.578 emplacamentos das
associadas da ABEIFA no ano de 2014 foi 14,3% menor do que o registrado no
período de janeiro a dezembro de 2013, quando somaram 112.649 unidades.
“2014 foi um dos anos mais
instáveis para o setor, com eventos que impactaram nosso mercado, como a Copa
do Mundo, que resultou em menos dias úteis de vendas e, também, pelas
incertezas naturais geradas pelo período pré-eleitoral. Esperávamos uma reação
no segundo semestre, que demorou a acontecer”, complementa Marcel Visconde.
“Ainda é prematuro dizer que essa
tendência de crescimento seguirá. Neste momento estamos atentos ao
comportamento do câmbio, variável que impacta diretamente o nosso setor.
Olhamos para o ano de 2015 com cautela e reforçamos que serão necessários
ajustes na economia, para que a esperada retomada do crescimento aconteça e a
confiança do consumidor seja resgatada”, finaliza o líder setorial.
Fonte: Nextar
Communications
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.