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A Bridgestone Corporation está
desenvolvendo uma nova tecnologia para estimar o desgaste dos pneus e sua
profundidade remanescente. Baseado no conceito inovador denominado CAIS
(Contact Area Information Sensing ou sensoriamento de informações da área de
contato), essa nova tecnologia permitirá ao usuário identificar o momento mais
adequado para a substituição dos pneus, proporcionando, assim, uma melhor
experiência de condução.
Com o passar do tempo, os pneus
começam a ficar desgastados. Com isso, sua capacidade de tração em pisos
molhados pode diminuir, aumentando o potencial de ocorrências causadas pela
pouca aderência ao solo. Além disso, um pneumático que esteja desgastado de
forma irregular ou desigual corre maior risco de causar um mau funcionamento no
veículo.
A nova tecnologia utiliza sensores
ligados ao interior dos pneus para obter informações sobre as alterações na
banda de rodagem durante a condução do veículo. Ao analisar essas informações,
o dispositivo realiza uma estimativa em tempo real das condições de desgaste do
pneu.
Ao fornecer informações sobre os
pneus e pisos em tempo real aos motoristas, como a profundidade remanescente e
se os pneus estão se desgastando irregularmente, o sensor contribuirá para a
melhoria da condução do veículo, permitindo que o motorista julgue o momento
mais adequado para a substituição dos pneus. Além disso, essa nova tecnologia
permite que os consumidores percebam o tempo ideal para o rodízio dos pneus,
permitindo utilizar os pneumáticos durante o maior período possível e evitando
o desgaste irregular e o desperdício.
Trazendo esta tecnologia para a
aplicação prática, a Bridgestone espera ajudar os clientes a reduzirem custos
ao mesmo tempo em que proporciona uma condução mais segura dos veículos. A
empresa continua a apoiar a segurança por meio do desenvolvimento de pneus e
tecnologias inovadoras para a condução dos veículos.
Fonte: Grupo Máquina
PR
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