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O pneu é o único ponto de contato
do veículo com o solo e, neste processo, há uma grande transferência de calor.
Nestes dias excessivamente quentes de verão, essa troca é ainda mais intensa,
exigindo cuidados especiais que contribuem para uma melhor performance dos
pneus. Segundo Vinícius Sá, gerente de marketing para pneus de passeio, picapes
e SUVs da Goodyear, a principal dica para estes dias de calor extremo é fazer a
calibragem com os pneus frios, de modo que a diferença de pressão interna seja
a menor possível.
“Além disso, é fundamental
verificar sempre o alinhamento e o balanceamento, bem como a condição do
estepe, que, mesmo que seja novo e nunca tenha sido usado, pode sofrer um desgaste natural pela falta de uso. Vale lembrar
ainda que é um período de muitas chuvas no final da tarde, portanto, dirija de
forma segura, reduzindo a velocidade para evitar a chance de aquaplanagem”, explica Vinícius. Confira
abaixo cinco cuidados capitais com os pneus em dias de muito calor:
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Condições dos pneus: quando os pneus atingem profundidade de sulco
inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto,
existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na
lateral.
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Calibragem e Pressão: a pressão de ar é um dos fatores críticos que
afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Portanto, o
motorista deve calibrá-los constantemente de acordo com o indicado no manual do
proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das
portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.
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Estepe: muitas vezes esquecido, é fundamental para que você não fique no
meio da estrada. Nunca se esqueça de conferir a calibragem e as condições
gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo
um pano para limpar as mãos se necessário. Lembre-se: o fato de nunca ter usado
este pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso!
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Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor
manobrabilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os
lados durante a frenagem, o alinhamento permite que haja desgaste regular dos
pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de
combustível.
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Rodízio de pneus: o rodízio de pneus serve para compensar a diferença em
desgaste, permitindo aumento de quilometragem e eficiência, proporcionando boa
estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a
cada 5.000 quilômetros, ou antes, caso você perceba desgaste irregular nos
pneus.
Fonte: Goodyear do
Brasil – Relações Públicas
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