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A Audi está levando a direção
autopilotada para miniaturas de um de seus tradicionais modelos. Dez equipes de
estudantes se enfrentarão no Audi Autonomous Driving Cup (Campeonato de Direção
Autônoma da Audi) para que a marca encontre o modelo com soluções mais
eficientes para um carro autopilotado. A Audi fornecerá o hardware – um Audi Q5
em escala de 1:8 – e os jovens especialistas desenvolverão o software.
Essa é a edição inaugural do
Campeonato de Direção, voltado para estudantes de ciências da computação,
engenharia elétrica ou engenharia mecânica. Dez equipes irão competir entre si
em um evento público no Audi Museum Mobile nos dias 25 e 26 de março de 2015.
“A nossa pista de competição servirá de campo de provas para os softwares dos
jovens especialistas. Tráfego na contramão, cruzamentos, situações complicadas
de estacionamento e obstáculos que surgem de repente colocarão à prova a
precisão da programação feita pelos times,” diz Björn Giesler, um dos
organizadores da competição.
Um motor elétrico irá acelerar os
carros, com tração nas quatro rodas de série, a até 40 km/h. Os estudantes
receberão um pacote básico de software para a competição, a partir do qual eles
poderão desenvolver sua própria arquitetura que processará os dados dos
sensores para interpretar a situação e controlar o carro conforme seja
necessário. O objetivo para as equipes será completar a trilha rapidamente com
o menor número de erros possível. Pontos serão deduzidos por acidentes, perda
de tempo e execução imprecisa. A equipe que conquistar o maior número de pontos
ganhará 10.000 euros. O segundo prêmio será de 5.000 euros; e o terceiro prêmio
de 1.000 euros.
A semelhança entre os modelos de
carros e suas contrapartes em tamanho natural vai além do aspecto meramente
visual: o ambiente de desenvolvimento do software é exatamente o mesmo usado
para testar os sistemas de assistência de direção. De acordo com Giesler,
alguns dos desafios são de fato bastante similares àqueles encontrados nos
automóveis em desenvolvimento para produção. “Os sensores de medição dos
modelos têm de funcionar de forma tão precisa quanto aqueles dos seus irmãos
maiores. Estamos entusiasmados para ver as soluções inovadoras que os estudantes
irão criar.”
Fonte: Departamento de
Comunicação Audi do Brasil
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