VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Ford apresentou na Europa duas
novidades para o automobilismo internacional: o Fiesta R2 de rali e o monoposto
Fórmula MSA, modalidades muito difundidas no continente. O objetivo do
desenvolvimento desses veículos de competição é atender as categorias de base
para a formação mundial de pilotos. A Ford tem uma longa tradição nas chamadas
categorias-escola e os lançamentos visam dar continuidade a essa herança.
Conhecido na Europa como Fórmula
MSA, o carro vai competir nos campeonatos de Fórmula 4 da FIA na Austrália,
Grã-Bretanha e Espanha. No Reino Unido, a temporada começa em 4 de abril, no
autódromo de Brands Hatch, dando a jovens pilotos a oportunidade de participar
de 10 etapas. Na história do automobilismo, a Fórmula Ford ajudou a revelar
lendas do automobilismo como Ayrton Senna, Johnny Herbert, Nigel Mansell,
Michael Schumacher, James Hunt, Emerson Fittipaldi, Jody Scheckter, Damon Hill,
Mika Hakkinen e Jenson Button. Sua primeira corrida ocorreu em Brands Hatch, em
junho de 1967.
Fórmula MSA
Produzido com chassi de fibra de
carbono - tecnologia semelhante à usada na carroceria do novo Ford GT -, o
Fórmula MSA atende os níveis de segurança da F3 e abre um novo capítulo na
história dos monopostos de entrada da Ford. É equipado com motor EcoBoost 1.6
da Ford, com turbo, duplo comando independente e variável de válvulas e injeção
direta de alta pressão, de 160 cv.
Tem também transmissão sequencial
de seis marchas com "paddle shift", freios de dois pistões, suspensão
com duplos amortecedores ajustáveis?, asas dianteiras e traseiras ajustáveis,
rodas dianteiras de 8x13 polegadas e rodas traseiras de 10x13 polegadas. Os pneus
slick Hankook são idênticos aos do Campeonato Europeu de F3.
Fiesta R2
O novo Fiesta R2 de rali, com
motor EcoBoost 1.0 de três cilindros, será o primeiro carro homologado pela FIA
dentro das novas regras que permitem motores 1.0 turbo na categoria R2.
Desenvolvido pela M-Sport com apoio da Ford, ele conta com transmissão, freios
e suspensão aprimorados para competição.
O novo Fiesta R2 é uma plataforma
de baixo custo para os pilotos iniciantes. Ele vai estrear em maio no Rali de
Portugal, no campeonato monomarca Drive DMACK Fiesta Trophy, que também terá etapas
na Finlândia, Alemanha, Polônia e Espanha. O vencedor de 2015 vai competir em
sete etapas da Série 2 do Mundial de Rali na temporada seguinte, com um Ford
Fiesta R5 patrocinado pela Drive DMACK.
O Fiesta R2 de primeira geração,
lançado em 2010, foi o primeiro carro global de rali e o passo inicial para
jovens pilotos no cenário mundial da categoria (o chamado "Blue Oval's
Ladder of Opportunity"). Depois de vencer na categoria R2, a etapa
seguinte para um piloto é passar para o Fiesta R5, até chegar ao Fiesta RS no
Mundial de Rali. Mais de 250 Fiesta R2 participam hoje de competições em todo o
mundo, ajudando a revelar novos pilotos.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.