VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Volvo Cars comemora o
aniversário de 25 anos da introdução do primeiro assento integrado ao banco
traseiro para crianças, paralelamente à Semana Mundial de Segurança nas
Estradas das Nações Unidas, realizada de 4 a 10 de maio. Em 1978, a Volvo Cars
desenvolveu o primeiro assento infantil. Em 1990, a fabricante sueca elevou a
segurança de crianças a um novo patamar, como desenvolvimento do primeiro
assento infantil integrado ao banco traseiro.
O primeiro modelo desse banco era
na realidade um apoio de braço central redesenhado para elevar, de forma
segura, a posição do assento da criança, a fim de que o cinto de segurança de
três pontos central fosse utilizado de maneira mais eficiente. Essa medida
eliminou a necessidade de acessórios para o uso por crianças mais velhas e
aumentou o conforto. O benefício evidente do design integrado também permitiu
que a almofada estivesse sempre disponível, e a possibilidade de mau uso,
minimizada. Hoje, ainda são poucos os fabricantes de automóveis que oferecem
assentos infantis integrados.
“A introdução do primeiro banco
elevatório integrado para melhorar a segurança das crianças em 1990 foi um
grande passo para a proteção delas. Um de seus principais benefícios é ter sido
desenvolvido como parte do assento, e, portanto, o cinto de segurança fica em
contato direto com o corpo da criança, eliminando a possibilidade de folga”,
diz Lotta Jakobsson, diretor técnico do centro de segurança da Volvo Cars.
A Volvo Cars alcançou outro
ineditismo em relação à segurança de crianças ao introduzir o assento integrado
de dois estágios em 2007, o que permitiu ajuste mais seguro e confortável do
assento para crianças de alturas diferentes. Além da vantagem de maior
segurança e conforto, a almofada integrada também propicia posição de assento para
a criança, com alcance da visão para fora das janelas. As crianças ficam menos
propensas ao tédio e à agitação, fatores que também podem afetar negativamente
a concentração do motorista. A parte inferior das duas posições do assento é
adequada para crianças maiores.
"O positivo do assento
integrado de dois estágios é que ele está sempre disponível e não impede o uso
normal dos assentos por adultos. Isso significa na prática que o assento
traseiro é adequado para todos, e bebês de até um ano ou 9 kg devem ser
transportadas em bebês-conforto voltados para trás, obedecendo às leis de
trânsito brasileiras. Esse aumento de segurança e flexibilidade torna o assento
integrado uma solução perfeita”, explica Lotta Jakobsson, ao ressaltar que,
infelizmente, poucos fabricantes de automóveis oferecem essa alternativa. “Na
Volvo Cars, acreditamos que as montadoras devem assumir a responsabilidade de
desenvolver sistemas de segurança para crianças, no intuito de entregar carros
cada vez melhores. As crianças são nosso futuro, e elas devem receber o melhor
quando se trata de segurança."
Desde 2008, a Volvo Cars divulga o
projeto que visa a, até 2020, não ter nenhum ferido grave ou morto em acidentes
de trânsito ao dirigir um carro novo da Volvo. O objetivo de longo prazo é
projetar carros que não falhem.
Fonte: kreab.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.