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A Audi traz para o Brasil a nova geração do modelo topo de
linha de sua gama de utilitários esportivos. Em versão única Ambition, o modelo
tem preço sugerido de R$ 399.990. Totalmente reprojetado, o novo Q7 é
ligeiramente menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço no interior.
Com o uso de materiais mais leves e resistentes, o SUV ficou mais leve,
ganhando em economia, eficiência ambiental, dinamismo e dirigibilidade.
Com tração integral permanente quattro, associada à
eficiente transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6
3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi
acelera agilmente até 100 km/h em apenas 6,1 segundos. A velocidade máxima é de
250 km/h.
Junto a tudo isso, a marca incorpora a mais avançada
tecnologia eletrônica, com o revolucionário Audi Virtual Cockpit, um painel
totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos
olhos do motorista por meio do head-up display. Com sistemas mais práticos de
informação e entretenimento, o sistema conecta o usuário ao mundo da Internet e
todos os seus recursos.
As proporções do novo Q7 estão mais esguias: com 5,05 metros
de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de
altura. O carro é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a
altura permaneceu aproximadamente a mesma.
As proporções do novo Q7 são harmoniosas, com as imponentes
colunas do teto reforçando a percepção de estabilidade e espaço. Linhas
claramente horizontais abraçam as superfícies atleticamente tensas, moldadas
com alta precisão.
A grade Singleframe, com seu visual ousado e as brilhantes
barras transversais com aparência de alumínio, são mais largas e baixas do que
no modelo anterior. Seu volume tridimensional é o elemento central da
dianteira. A robusta moldura se estende até os faróis. Poderosas molduras
limitam as grandes entradas de ar e duas barras transversais em cada uma delas
dividem seu interior.
Os faróis do grande SUV são ligados intimamente à grade
Singleframe: sua concepção escultural cria uma forte impressão de profundidade.
Eles são emoldurados em cima pelo capô, enquanto as bordas inferiores ficam no
mesmo nível da segunda lâmina da grade. Unidades Xenon plus são de série. Com
os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha
condutora luminosa juntamente aos indicadores de direção - uma nova e
diferenciada assinatura na família Audi.Com os faróis LED, a Audi oferece
lanternas direcionais traseiras dinâmicas, que traz segmentos individuais que
se acendem em rápida sucessão, de dentro para fora.
A vista lateral do Q7 dá continuidade ao jogo harmônico
entre linhas e superfícies. A partir dos faróis e da grade Singleframe, o
contorno se estende e dá ao capô uma aparência de tensão. No canto superior do
farol começa a chamada linha de bolha, que divide a lateral e transmite uma
impressão de musculatura contida acima das rodas. Os arcos das rodas parecem
grandes e incisivos, também um elemento típico dos modelos quattro.
Os espelhos externos se apoiam nos ombros altos, dando um
toque esportivo às laterais e criando espaço para pequenas janelas
triangulares. As portas são rebaixadas e
se sobrepõem às soleiras. Na parte
inferior, frisos incrustados ("lâminas") trazem os logotipos quattro.
A tampa traseira envolve as maciças e eretas colunas D, um
detalhe típico dos modelos Q da Audi. Toda a traseira é dominada por linhas
horizontais, que salientam a largura do SUV. As grandes lanternas traseiras de
LEDs replicam o tema dos faróis: ativadas quando a ignição é ligada, as
lanternas também criam uma dupla seta. A luz de freio fica em duas câmaras
superiores, e o interior tem uma aparência tridimensional, leve e elegante.Como
as luzes têm de ser visíveis mesmo com o porta-malas aberto, o novo Q7 vem com
unidades luminosas adicionais no conjunto da traseira.
O modelo oferece um dos interiores mais espaçosos do
segmento de SUVspremium. Em termos de
espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7
supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo
ser ligeiramente mais compacto. Todos os passageiros podem entrar
confortavelmente no carro por meio de portas amplas e com aberturas altas.
O interior do Q7 transmite sensação de espaço e elegância,
características típicas de uma sala sofisticada. A arquitetura claramente definida e o
conceito operacional se integram com perfeição. Todas as linhas são tensas, com
uma orientação estritamente horizontal.
Como em um sedã de luxo, os insertos são em duas partes, com diferentes
materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto,
cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes
do acabamento.
Um grande arco envolve a parte dianteira do interior,
criando uma elegante curva de porta a porta.
Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à
frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao
console central - uma solução que dá ao interior uma aparência ainda mais leve.
O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio
Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do
sistema de som e porta-copos à direita.
O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado.
Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles
eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um
confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não
apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos
dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Ambos trazem
suporte lombar.
A segunda fileira de bancos também oferece espaço e conforto
de alto nível. O encosto - dividido na proporção 35/30/35 - pode ser ajustado
na inclinação em 16 posições. Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete
lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados
eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal,
integrando-se ao assolho do porta-malas.
Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi
também equipa os assentos laterais da segunda fila com um elaborado mecanismo:
eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente.
Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação
Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser
instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
O Q7 traz de série o novo ar-condicionado deluxe com quatro
zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos.
Um display TFT (filme transistorizado) mostra a situação de importantes
funções. Com um simples toque nos interruptores capacitivos o tamanho dos
gráficos aumenta. Os passageiros de trás têm seus próprios controles. O sistema
consome pouca energia, graças a inovações no motor do ventilador, na entrada de
ar exterior, no eficiente circuito de refrigeração e a um sistema de controle
flexível.
Todos os materiais usados no Q7 foram selecionados e
processados com o máximo cuidado. Comandos como o controle rotativo de volume,
o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial
rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio.
Todos os interruptores se movimentam com facilidade.
Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de
bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série.
Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de
instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno
– guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas
principais.
O novo Q7 vem com um grande compartimento de carga,
altamente variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é
de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com
a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a
soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa.
A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e
controle por gestos - uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é
detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do
uso das mãos – uma significativa vantagem ao embarcar bagagens ou compras do
supermercado. Outra alternativa para o
cliente é fechar a tampa do porta-malas apertando um botão nela instalado ou
pela chave com controle remoto. Ganchos para bagagem, pontos de amarração,
cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento
de série.
O Q7 chega ao Brasil com o motor 3.0 TFSI, 28% mais
econômico. O sistema start-stop inteligente é de série: quando o motorista
deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o
motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.
O 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de
84,5 mm x 89,0 mm). Sua potência é de 333 cv e o torque máximo, de 440 Nm,
disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor é posicionado no V de 90 graus
formado pelas bancadas dos cilindros e, quando necessário, movimentado por uma
correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois
intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para
que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.
Respostas relâmpago graças aos curtos condutos de gasolina,
impulsão poderosa e um som generoso: o compacto V6 de três litros com cárter de
metal leve acelera o novo Audi Q7 de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, atingindo a
velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O 3.0 TFSI tem algumas tecnologias de eficiência muito
poderosas. Uma embreagem eletromagnética corta o compressor em cargas até 250
Nm e rotação do motor de até 4.000 rpm. Dependendo da solicitação, uma injeção
mista para redução de partículas com tecnologia FSI acontece, diretamente nas
câmaras de combustão e indiretamente no coletor de entrada. Os comandos de
válvulas de admissão e exaustão podem ser ajustados para 50 ou 40 graus. O
atrito é reduzido na corrente de transmissão, anéis de pistões e comandos de
válvulas. O radiador de óleo, bomba d'água e virabrequim também foram
aperfeiçoados.
A nova transmissão Tiptronic de oito velocidades foi
projetada como uma transmissão clássica com conversor de torque, fazendo trocas
suaves, rápidas e espontâneas. O alto número de marchas permite manter o motor
em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto a alta relação de 7.1:1
cria uma marcha mais alta para diminuir a rotação e o consumo na estrada. Por
outro lado, as marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.
Fonte: Departamento
de Comunicação Audi do Brasil
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