Mais uma novidade promete ser
sucesso no mercado brasileiro, que ganha uma nova opção no segmento trail de
baixa cilindrada: trata-se da Honda XRE 190, modelo que passa a ser a porta de
entrada para os fãs da linha XRE, consagrada no País pela versão com
motorização de 300 cm³. A nova integrante chega este mês à rede de
concessionárias Honda como uma alternativa para consumidores que têm na versão
de 300 cc um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram também por um
modelo mais econômico, fácil de pilotar, com design moderno e versátil. E ainda
com mais uma grande vantagem, exclusiva da marca: a garantia de três anos, com
troca de óleo gratuita em sete revisões.
Com a nova XRE 190 a Honda passa a
oferecer aos consumidores um modelo inspirado na XRE 300, que vem complementar
o lineup da Honda como uma nova opção para os motociclistas mais experientes,
mas com uma proposta racional e mais acessível. Entre algumas das principais
novidades da nova integrante da família XRE está o novo motor de 190 cm³; o
design moderno e diferenciado, além do sistema de freios com ABS
(antitravamento) de apenas um canal, tecnologia que mantém total eficiência e
segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de
manutenção e baixo custo.
A nova Honda XRE 190 concilia o
espírito aventureiro de suas linhas modernas e conceito de trail urbano a um
estilo marcante e design imponente. Características como agilidade,
versatilidade e ótima relação custo-benefício atendem perfeitamente as necessidades
de proprietários de motocicletas de menor cilindrada, que buscam sofisticação e
diferenciação e ainda desejam fazer up grade de categoria.
Entre seus principais atributos,
destaque para o escapamento elevado, pneus para uso misto, além de para-lamas curto,
com um conjunto de carenagens de linhas anguladas, modernas e imponentes. O
conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que
oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa
visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores
independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao
bagageiro em nylon de alta resistência.
O painel de instrumentos é
totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro,
velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o
funcionamento do modelo. O assento largo em dois níveis oferece total conforto
para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas trilhas
no fora-de-estrada. O tanque de combustível conta com capacidade para 13,5
litros (3,1litros de reserva) e tampa com desenho diferenciado e estilo
esportivo.
Com características dos modelos
aventureiros da categoria on/off-road, a nova XRE 190 traz em sua ciclística e
mecânica um conjunto eficiente com o máximo em performance, conforto e
segurança. Seu projeto foi concebido de forma a oferecer ao mercado um modelo
de conceito trail urbano, ideal para as cidades brasileiras, com um desempenho
superior em seu segmento.
Seguindo este principio a Honda
desenvolveu um motor inédito e exclusivo, com ótima economia e respostas em
qualquer rotação. Trata-se de um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC (Over Head
Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI.
Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de
1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m
a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.
O sistema de partida é elétrico e o
câmbio de cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente. As
tampas laterais do motor tem acabamento na cor grafite, inspiradas nos modelos
de maior cilindrada. A nova Honda XRE 190 já está totalmente em conformidade
com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por
motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano.
Na ciclística, a XRE 190 traz
chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, com ótimas
respostas para o equilíbrio dinâmico. Outro ponto que privilegia a pilotagem é
o baixo peso de todo o conjunto (127kg); além da altura do assento (836mm),
menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto
permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga
principalmente em longos percursos.
A suspensão traseira monoamortecida
com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável e que proporciona
pilotagem com ótima absorção de impactos em qualquer tipo de terreno. Na frente
um garfo telescópico de longo curso de 160 mm assegura mais conforto de forma
segura e eficiente.
Um detalhe que trouxe um ar
diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê,
mais sofisticado neste tipo de acabamento e categoria. Nelas estão calçadas
ainda pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P
(dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro).
Os freios possuem sistema
antitravamento (ABS) com discos na dianteira (240 mm) e traseira (220 mm), para
maior segurança e grande eficiência. Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190
será oferecida em versão única com freios ABS (antitravamento), nas cores verde
metálico, preto metálico e vermelho metálico e preço público sugerido de R$
13.300,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete
e seguro. Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE
190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete
revisões.
Fonte: Imprensa Honda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.