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Texto: Antônio Meira Jr e
Gustavo Acioli. Fotos: Eugeniusz Kowalski
Após percorrer 11.230 km e cruzar
sete diferentes países da América do Sul, a Oroch Expedition chegou ao fim ao
atingir a cidade de Bogotá, na Colômbia. A aventura começou na fábrica da
Renault em São José dos Pinhais (PR), onde três jornalistas receberam duas SUP
(Sport Utility Pick-Up) Duster Oroch, modelo inovador que inaugurou um segmento
entre as picapes pequenas e médias no Brasil e na Argentina. Depois do Brasil a
picape passou pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador e, finalmente,
Colômbia.
A Oroch Expedition mostrou toda a
robustez e versatilidade da picape Duster Oroch. Nas redes sociais da Renault
houve um excelente acompanhamento: os 10 posts no Facebook renderam mais de
990.000 curtidas e 2.500 compartilhamentos. A Expedição também pôde ser
acompanhada pelo Instagram e pelo Twitter, que tiveram mais de 4.100
interações. Os jornalistas Antonio Meira Jr. e Gustavo Acioli, além do
fotógrafo Eugeniusz Kowalski, registraram todos os detalhes da aventura em um
diário de bordo no site da Renault
(https://www.renault.com.br/universo-renault/eventos/duster-oroch-expedition.html).
Durante a jornada, a Duster Oroch
enfrentou temperaturas extremas. A menor foi de apenas 1 grau na região de
Flores Cunha, no Rio Grande do Sul. As maiores beiraram os 40 graus, na
fronteira do Equador com a Colômbia. A expedição passou por paisagens variadas
e duas estações do ano, já que cruzou a linha do Equador. No Chile, as picapes
ultrapassaram os 4 mil metros de altitude ao cruzar a Cordilheira dos Andes em
meio a neve. Algumas horas depois, chegaram ao litoral chileno com praias, sol
e calor. Os aventureiros cruzaram desertos de pedra, areia e de sal, além de
enfrentarem terremotos no Equador. Na Colômbia enfrentaram florestas tropicais.
As duas picapes se saíram bem em
todas as condições enfrentadas. Durante todo o trajeto o único contratempo foi
um farol de neblina queimado, na Argentina. O consumo médio, apesar de todas as
situações extremas enfrentadas, foi de ótimos 9,7 km/l.
A expedição destacou toda a
robustez e versatilidade da SUP (Sport Utility Pick-Up) Duster Oroch, que traz
entre os seus diferenciais a suspensão traseira multilink – muito útil para
encarar os diversos tipos de terrenos durante a expedição garantindo o máximo
de conforto para os passageiros e dirigibilidade seja com a caçamba vazia ou
carregada. Ao final da jornada, os aventureiros elogiaram o conforto, espaço
interno, versatilidade e, claro, a robustez da picape. Eles também ficaram
impressionados com a curiosidade das pessoas em relação ao picape ao longo da
jornada. Nos 30 dias de viagem foram muitos curiosos com a picape Renault.
Visita à quatro fábricas da Renault na América do Sul
A expedição também ressaltou a
integração da Renault na América do Sul, região onde a Renault tem muita
tradição. A jornada passou pelas quatro fábricas da Renault no continente:
Complexo Ayrton Senna (Brasil), Santa Isabel (Argentina), Los Andes (Chile) e
Sofasa (Colômbia).
A largada da Oroch Expedition
aconteceu na fábrica de São José dos Pinhais no dia 26/04, onde a picape é
fabricada e exportada para a Colômbia e Argentina. Durante a visita ao complexo
fabril da Renault, os aventureiros puderam conversar com engenheiros que
participaram do desenvolvimento da picapee conhecer de perto o show car Duster
Oroch, uma interpretação da marca de uma picape derivada de um SUV (Sport
Utility Vehicle) que foi concebido pelo Renault Design América Latina (RDAL) e
mostrado pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014.
A expedição seguiu pelo Uruguai e
chegou à Argentina, onde os três jornalistas foram recebidos pelos engenheiros
que também trabalharam no projeto U79, nome interno da picape Duster Oroch. Em
Santa Isabel, visitaram a RTAL (Renault Tchnology America) e visitaram a
localidade chamada El Condor Capino, onde a picape passou por teste de
resistência à época do lançamento, em setembro de 2015. As vendas da Oroch na
Argentina começaram apenas uma semana antes da visita da expedição ao país.
No Chile, a Oroch Expedition faz
mais um ‘pit stop’ na fábrica de Los Andes, onde são produzidos os câmbios de
diversos modelos da Renault, entre eles os da própria Duster Oroch. Os
colaboradores da fábrica chilena puderam ver a Oroch pessoalmente pela primeira
vez, graças à Expedição. Na Colômbia, a expedição foi recebida por dezenas de colaboradores
na tradicional fábrica da Sofasa, onde são produzidos alguns carros como o
Clio, Sandero e o Duster. A expedição encerrou em um concessionário de Bogotá
no último dia 25/05.
ÚLTIMO DIÁRIO DE BORDO
Colômbia: fim da jornada
Depois de quase quatro semanas
viajando, percorrendo algumas das mais incríveis paisagens do continente americano,
a Oroch Expedition vai chegando ao fim. Como planejado, a expedição superou os
onze mil quilômetros: indo de Curitiba, Brasil, até Bogotá, capital colombiana.
Teve ainda um pit stop na
interessante Medellín, cidade famosa no passado por ser sede das operações do
traficante Pablo Escobar. Hoje, Medellín é uma pulsante metrópole regional, com
aproximadamente dois milhões de habitantes e um copiado sistema de mobilidade
urbana, com metrô, corredores exclusivos de ônibus e uma complexa rede de teleféricos
interligados ao sistema público de transporte urbano.
Em Medellín também está a Sofasa,
fábrica de veículos da Renault no país. Na unidade são montados carros como o
Sandero, o Logan e o Duster. A Oroch Expedition foi recebida na fábrica com
toda a pompa e carinho. Teve até linha de chegada e mimos para a equipe. Tanto
na Sofasa, quanto na Cormecánica (Chile) e na fábrica Santa Isabel (na
Argentina) o carinho das equipes foi um bom alento para amenizar a saudade de
casa. Na fábrica, também foi momento de responder diversas perguntas sobre o
desempenho das Oroch. Todo mundo muito curioso.
Não gastamos muito portunhol com
isso, afinal não tivemos sequer um problema mecânico, nem mesmo pneu furado.
Tudo caminhou perfeitamente bem. Motor 2.0 fez bonito subindo a Cordilheira dos
Andes, suspensão funcionou além das expectativas, freios idem, dirigibilidade
também... E assim foi.
Na volta à estrada, os últimos 450
quilômetros foram de muita subida, tráfego pesado, belas paisagens e algumas
doses de paciência extra dos motoristas: menos da metade do trajeto entre
Medellín e Bogotá é feito em pistas duplicadas. Já viu, né? Nada que a gente já
não tenha encarado. Não podemos deixar de dizer que a Oroch é uma picape com
boa ergonomia, onde o motorista fica bem acomodado para encarar trechos longos.
A chegada em Bogotá revela uma
gigantesca mancha urbana, um pouco maior que Lima, até então a maior cidade que
tínhamos passado. A capital colombiana é uma cidade bem espalhada, com
construções baixas e trânsito pesado de carros.
Fonte: Sala de Imprensa | Renault do Brasil
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