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O Chevrolet Spin chega à linha 2017 com relevantes novidades
mecânicas e tecnológicas que deixam o monovolume da Chevrolet mais econômico,
ágil e prazeroso de dirigir.
A principal inovação fica por conta da grade ativa do
radiador (Active Grille Shutters). O sistema abre e fecha automaticamente a
grade frontal de acordo com as condições de velocidade do veículo e necessidade
de refrigeração do motor. Quando fechada, há redução do arrasto do ar e melhor
aerodinâmica.
Outra novidade é o motor 1.8 da geração ECO, que entrega
mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isso se traduz em
acelerações e retomadas mais ágeis. Já a nova transmissão manual de seis
marchas também traz benefícios, como a redução do nível de ruído em altas
velocidades.
Para quem busca mais praticidade, há ainda opção de
transmissão automática, que ganhou funcionamento mais suave e linear nas trocas
de marcha.
O Spin 2017 incorpora outras evoluções trazidas pelo sistema
ECO da Chevrolet, entre eles os novos freios e rolamentos, o novo conjunto de
arrefecimento e o uso de materiais mais nobres para redução de peso.
Com isso, o Spin se consagra como o automóvel de passeio de
até 7 lugares mais econômico do mercado brasileiro, segundo dados do Inmetro.
Para famílias que apreciam conectividade, há inovações
interessantes. O Spin passa a trazer o sistema OnStar com opção de navegação
por setas projetada na tela do multimídia MyLink e aplicativo para smartphone
com dispositivo de diagnóstico – informa a pressão de cada um dos pneus e a
quilometragem total percorrida pelo automóvel.
O painel com velocímetro digital soma bússola, indicador de
mudança de marchas e alerta de baixa pressão dos pneus. Ar-condicionado,
computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, volante com controle
das funções do rádio e telefone, acionamento das travas e vidros por controle
remoto e terceira fileira de bancos são alguns dos itens disponíveis para o
carro.
Além das versões LT, LTZ e Activ, o Spin traz para a linha
2017 as configurações LS, de entrada, e a intermediária Advantage, esta
desenvolvida para clientes que buscam um monovolume com transmissão automática,
bom pacote de itens de série, mas em um acabamento exclusivo com preço mais
acessível.
O modelo da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores
para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. Elas
se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Branco
Vintage e ao Prata Switchblade. A garantia do veículo é de três anos.
Referência em aproveitamento do espaço interno, o Spin 2017
começa a chegar às concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de
agosto.
Inédito entre os carros de produção nacional, a grade ativa
do radiador do Spin faz parte do sistema ECO da Chevrolet e tem como principal
objetivo reduzir o arrasto aerodinâmico através do controle de abertura e
fechamento das aletas, restringindo assim a entrada de ar para o compartimento
do motor quando não demandado pelo sistema de arrefecimento ou pelo ar
condicionado do veículo.
O sistema é composto por uma estrutura externa que abriga
palhetas transversais, enquanto a abertura e o fechamento do sistema é feito de
forma automática através de comandos da central eletrônica do veículo.
Para chegar a este índice, o modelo trocou também o motor
1.8 EconoFlex pelo 1.8 SPE/4 ECO, de nova geração, que desenvolve até 111
cavalos de potência e 17,7 mkgf de força com etanol. Já o pico de torque agora
é atingido a apenas 2.600 rpm, exatamente 600 rpm antes do que o modelo
anterior.
Com isso, o motorista sente o carro responder mais
prontamente ao comando do acelerador tanto em acelerações como em retomada de
velocidade (ultrapassagens), o que reflete em mais segurança.
Além de mais ágil, o Spin agora é capaz de rodar com um
litro gasolina até 13,7 quilômetros na estrada e 11,8 quilômetros na cidade,
conforme padrão do Inmetro. Com etanol, são 9,4 quilômetros e 8,1 quilômetros,
respectivamente.
A transmissão é de nova geração. A manual passa a ser de
seis velocidades, com uma marcha extra para ajudar a poupar combustível e
melhorar o silêncio a bordo, principalmente em ritmo de cruzeiro.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica,
o monovolume incorpora um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento.
Um ícone indica o momento oportuno para as trocas.
A transmissão automática continua sendo de seis marchas, no
entanto, ganhou comportamento mais suave, mesmo no modo Active Select, que
permite fazer as trocas manualmente por meio de teclas na alavanca do câmbio.
Assim como a família do Onix, do Prisma e do Cobalt, a do
Spin também adota na linha 2017 o sistema ECO, que consiste em um conjunto de
tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência
energética.
De respostas mais precisas e diretas, o sistema elétrico é
mais eficiente por não “roubar” potência do motor e por filtrar melhor as
vibrações em pisos irregulares.
Este sistema de direção do Spin foi configurado para que o
volante seja extremamente leve em manobras de estacionamento e mais firme e
interativo em altas velocidades.
O Spin caracteriza-se também pela posição elevada e
confortável de guiar, com ajustes de altura do banco do motorista, do volante e
até do cinto de segurança.
Outra novidade está na recalibração das molas, amortecedores
e batente da suspensão. O conjunto recebeu novos cubo de roda e barra
estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo. Com esse ajuste, o motorista irá
sentir um salto de conforto no comportamento dinâmico do veículo.
Ressalta-se ainda o bom posicionamento dos comandos do
painel, os diversos porta-objetos, a grande área envidraçada e a capacidade do
veículo transpor obstáculos urbanos –a distância de até 138 mm em relação ao
solo assemelha a de SUVs compactos.
Além da nova versão LS, de entrada, a linha 2017 do Spin
reedita a versão Advantage, conhecida por sua boa relação custo-benefício, mas
que agora traz a comodidade da transmissão automática. O carro se destaca pelo
bom conteúdo, acabamentos exclusivos e preço mais acessível.
O Spin vem completo de série desde a nova configuração LS,
reunindo itens valorizados pelo consumidor, como como ar-condicionado, quadro
de instrumentos com velocímetro digital, painel em dois tons, freios ABS com EBD
(distribuição da força de frenagem), airbag duplo, alarme e conjunto elétrico
de vidros e travas com acionamento por controle remoto, além de faróis com
máscara negra e adesivo de coluna.
Neste modelo, há OnStar com o pacote Safe, que inclui
serviço de recuperação veicular e aplicativo para smartphone com a função
diagnóstico, por exemplo. Quadro de instrumentos com bússola, indicador de
mudança de marchas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de
sistema ECO com direção elétrica, câmbio manual de seis marchas e grade ativa
do radiador completam a lista de novidades.
A versão LT soma rodas de liga aro 15, volante
multifuncional com revestimento premium, sistema multimídia MyLink, rack de
teto e retrovisor com botões OnStar. O dispositivo permite contato com os
serviços de emergência do pacote Protect, entre eles o de notificação
automática em caso de acidente e a transferência de ligação para o Chevrolet
Road Service em caso de pane elétrica ou mecânica.
O modelo Advantage traz ainda espelhos retrovisores externos
com ajuste elétrico, acabamento de peças da carroceria em preto brilhante,
rodas de liga escurecidas, lanternas fumê, faróis de neblina, computador de
bordo, luzes individuais de leitura, cobertura do porta-malas, sensor de estacionamento
traseiro, transmissão automática e controlador de velocidade de cruzeiro.
A configuração LTZ acrescenta terceira fileira de bancos,
capa dos retrovisores externos na cor do veículo, faróis com superfície interna
escurecida “Dark Chrome”, maçanetas internas cromadas e rodas com desenho
exclusivo. Nesta configuração, o OnStar vem com o pacote completo (Exclusive),
com serviços também de concierge e o de navegação. O LTZ tem opção de
transmissão manual ou automática.
Completa a família o Spin Activ, que traz visual
aventureiro. O modelo se diferencia pelos para-choques preto com apliques
prateados na parte inferior, molduras nos para-lamas, saias laterais, adesivos
na soleira das portas, estepe na tampa traseira, porta-objetos no assoalho do
porta-malas, lanternas escurecidas, rodas de alumínio aro 16, bancos com
revestimentos em tecido especial e painel com acabamento exclusivo. Só há opção
de transmissão automática para o Activ.
Todos os modelos, no entanto, têm à disposição uma extensa
lista de acessórios, como suporte para tablet no dorso do encosto de cabeça,
ideal para entreter as crianças em longas viagens.
A relação segue com a câmera de ré compatível com o sistema
multimídia Chevrolet MyLink.
Igualmente disponível na rede de concessionárias da marca,
há o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito. Ao
engatar a marcha ré, o espelho incline-se para baixo, facilitando manobras de
estacionamento.
Preços: Spin 2017
Spin 1.8 LS – R$ 57.990
Spin 1.8 LT
– R$ 61.490
Spin 1.8 Advantage Automático – R$ 66.690
Spin 1.8 Activ Automático – R$ 69.990
Spin 1.8 LTZ – R$ 67.990
Spin 1.8 LTZ Automático – R$ 71.990
Fonte: GM do
Brasil
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