VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A FPT Industrial, líder mundial de mercado no
desenvolvimento de motores GNV, amplia seu portfólio de produtos movidos a
gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV. O propulsor é a grande novidade da marca
durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover,
Alemanha. Trata-se da mais recente
tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões
próximas de zero e que será disponibilizada ao mercado latino-americano a
partir do evento.
O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível
alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão
automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a
nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias como: capacidade para
funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido
graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a
diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais
silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.
Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na
América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial
para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir
o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o
continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em
países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.
Sob o slogan “Naturalmente Poderoso”, o Cursor 9 GNV chama a
atenção por garantir equivalência em torque e potência à sua versão diesel com
potências de 300 a 400 cavalos, sempre @ 2000 rpm, e torques de 1.300 a 1.700
Nm @ 1.200 rpm. O motor de seis cilindros e 24 válvulas (quatro por cilindro)
pode ser abastecido com gás natural comprimido (GNV) ou gás liquefeito de
petróleo (GLP). Em comparação com o diesel, as emissões de CO2 de veículos
movidos a gás natural são significativamente menores. O novo motor GNV pode ser
instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4x2,
6x2 e 8x2 ou em ônibus.
O Cursor 9 GNV é a solução ideal para aplicações pesadas,
coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de
CO2. Pode equipar veículos comerciais
leves, médios e pesados, ônibus urbanos convencionais e BRT’s.
O motor dispensa o uso do componente EGR para recirculação
de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto,
utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo
de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos. Além
disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que
permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores.
A FPT Industrial atingiu neste ano a marca de 30 mil motores
GNV vendidos ao longo de décadas de experiência no desenvolvimento de novas
tecnologias em motores. Pioneira neste tipo de tecnologia, a fabricante possui
amplo portfólio para operações com GNV,
que inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de
136 a 400 cv. Todos aplicáveis em
veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de
ônibus urbanos e máquinas agrícolas.
Fonte: Imprensa FPT
Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.