VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O prazer ao volante, característica da MINI, acaba de galgar
um novo patamar, mais fascinante e sustentável. O MINI Cooper S E Countryman
ALL4 é o primeiro modelo da marca premium britânica dotado de um sistema
híbrido de motorização capaz de oferecer uma opção de mobilidade puramente
elétrica e, portanto, livre de emissões, além de proporcionar agilidade
esportiva e versatilidade extraordinária, típicos de um automóvel MINI. Este
conjunto, formado por um motor de 3 cilindros, a gasolina, associado a um motor
elétrico, está apto a oferecer uma propulsão eficiente. Juntos, eles geram uma
potência total de 165 kw / 224 cv. Impressiona o fato de o sistema alcançar
média de consumo de combustível de 47,6 km/l e emissões de CO2 de 49 gramas por
quilômetro - seguindo normas europeias de emissões para veículos híbridos.
Dessa forma, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 é o veículo perfeito para
residentes em áreas urbanas e que desejam desfrutar dos benefícios da
mobilidade puramente elétrica, principalmente em trajetos entre a residência e
o local de trabalho, percorridos diariamente, por exemplo, enquanto desfrutam
também de percursos com maior necessidade de autonomia durante os fins de
semana.
O MINI Cooper S E Countryman ALL4 combina o conceito de
amplo espaço e sustentabilidade, por ser o maior integrante da nova geração da
gama MINI, com a tecnologia sustentável eDrive BMW Group, além de um sistema de
tração integral (all-wheel-drive) eletrificada. As rodas dianteiras são
movimentadas por um motor a combustão, e as traseiras, pelo motor elétrico. O
MINI Cooper S E Countryman ALL4 é capaz de rodar em modo elétrico, não apenas
em tráfego urbano, mas muito além, inclusive a velocidades de até 125 km/h, com
uma autonomia de 40 quilômetros. Em ambos os modos, a combustão e elétrico, o
MINI Cooper S E Countryman ALL4 garante prazer na condução seja sobre o asfalto
ou longe dele.
Experiência e variedade de modelos vêm dando papel de
liderança ao BMW Group na área da mobilidade elétrica. E a MINI foi uma das
pioneiras neste aspecto. Em 2008, a MINI apresentou o primeiro automóvel
eletricamente motorizado do BMW Group. O veículo foi testado por usuários
particulares em percursos de tráfego diário, como parte de um experimento de
campo em grande escala. Mais de 600 unidades deste protótipo baseado no MINI
Cooper foram utilizados para fins de teste prático ao redor do mundo. Este
projeto permitiu obter uma série de informações com relação ao uso de veículos
de propulsão elétrica e que posteriormente foram incorporados ao
desenvolvimento do BMW i3.
O sistema híbrido plug-in do MINI Cooper S E Contryman ALL4
combina o melhor de dois mundos. Debaixo do capô reside um motor a gasolina de
3 cilindros, com tecnologia MINI TwinPower Turbo pertencente à última geração
de motores do BMW Group. Com uma capacidade cúbica de 1,5 litros, ele é capaz
de entregar 100 kw / 136 cv e um torque máximo de 220 Nm, disponível já a
partir de 1.250 rpm. No novo MINI Cooper S E Countryman ALL4, o motor a
combustão está associado a uma versão modificada do câmbio Steptronic, de seis
marchas.
A segunda unidade de força do MINI S E Countryman ALL4 é um
motor elétrico alojado embaixo do porta-malas. Concebido seguindo o princípio
de um motor híbrido sincronizado, a propulsão elétrica oferece uma potência de
65 kw / 88 cv e um torque de 165 Nm, disponível desde o princípio. Além disso,
este conjunto motriz entrega força constante – mesmo em altas rotações – assim
como altos níveis de eficiência.
A bateria de íon-lítio está posicionada à frente do motor
elétrico, embaixo do banco traseiro. Ela é formada por cinco módulos, cada um
composto por 16 células de bateria e, assim como o motor, a bateria é produzida
na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o centro de competência do
grupo para a tecnologia eDrive. A bateria de alta tensão tem capacidade de 7,6
kWh. Com a ajuda de um Wallbox com uma capacidade de carga de 3,6 kW, as
baterias podem ser totalmente carregadas em 2h15. Em uma tomada caseira comum,
o carregamento leva 3h15.
O sistema de gestão inteligente de energia controlada pelo
gerenciamento eletrônico de potência do módulo híbrido plug-in garante que a
interação entre o motor a combustão e o elétrico seja otimizada para ambos com
o objetivo de proporcionar uma condução prazerosa e eficiente em quaisquer
situações. Usando apenas o motor elétrico, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 é
capaz de fornecer conforto de condução livre de emissões em diversas situações
de trânsito diário. No caso de uma aceleração mais intensa, o motor elétrico dá
suporte ao motor a combustão por meio da função Boost. A potência total é de
165 kw/ 224 cv e o torque atinge 385 Nm proporcionando acelerações mais
dinâmicas. O MINI Cooper S E Countryman ALL4 acelera de 0 a 100 km/h em 6,9
segundos.
Apenas um dos motores é utilizado com o veículo em
movimento, enquanto o outro pode ser ativado adicionalmente a qualquer momento
para otimizar a tração, a estabilidade e a agilidade. Para que isto ocorra, a
unidade de Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) analisa constantemente as
diversas condições do piso e os comandos de quem está ao volante. "O
resultado é um sistema de tração integral inteligente que assegura a
dirigibilidade perfeita a todo o momento e em todas as superfícies do
piso", explica Uwe Seitz, o gerente de projeto do MINI Cooper S E
Countryman All4. A interação precisamente gerenciada e controlada, conquistada
com a tração nas rodas dianteiras, feita pelo motor a combustão e traseira pelo
motor elétrico, segue o mesmo princípio aplicado ao BMW i8, apenas ao
contrário. É uma característica vital para que este seja um fascinante veículo
esportivo híbrido plug-in.
O motorista também pode usar a opção de condução eDrive ao
escolher entre três modos de condução.
AUTO eDrive – Exclusivamente elétrica, com velocidade máxima
de 80 km/h. Neste caso, o motor a combustão é acionado em velocidades mais
elevadas, em particular ao acelerar repentinamente ou quando a carga da bateria
cai abaixo de 7%.
MAX eDrive – Exclusivamente elétrica, a velocidades de até
125 km/h. Neste caso, o motor é acionado a velocidades mais altas ou em
kickdown (quando se pisa no acelerador até o final do pedal).
Economia de bateria – Quando o veículo é movido pelo motor a
combustão, a carga da bateria é mantida acima de 90% ou chega a este nível com
a ajuda do motor elétrico.
Caso o MINI Cooper S E Countryman ALL4 seja equipado com um
sistema de navegação e o dispositivo de orientação de rota esteja ativado, a
gestão de energia calcula de forma antecipada e informa ao condutor quais
trechos do percurso devem ser feitos apenas no modo elétrico. Levando-se em
conta os dados de navegação, a estratégia de funcionamento do sistema híbrido
está orientada, de acordo com a capacidade de carga remanescente das baterias,
a alcançar o máximo de seu rendimento.
Fonte: MINI
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.