VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Priscila Alves
Com o slogan “Nós acreditamos
no Brasil”, a MAN Latin América anunciou o novo ciclo de investimentos para o
país, que também é o maior de sua história.O
entusiasmo e a visão otimista na recuperação do mercado se refletem no valor do
investimento, que chegará a 1,5 bilhão de reais. Segundo Roberto Cortes, presidente da MAN
Latin America, não há motivos para duvidar do potencial econômico do Brasil,
uma vez que, mesmo com três anos consecutivos de crise, o país ainda se mantem
entre os 10 maiores mercados de caminhão e entre os 5 maiores produtores de
caminhões ‘Worker’ do mundo. No entanto, as medidas para a retomada do
crescimento e confiança do mercado devem ser tomadas imediatamente.
Andreas
Renschler, CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, ainda complementou a
visão do grupo: “Mais uma vez, acreditamos na força da economia brasileira e na
importância dos mercados emergentes em nossa estratégia de nos tornarmos
líderes globais em caminhões e ônibus.”
O novo
ciclo de investimento, que começará a ser aplicado no ano que vem e se estenderá
até o ano de 2021, foi oficializado junto ao atual presidente Michel Temer e
outras autoridades do Governo Federal por Roberto Cortes e Andreas Renschler.
Os recursos serão voltados para
a criação de novos produtos direcionados a países emergentes, atualização das
linhas de montagem em sua fábrica inovações e ampliações nos serviços de
digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado
internacional.
A MAN
Latin America ainda está comemorando duas datas importantes, os trinta e cinco
anos presentes no mercado brasileiro e os vinte anos da instalação da fábrica
em Resende, região serrana do Rio de Janeiro.
“Nosso quinto anúncio consecutivo de investimentos coincide com duas importantes comemorações: os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e os 20 anos da fábrica de Resende, onde mantemos o inovador processo produtivo do Consórcio Modular com sete empresas parceiras. Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”, afirma Roberto Cortes.
Trinta e cinco anos de grande sucesso
Da chegada dos primeiros modelos de caminhões VW 11.130 e VW 13.130 ao anúncio de seu quinto ciclo de investimentos, a MAN Latin America soma 35 anos de uma história com grande sucesso. Ao longo desse tempo, mais de 870 mil caminhões e ônibus foram produzidos nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Resende (RJ). E a linha de produção de motores MAN D08 instalada na MWM em São Paulo se aproxima das 100 mil unidades.
A linha de produtos mais longeva e com maior volume é a dos caminhões Worker, com quase 430 mil unidades desde suas primeiras versões. Os produtos Constellation, lançados em 2006, já ultrapassam 200 mil veículos. A família de ônibus Volksbus acumula 137 mil chassis, e os caminhões leves Delivery se aproximam das 100 mil unidades.
O mais recente lançamento de uma linha completa de produtos da MAN Latin America ocorreu em 2012, com a apresentação da linha de cavalos mecânicos MAN TGX: mais de 4 mil cavalos mecânicos da marca bávara já passaram pela linha de montagem de Resende. Ao todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a frotistas e transportadores autônomos.
Além da fábrica de Resende, desde 2004 a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.
Duas décadas do Consórcio Modular
A fábrica de Resende está celebrando duas décadas de sucesso, com mais de 730 mil veículos ali produzidos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de Consórcio Modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados.
“O grande desafio inicial foi fazer com que os parceiros acreditassem numa ideia revolucionária, que requeria uma participação ativa, investimentos e dedicação para a construção de um novo modelo de negócio e produção. Desde o início da nossa história, desenvolvemos produtos sob medida para atender a novos segmentos e nichos de mercado. Acompanhamos continuamente as necessidades dos nossos clientes, e o Consórcio Modular traz maior flexibilidade e eficiência a esse atendimento”, comenta Roberto Cortes.
Um novo caminhão ou chassi de ônibus pode sair pronto da linha de montagem a cada três minutos, após percorrer o percurso de produção. Esse ritmo é ditado pela demanda de mercado, ordem de pedidos dos clientes e escalonamento de veículos de alta e média complexidade feitos em uma mesma linha.
A empresa parceira Maxion entrega o chassi já numerado e com todos os seus subconjuntos prontos. A Meritor é responsável pela montagem do conjunto de suspensões e eixos, seguida pela Remon, que cuida das rodas e pneus. A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores, e monta conjuntos de transmissão e embreagem.
A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese realiza os trabalhos de preparação de superfície e pintura. E finalmente a Continental instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine.
O foco da MAN Latin America é na satisfação do cliente final. Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança, a conformidade com os padrões da marca e acabamento. Uma rede de concessionários e importadores com 342 pontos espalhados por dois continentes faz a distribuição mundial de seus produtos.
Ciclos de investimento da MAN Latin America
1994-1999: construção da fábrica de Resende, lançamento de novos produtos
2000-2005: desenvolvimento dos caminhões Delivery e Constellation
2006-2011: lançamento dos caminhões MAN e tecnologia de emissões Euro 5
2012-2016: desenvolvimento de novos produtos, investimentos em manufatura
2017-2021: novos produtos e serviços, expansão internacional da marca VWCO
A empresa em números
35 anos de operações mundiais
20 anos da planta de Resende
13 anos consecutivos de liderança no mercado brasileiro de caminhões
12 anos de operações no México
11 anos de operações e sinergias na África do Sul
Resende em números
1 milhão de metros quadrados de área total
148 mil metros quadrados de área construída
100 mil metros quadrados no parque de fornecedores
50 mil metros quadrados no centro logístico
*Viagem a convite da MAN Latin América
Fonte: MAN Latin America – Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.