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Neste domingo (12), o Autódromo de Interlagos, em São Paulo
(SP), será palco de uma das provas mais tradicionais do esporte a motor
brasileiro. As ‘500 Milhas de Motovelocidade’ chegam à sua 20ª edição e
prometem repetir grandes disputas no circuito mais famoso do país. Em uma
corrida com aproximadamente seis horas de duração, os pilotos precisarão
mostrar consistência, muita habilidade e, principalmente, excelente trabalho em
equipe. Uma das características principais desta prova é o revezamento dos
competidores. Ou seja, cada time pode ter entre dois a quatro pilotos que
alternam o comando de uma única moto. Assim, o trabalho eficiente nos boxes,
tanto na passagem quanto na manutenção da parte mecânica, é fundamental para as
equipes que desejam entrar forte na disputa pelo título.
Criada em 1970, as ‘500 Milhas’ já superaram quatro décadas
de existência e chegam a seu momento de maior regularidade após um período de
interrupção nos anos de 1990. A prova voltou a ser realizada em 2009 e desde
então vem sendo disputada anualmente. Muitos pilotos já completaram a
extenuante corrida e ergueram o merecido troféu. Nos anos setenta, a dupla
japonesa Akiusu Motoashi e Hirowuki Kawasaki venceu por duas vezes. Em 1985 foi
a vez dos irmãos Santo e Cecílio Feltrin conquistarem o título. Na era mais
recente, Alan Douglas se tornou o grande nome das ‘500 Milhas de
Motovelocidade’. O piloto paulistano ganhou destaque ao vencer as últimas
quatro edições de forma consecutiva e se tornar, ao lado de Alessandro Brieda ‘Doca’,
tetracampeão.
Recentemente aposentado das pistas, Alan Douglas destaca
dois pontos importantes para que um time seja um forte concorrente nas ‘500
Milhas’: trabalho em equipe e sintonia entre os pilotos. “É fundamental ter um
bom trabalho de equipe nos boxes, como nos momentos de abastecimento e troca de
pneus. Lógico que não se ganha corrida nos boxes, mas um erro pode colocar tudo
a perder. E dentro da pista, os pilotos precisam estar em sintonia para
entender que é preciso ser rápido, mas também economizar equipamentos. A equipe
que conseguir manter um ritmo entre 1m41s a 1m48s por volta será a vencedora
desta temporada”, prevê o tetracampeão.
A briga pelo título deste ano das ‘500 Milhas’ promete ser
acirrada e diversas equipes entram no páreo para garantir o lugar mais alto no
pódio. Entre elas está a Tecfil Racing Team. O time é liderado pelo atual
vice-campeão Brasileiro da SuperBike, Danilo Lewis, que tem ao seu lado os
companheiros Cesar Barros – irmão de Alex Barros, o maior nome da motovelocidade
brasileira –, Marcio Bortolini e Diego Viveiros.
“Estou muito contente de fazer parte da Tecfil. Temos quatro
pilotos muito bons e uma equipe fantástica. Nós vamos pra cima e estamos
confiantes em conseguir um bom resultado”, revela Diego Viveiros, piloto que
detém o título Brasileiro da categoria SuperSport Pro Amador. Apesar disso,
para ele, a meta de alcançar o título não será nada fácil. Viveiros destaca que
será preciso ter um grande afino no trabalho em equipe, além de muita
resistência física para manter o ritmo constante ao longo de quase 50 voltas na
pista.
Já na avaliação de Marcio Bortolini – piloto paranaense
destaque na temporada 2016 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade –, a
equipe Tecfil está preparada e entra de forma bastante consistente na disputa.
“Temos consciência de que o nosso time é rápido e pode sair
da prova com uma vitória. Porém, para alcançarmos esse tão sonhado e restrito
espaço de ‘Campeões das 500 Milhas’, sabemos que temos de trabalhar duro e
sermos impecáveis dentro e fora da pista, principalmente nos abastecimentos,
transições de pilotos e troca de pneus”, pontua Bortolini.
Já outra esperança de vitória vem da região paulista do
Grande ABCD. A Misano Racing Team, time comandado por Daniel Toloni, participa
desta edição com duas motos. O plantel principal conta com o próprio Toloni e
seus companheiros James Michael, Maurício Paludete e Rodrigo Cabeça. No
segundo, a motocicleta será compartilhada entre os pilotos Sergio Hidani, José
Cunha e Ricardo Seiji Hayashi.
Para alcançar a vitória, a Misano tem como estratégia
principal manter um ritmo cadenciado na pista, porém, não tão rápido para assim
evitar desgaste excessivo dos equipamentos. Esta tática é resultado da
experiência da equipe na prova. O time já participou por três vezes das ‘500
Milhas’ e obteve dois terceiros e um quarto lugares. Para seguir este
planejamento, segundo Toloni, a parte física dos competidores precisa estar em
dia. “O mais importante é o piloto ter um bom condicionamento. Do contrário,
depois de algum tempo de prova, o rendimento dele começa a cair e as voltas
passam a ser mais lentas. Com isso o piloto começa a exigir mais da moto, passa
a errar mais e o desgaste se torna prematuro”, ressalta.
Mais uma equipe que promete entrar forte na briga é a Masut
Racing Team. Representante da região Centro-Oeste do país, o time da capital
goiana comandado por Leopoldo Bittar, contará novamente com a participação do
paulistano Alex Schultz, atual campeão Paulista pela categoria SuperSport. Já o
terceiro integrante inscrito, Juninho Trudes, ainda é dúvida para a prova
devido a uma lesão no ombro. Porém, mesmo com a possibilidade de baixa no
plantel, Schultz está bastante motivado para a disputa desta edição das ‘500
Milhas’.
“Esta é uma corrida que eu gosto muito. Ela é diferente e
bastante longa. Então é preciso ter a cabeça no lugar. O controle mental é
importante, tanto dentro dos boxes quanto na pista”, comenta. Para se sair bem
na prova, segundo o piloto, o time precisa evitar, a qualquer custo, possíveis
quedas ou quebras mecânicas. Este seria o fim da participação. Além disso,
pontua, é importante evitar infrações, que resultem em tempo acrescido ao final
de prova.
Especificamente para a Masut, que inscreveu três participantes,
o desgaste físico será ainda mais intenso do que para as demais equipes com
quatro pilotos. As ‘500 Milhas de Motovelocidade’ somam 187 voltas no traçado
do Autódromo de Interlagos. Ou seja, cada um dos competidores terá que entrar
ao menos três vezes na pista e cumprir cerca de 20 voltas em cada, somando um
total de 60 voltas. Apenas para medida de comparação, uma prova regular do
Campeonato Brasileiro tem em média 15 voltas em sua categoria de elite.
“A parte física é totalmente diferente de uma prova de curta
duração. O ritmo não é frenético e tão rápido quanto em uma prova curta. Porém,
a fadiga física é muito grande. Esta é uma prova de resistência e o piloto tem
que estar com um bom condicionamento físico e a capacidade mental ainda melhor.
Já vi pilotos saindo da pista, pela segunda ou terceira vez, e desmaiarem
devido ao excesso de calor ou pelo esforço”, revela Schultz.
E juntando-se a todas estas particularidades, o período de
chuvas e de grande variação climática do verão paulistano traz ainda,
possivelmente, a maior dificuldade mencionada pelos participantes: estar
preparado para realizar a corrida nas mais diversas condições de pista. Esta é
também uma das preocupações de Brenno Floriano, integrante da equipe Pitico
Race Team. O piloto irá disputar as ‘500 Milhas de Motovelocidade’ ao lado dos
companheiros Alexandre Borges, Alexandre Muniz e Ricardo Negretto, todos a
bordo de uma BMW S1000XR.
“Minha expectativa é boa. Nossa moto está sendo acertada.
Vamos fazer os treinos de sexta-feira e de sábado, e ver se o tempo vai
colaborar e não chover. Acredito que vamos conseguir dar mais voltas [sem
abastecer] por utilizarmos uma motocicleta que não tem tanta tração”, comenta
Brenno.
As primeiras movimentações da 20ª edição das ‘500 Milhas de Motovelocidade’
iniciam na manhã desta sexta-feira (10) com a realização dos primeiros treinos
livres. Além da categoria de principal, será mantida a prova de ‘100 milhas’,
iniciada em 2015, e terá a estreia de mais duas corridas de curta duração: uma
para motos de 600cc (SuperSport) e outra para motos 1.000cc (SuperBike e
SuperBike Light). No dia seguinte, no sábado, os pilotos retornam ao Autódromo
de Interlagos para a disputa das sessões classificatórias. Já no domingo, a
briga vale o título de uma das mais importantes provas de motovelocidade do
país.
SERVIÇO
20ª edição das ‘500 Milhas de Motovelocidade’
Quando: dias 10, 11 e 12 de fevereiro;
Onde: Autódromo de Interlagos;
Endereço: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261, Interlagos, São
Paulo (SP);
Entrada: R$ 50,00 ingressos de paddock. Não haverá
arquibancadas;
Programação de largadas (domingo): SuperSport às 8h55; SBK e
SBK Light às 9h37; 100 Milhas às 10h20; 500 Milhas às 12h13.
Fonte: VGCOM - Vanessa
Giannellini Comunicação
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