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Com a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado, o
novo campo de provas da MAN Latin America é o mais eficiente do continente em
termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes. A estrutura
abriga ainda a única pista da América Latina com a certificação internacional
ISO 10.844 para homologar veículos quanto ao nível de ruído externo. Com 35.500
metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, o
empreendimento é o primeiro para testes de rodagem de veículos comerciais do
Grupo VW na América Latina.
“Temos uma frota com mais de cem caminhões e ônibus
Volkswagen e MAN em testes por todo o país. A cada mês, rodamos cerca de 300
mil quilômetros. Por trás disso, temos um time de quase 600 profissionais
dedicados ao desenvolvimento de nossos produtos. Nosso investimento é pesado
para garantir a qualidade e consequente satisfação dos clientes. O novo campo
de provas chega para dar ainda mais eficiência a esse trabalho e integra os
recursos financeiros que aplicamos continuamente no país", afirma Roberto
Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Ao todo, são 26 condições diferentes de rodagem na pista da
montadora. Trata-se de uma alta concentração por metro quadrado para criar um
cenário em que é possível, em casos específicos como da linha Delivery, simular
em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na
estrada. A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo
ainda mais eficiência às avaliações e impactando positivamente no projeto como
um todo do veículo.
O empreendimento delineia um ambiente controlado para que se
possa garantir a reprodutibilidade das condições dos testes e assim a melhor
avaliação dos dados para o máximo desempenho do veículo nas rodagens em
situações cotidianas dos clientes. Os 26 diferentes eventos consideram, por
exemplo, pavimentos especiais como pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de
trem, ondulações nas chamadas costelas de vaca, lombadas, placas de metal com
efeito de asfalto remendado e também pistas milimetricamente esburacadas.
Há rampas especiais que podem chegar até a 60% de inclinação
para testar caminhões com tração sob medida, como o Constellation 31.320 6x6
desenvolvido para as Forças Armadas do Brasil. Inclinações mais leves também
permitem representar partidas e retomadas em aclives para avaliação da
eficiência do freio e até de basculamento da cabine. Situações extremas de
torção estão entre os obstáculos e atuam de forma a validar seus componentes
estruturais, como o chassi e suas travessas, conforme os padrões de aplicação
do veículo.
Os caminhões e ônibus são submetidos aos eventos justamente
para colocar à prova o veículo, com o objetivo de certificar e validar
componentes como trem de força, sistemas de freio e direção, suspensão e chassi.
O campo de provas vai permitir ainda confirmar o desempenho estrutural e o
espaço prevê uma área livre para avaliações dinâmicas. Os avaliadores poderão
simular mau uso e desempenho em curvas de impacto. A pista de avaliação de
ruído segue padrões internacionais da norma ISO 10.844 e é a única na América
Latina certificada para essa homologação.
Uma espessa camada de mais de 20 centímetros de concreto,
associada à utilização de malhas de aço e fibras de polímero, assegura a
robustez necessária para a continuidade das condições de todos os pavimentos
especiais do campo de provas, no longo prazo. Ao todo, foram movimentados mais
de 3.300 caminhões de terra para a construção. De concreto, foram 250 veículos,
além de outros 95 de asfalto.
Todo o projeto segue normas internacionais para esse tipo de
teste e certificação. As diretrizes brasileiras de pavimentação também foram
adotadas como padrão para a construção do empreendimento. Outras pistas do
Grupo Volkswagen na Europa serviram como referência para a construção nacional,
garantindo a equivalência entre os resultados obtidos.
Ao longo de toda a extensão do campo de provas, foram
projetados sistemas para captação da água da chuva, com separação de outros
elementos, para eliminar qualquer possibilidade de contaminação do solo e
lençóis freáticos. A alta densidade de obstáculos por metro quadrado também
contempla uma lógica ambiental: a duração mais curta dos testes por sua alta
intensidade diminui as consequentes emissões geradas a partir das rodagens.
Após seu desenvolvimento, o primeiro teste a que um veículo
da Volkswagen Caminhões e Ônibus ou MAN é submetido se dá no ambiente virtual.
Programas de última geração já antecipam desgastes que possam ocorrer em
situações reais para que os engenheiros da montadora possam otimizar o
desempenho do veículo.
Avaliações em bancada também compõem a cesta de ferramentas
que a MAN Latin America utiliza, assim como análises de durabilidade estrutural
e validação funcional. A aquisição de dados é muito importante nessa etapa e ao
longo de todo o ciclo de vida do produto.
Além dos testes no novo campo de provas, a MAN Latin America
se vale de uma propriedade com mais de um milhão de metros quadrados para
simular condições específicas off-road. Localizada a cerca de 50 quilômetros da
fábrica, em Resende, a área permite a reconstrução de uma série de outras
variáveis que abrangem a rodagem dos caminhões e ônibus da montadora em
terrenos fora de estrada.
E o trabalho não se restringe a situações controladas. O
desenvolvimento dos veículos inclui testes especiais em estradas de todo o país
e também internacionais para avaliações que necessitem de quilometragem extra
ou situações características como verão ou inverno.
Nessa fase, os modelos chegam a passar até por câmaras
climáticas com temperaturas que vão desde os - 40°C aos 60°C. Compatibilidade
eletromagnética, resistência a impacto e consumo de combustível são outros
aspectos avaliados.
Validados em todos os aspectos, os modelos da Volkswagen
Caminhões e Ônibus estão liberados para o lançamento ao mercado. Mas ainda
assim as avaliações continuam: antes de sair da fábrica rumo ao cliente, cada
veículo é testado para garantir que esteja de acordo com seu projeto e com o
padrão de qualidade da MAN Latin America.
Fonte: Imprensa MAN
Latin America
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