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O motociclismo nacional está em festa... e não é para menos!
O piloto da Yamaha Rafael Paschoalin conquistou o segundo lugar em sua
categoria no IPPHC - International Pikes Peak Hill Climb, uma das competições
mais difíceis e emblemáticas do cenário motociclístico mundial que neste ano
completou 101 edições.
O que torna o IPPHC tão peculiar, é seu grau de dificuldade.
Trata-se da subida de estrada sinuosa em Colorado Springs (EUA), com nada menos
que 156 curvas em um percurso total de 20 km. Sua largada acontece a cerca de
2300 m de altitude e a chegada a mais de 4.300 m, colocando pilotos e máquinas
a prova em função do ar rarefeito.
A bordo de uma Yamaha MT-07, Rafael Paschoalin competiu na
categoria Middleweight, que em 2017 se demostrou ser umas das mais disputadas
da competição, com concorrentes de alto nível. Nela é permitido utilizar
motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham
entre 501 e 750 cilindradas.
Embora seja sua segunda participação – ele foi o primeiro
sul-americano a participar no Pikes Peak! –, para Paschoalin de certa forma é
como se fosse a primeira, já que em 2016 ele não completou a prova em função de
problemas no pneu.
Para participar dessa incomum competição, não basta apenas
pagar a inscrição e correr. É preciso passar por uma criteriosa seleção que
leva principalmente em conta as experiências do competidor. Nesse quesito, o
piloto brasileiro dispensa apresentações. Ele já disputou as provas mais
desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man – onde entrou para a história do
motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto brasileiro na prova – e o
GP disputado nas ruas de Macau, na China.
Na participação deste ano, Rafael Paschoalin conseguiu o
tempo de 10:42.793, que por sinal é 4 segundos inferior ao conquistado vencedor
da categoria Middleweight, no ano passado. Apesar dos esforços do brasileiro, o
alto grau de intimidade do americano Codie Vahsholtz com o traçado, foram
determinantes para que ele cravasse 10:34.967 no relógio e conquistasse a
vitória.
Codie não só mora “no pé” de Pikes Peak, como vem de uma das
famílias mais vencedoras da competição. Seu avô já foi competidor, seu pai é o
piloto que mais venceu a corrida – disputando categorias destinadas a carros,
este ano venceu pela 23ª vez! –, sem dizer que ele próprio já havia vencido
outras duas edições Pikes Peak.
Segundo Rafael, “Codie foi merecedor, fez uma corrida
impecável e se mostrou experiente e bastante estrategista, “escondendo” seu
potencial nos treinos e tomadas de tempo que ocorreram antes da corrida”. Para
o brasileiro, o que faltou de sua parte foi um pouco mais de experiência e
conhecer melhor o trajeto, já que da parte de sua máquina, tudo correu bem.
Segundo palavras dele próprio, “a Yamaha MT-07 foi simplesmente perfeita”.
Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por
Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um
pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$
31.690,00 (à vista e sem frete). Além da retirada de itens como suporte de
placa, piscas, espelho e farol, a motocicleta foi preparada com sutis mudanças
no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um
filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.
No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido
mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de
uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original
também buscando um funcionamento mais rígido.
Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote
de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por
conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.
Fonte: Yamaha
Motor do Brasil Ltda.
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