VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Um ciclista aparece do nada e, de repente, cruza a rodovia.
Distraído enquanto procura uma vaga para estacionar, o motorista não tem tempo
hábil para evitar o que parece ser um desastre. No entanto, o novo sistema de
frenagem automática de emergência da Bosch, com detecção de ciclista, freia o
veículo completamente a uma velocidade de até 40 km/h.
Assim que o radar ou o sensor de vídeo do sistema de
frenagem automática detecta uma colisão iminente, o iBooster da Bosch inicia o
pro cesso de frenagem completa em apenas 190 milissegundos - menos tempo que
uma pessoa leva para piscar duas vezes. "Os sistemas de assistência ao
condutor são o próximo passo na busca pela direção livre de acidentes",
afirma Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch. "Estes
assistentes eletrônicos estão sempre vigilantes e, em casos de emergência,
respondem mais rápido do que uma pessoa faria, pois oferecem suporte justamente
onde a motorista mais precisa: no trânsito pesado das cidades", explica.
Os sistemas de frenagem automática são muito úteis,
especialmente quando se trata de ciclistas e pedestres, os mais vulneráveis no
tráfego urbano.
Proteção onde mais se
precisa
Na Alemanha, ciclistas estão envolvidos em um quarto de todos
os acidentes com lesão corporal. De acordo com o Escritório Federal de
Estatísticas da Alemanha, 393 pessoas foram mortas em acidentes deste tipo
somente em 2016, que representa cerca de 12% do total de mortes nas estradas do
país . Desse número, dois terços envolvem veículos.
Equipar todos os carros na Alemanha com um sistema de
frenagem de emergência com detecção de ciclistas pode evitar quase metade (43%)
dos acidentes entre bicicletas e veículos motorizados, que resultam em lesão
corporal, ou, pelo menos, diminuir a gravidade deles. "Um sistema de
frenagem de emergência pode reduzir crucialmente a distância de parada e, que
pode representar a diferença entre a vida e a morte", diz Gerhard Steiger,
presidente da divisão Chassis System Control da Bosch.
O Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP)
também reconheceu a importância dos sistemas de frenagem de emergência para a
segurança nas ruas e estradas. A partir de 2018, a Associação de Proteção ao
Consumidor irá incluir a frenagem de emergência com detecção de ciclistas em
seu sistema de classificação de estrelas. Já o sistema de frenagem para
pedestres faz parte deste ranking desde 2016.
Assistentes
eletrônicos se popularizam
Devi do ao aumento no volume do tráfego rodoviário, os
sistemas de assistência ao condutor auxiliam na segurança das ruas e estradas,
já que mantêm os carros em suas faixas, alertam para obstáculos no ponto cego
durante a mudança de faixa, fornecem suporte para estacionar ou sair de uma
vaga e também ajudam a manter uma distância segura do carro da frente, entre
outras funcionalidades.
A Bosch está constantemente aperfeiçoando a tecnologia que
existem por trás dos sistemas de assistência ao condutor: os sensores fornecem
imagens cada vez mais precisas dos arredores do carro e interação com atuadores
- como freios e volante - está mais rápida e eficiente. Dessa forma, os
sistemas de assistência ao condutor já oferecem uma condução livre de estresse
e ainda são passo crucial para o futuro da direção autônoma.
Uma pesquisa realizada pela Bosch mostra que a metade de
todos os carros novos (52%) na Alemanha possuem pelo menos um sistema de
assistência a bordo e a tendência é consolid ar várias funções de assistência
em apenas um sensor.
Radar oferece visão
constante além dos ombros
Os sensores de radar traseiros de médio alcance da Bosch
monitoram as mudanças de faixa na rodovia e também ajudam a evitar que o
motorista cometa um erro perigoso: abrir a porta do veículo - após estacionar -
sem olhar para ver se há ciclistas ou motociclistas próximos. O aviso de saída
do carro da Bosch pode auxiliar nestes casos, visto que é ativado em todas as
portas do veículo e avisa os ocupantes - mesmo que o motor já tenha sido
desligado há vários minutos - se outros condutores estão se aproximando da
traseira ou que já estejam ao lado dela.
Fonte: www.bosch.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.