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Quem dirige em grandes metrópoles sabe como é comum desviar
de buracos nas vias. Além do risco de acidentes, não evitar depressões e outros
obstáculos pode trazer danos ao veículo, que pode começar a apresentar
problemas não só no balanceamento e alinhamento, como também nos pneus. Na
Semana Nacional de Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro, a ANIP
(Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) traz algumas dicas práticas
para evitar incidentes.
Previna-se
Quanto mais rápido você dirigir, mais difícil será desviar
de um buraco e também mais forte será o impacto, inclusive para a suspensão do
veículo. Ao dirigir na chuva, reduza a velocidade, redobre a atenção e tente
desviar das poças, pois elas podem esconder buracos sob a água ou fazer o carro
aquaplanar. Se não for possível desviar, não freie bruscamente: desengate a
marcha ou, ao menos, pise na embreagem ao atravessá-la. Com isso, você evita
danos no câmbio. Pneus que rodam com pressões abaixo do recomendado estão mais
susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos. Mantenha sempre as
pressões recomendadas para cada posição do pneu no veículo, verificando a cada
15 dias inclusive o pneu estepe.
Observe seu pneu
Ao passar por um buraco, é muito importante ficar atento aos
primeiros sintomas de problema no carro. Quando os pneus sofrem impactos mais
severos, podem desenvolver bolhas formadas por desagregação de seus componentes
internos. Para não haver o risco destas bolhas estourarem, deve-se efetuar a
troca do pneu. Fique também de olho nas rodas. Se amassaram muito é preciso
trocá-las. Por vezes pode ser algo leve, mas que faça o pneu perder ar aos
poucos e comprometa a sua funcionalidade.
Alinhamento
Fortes impactos depois de ter passado por um ou alguns
buracos podem provocar um desalinhamento da suspensão, o que faz com que os
pneus possam desgastar prematuramente, podendo causar deterioração nos ombros
dos pneus e causar desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e
inseguro. Deve-se alinhar o veículo quando:
- Sofrer impactos na suspensão;
- Na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes
irregulares;
- Quando o volante estiver descentralizado;
- Quando forem substituídos os componentes da suspensão;
- Quando o veículo estiver puxando para um lado;
- Ou a cada 10 mil km.
Balanceamento
Além de causar desconforto ao dirigir, o desbalanceamento
das rodas causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em
componentes mecânicos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que
surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10 mil km rodados.
Cambagem
Ao passar por buracos, os ângulos das rodas podem ser
alterados pelas fortes pancadas, podendo ser necessário se corrigir a cambagem,
ou seja, fazer com que o ângulo do camber volte ao indicado pelo fabricante. A
cambagem tem a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem,
evitando o desgaste irregular, diminuição da vida útil do pneu, bem como alterações
indesejáveis na direção.
O recomendável é verificar a situação do camber junto com o
alinhamento e o balanceamento, ou seja, quando o carro atingir 10 mil
quilômetros.
Fonte: Assessoria
de imprensa ANIP/Reciclanip Andreoli MSLGROUP
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