VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O recall é a convocação obrigatória
por fabricantes para que um produto passe pela correção de um defeito que pode
oferecer risco à saúde e à segurança de clientes. Trata-se de uma regra
prevista no Código de Defesa do Consumidor.
“No universo automobilístico, esses
chamados também acontecem uma vez que qualquer falha mecânica, eletrônica ou de
montagem no veículo pode em algumas situações colocar em risco a proteção,
integridade ou segurança de passageiros”, explica Emerson Feliciano,
superintendente do CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança
Viária da MAPFRE.
Todo serviço a ser prestado na
convocação deve ser gratuito, uma vez que é de responsabilidade da montadora
reparar os defeitos de fabricação identificados. "Numa situação de recall,
o proprietário está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Apesar de não
haver prazo determinado para o conserto, o ideal é fazê-lo o quanto antes para
diminuir a possibilidade de acidentes. “É imprescindível que os proprietários
de carros atendam ao recall e procurem uma concessionária”, alerta Feliciano.
O especialista ressalta ainda que,
o aumento de recalls, é uma evidência de que tanto o mercado como as montadoras
estão mais atentos aos diretos da população e a questões de segurança do
veículo. “As convocações aumentaram nos últimos anos porque os problemas são
mais investigados, ou seja, a segurança nunca esteve tão em pauta quanto
atualmente”, finaliza.
Fonte: CDN Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.