VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
A Hyundai CAOA apresenta o novo
caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO).
Ele foi desenvolvido para ampliar os já reconhecidos e consagrados atributos de
qualidade, economia, fácil manutenção e excelente relação custo-benefício, do
seu antecessor, o HD 78.
Com o lançamento do novo HD 80, a
Hyundai CAOA reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para
a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro, disponibilizando
um modelo projetado para atender plenamente os anseios e necessidades dos
Clientes dos mais variados ramos de atuação, desde autônomos e frotistas até
órgãos do governo e grandes empresas.
O preço competitivo e versatilidade
serão alguns dos diferenciais do HD 80, quando comparado com os principais
concorrentes do seu segmento. Disponível em versão única de acabamento e com
preço sugerido de tabela de R$ 118.800,00, este novo caminhão leve foi
desenvolvido sobre um chassi bastante resistente e que possibilita ao Cliente
configurá-lo de acordo com as necessidades do seu ramo de atividade. Entre as
diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca,
baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho,
cesto aéreo, truck food.
O caminhão Hyundai HD 80 é
produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), que completou, em
abril passado, 10 anos de atividades. Atualmente, nas instalações da CAOA
Montadora são produzidos, além dos veículos comerciais HD 80 e HR, os modelos
utilitários-esportivos Tucson Flex, iX35 e New Tucson.
Para a fabricação do HD 80, a
fábrica da CAOA Montadora passou por algumas evoluções. Foram instaladas novas
linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse
modelo. Além disso, para assegurar os elevados padrões de qualidade e
proporcionar ainda mais ergonomia para os Colaboradores, foram adquiridos novos
equipamentos para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança,
como, por exemplo, aperto de rodas e dos eixos.
Já no Trim Shop (local onde a
carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento), vários processos
foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e
HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria. Ainda no Trim Shop, os
equipamentos para a verificação do funcionamento do sistema de freio e do ABS
foram reposicionados, visando a otimização do tempo desse processo.
Externamente, a cabine do Hyundai
HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design
funcional já consagrado pelo seu antecessor. No interior, o modelo traz mais
evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos e console central
redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a
ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.
Dirigir o Hyundai HD 80 no dia a
dia dos grandes centros urbanos ou em trajetos que incluem estradas e rodovias
ficou ainda mais confortável, prazeroso e seguro. O modelo sai de fábrica
equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler
e sistema EGR – que dispensa o uso do ARLA -, fornecido pela FPT Industrial.
Esse propulsor tem a potência
máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e
2.200 rpm, ou seja, potência e desenvoltura já podem ser observados a partir
das faixas de rotações mais baixas, o que confere ao HD 80 força e agilidade
para encarar o anda e para das cidades.
O Hyundai HD 80 virá equipado de
série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado
até então pelo seu antecessor, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). Com
essa evolução, as frenagens ficaram ainda mais seguras, independentemente da
situação.
Para que essas mudanças mecânicas
fossem implementadas, o desenvolvimento do modelo HD 80 envolveu profissionais
das áreas de Engenharia de Desenvolvimento da CAOA Montadora, Hyundai Motor
Company e dos diversos fornecedores, como por exemplo: FPT Industrial, Magneti
Marelli, Modine, DANA, Master, Suspensys, Wabco, entre outros. Em todas as etapas desse projeto foram
realizadas avaliações nas mais variadas e exigentes condições de clima e
rodagem brasileiras. Durante os testes, as equipes técnicas comprovaram a
durabilidade e a confiabilidade desse lançamento.
A primeira evolução percebida é o
aumento do Peso Bruto Total (PBT), que é o resultado da soma do peso total do
modelo e a sua capacidade de carga. Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para
8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA
tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria
– aberta ou fechada, entre outras), que normalmente pesa 800 kg, ou seja, ele é
capaz de transportar como carga líquida - considerando o peso do implemento -
em torno de 4.463 kg.
Fonte: CAOA - Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação
com a Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.