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O BMW Group acaba de introduzir, de forma pioneira na
indústria automotiva, a tomografia computadorizada para o desenvolvimento,
produção e análise de protótipos. Com essa tecnologia, a linha completa de
veículos do Grupo, da MINI à Rolls-Royce, poderá ser controlada
qualitativamente desde os estágios iniciais de desenvolvimento.
As imagens digitalizadas são obtidas por quatro robôs que se
movem ao redor do protótipo produzindo milhares de fotos transversais. Estas
são utilizadas para exames detalhados de inovações, novos materiais e
tecnologias.
Até agora, os veículos tinham de ser desmontados para
análise. Com a tomografia computadorizada, eles permanecem intactos. O novo
sistema de Raio-X está instalado no Centro de Pesquisa e Inovação da Fábrica do
BMW Group em Munique, Alemanha, na interseção entre Desenvolvimento e Produção.
A empresa tem usado capturas de tomografia computadorizada e
Raio-X para verificar as peças do veículo por muitos anos, mas esse sistema
mais recente leva a garantia de qualidade a um nível inteiramente novo. Agora
pode-se analisar veículos até o nível de micrômetros.
Esse nível de detalhe é necessário por uma série de razões
como, por exemplo, para verificar as soldas e as conexões dos parafusos
perfurados, e para avaliar a condição da carroceria antes e depois da pintura,
onde temperaturas extremas podem afetar as ligações adesivas. Os resultados da
varredura são usados como base para fazer modificações direcionadas à
produção em série.
A digitalização das imagens é realizada por quatro robôs que
agem de forma coordenada. Quando o veículo está em posição no sistema, os robôs
se movem em torno dele. Trabalhando em pares, eles enviam Raio-X por meio dele.
Os dados coletados são então colocados em um programa de computador que calcula
uma imagem tridimensional de várias camadas. Isso forma a base para uma análise
detalhada do funcionamento interno do veículo, oferecendo informações sobre
objetos tão pequenos quanto 100 micrômetros — aproximadamente a largura de um
fio de cabelo humano.
Os engenheiros estão atualmente realizando pesquisas para
determinar até que ponto a Inteligência Artificial pode ser usada para avaliar
as descobertas. Ao processar grandes quantidades de dados, o software pode
aprender os diversos padrões que ocorrem, vincular itens individuais de dados e
avaliar gradualmente as descobertas automaticamente.
Fonte: Comunicação
Corporativa BMW Group Brasil
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