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A Goodyear, uma
das principais fabricantes de pneus e prestes a completar 100 anos no Brasil em
2019, sempre alertou os seus consumidores sobre a importância de calibrar os
pneus com frequência. Bem calibrados, e de acordo com as indicações dos
fabricantes, eles oferecem melhor dirigibilidade, menor consumo de combustível
e maior durabilidade aos compostos. Mas o principal aliado do motorista para manter
a pressão correta, além das verificações com frequência nos compressores, é o
conjunto formado por bico, válvula e tampinha. Os três trabalham em conjunto
para manter o ar circulando em perfeitas condições dentro do pneu.
O bico tem a
função de preservar a válvula. Feito de borracha ele deve sempre estar alinhado
de forma perpendicular com o aro da roda e nunca deve ser puxado para fora com
força. “Muitos tentam esticar o bico com o intuito de aproximá-lo da ponta da mangueira
do calibrador. Tal hábito pode ocasionar rachaduras e, consequentemente,
quebrar o elemento, ocasionando vazamentos”, explica Felipe Zacarias, piloto de
testes da Goodyear.
Outros agentes
que aceleram o desgaste dos bicos são a força centrífuga exercida pelo girar da
roda, a umidade e a urina de animais. “Por ter pH mais ácido, a urina do
bichinho de estimação acaba provocando uma forte corrosão”, reforça Zacarias. Com
isso, a Goodyear recomenda que os motoristas troquem os bicos no momento da substituição
dos pneus.
No interior do
bico há uma válvula, responsável por controlar a entrada e a saída da pressão.
Apesar de ser conhecida e ter um funcionamento aparentemente simples, ela pode
ter seu funcionamento prejudicado com um simples grão de areia ou até mesmo com
a entrada de graxa ou óleo. “Água jogada na direção do sistema já é o
suficiente para criar possíveis avarias, pois o líquido acaba oxidando todo o
conjunto”, acrescenta o piloto de testes. Por isso, a tampinha é extremamente
importante. Ela tem a função defensiva, inibindo a entrada de componentes
estranhos na válvula, e preventiva, fazendo com que o ar interno não saia em
situação de mau funcionamento do bico, segurar o ar interno e assegurando a
pressão correta dos pneus.
5 dicas valiosas para não perder a pressão:
1 - Verifique
sempre na hora de calibrar se todos os bicos estão com as tampinhas. Lembre-se
que elas são fundamentais para segurar o ar e proteger o sistema de avarias;
2 - Para calibrar
os pneus, utilize a indicação do manual do proprietário. A pressão que está marcada
no costado do pneu serve somente para indicar qual a calibragem máxima que o pneu
suporta;
3 - Sempre que
fizer a substituição dos pneus, aproveite para trocar bicos e válvulas;
4 - Não puxe,
entorte ou estique o bico sem necessidade. Procure manobrar o carro sempre em
uma posição próxima do calibrador;
5
- Evite a urina de cachorro. Se você mora em locais com muitos animais de
estimação, procure capas de proteção para pneus.
Fonte: Goodyear
do Brasil – Relações Públicas – Ideal H+K Strategies
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