VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por que o pneu é preto? A princípio, a questão parece bem
simples, afinal o pneu é preto porque recebe em seu processo de produção um
material chamado negro de fumo. Semelhante à fuligem, ele é empregado como
reforço para a borracha natural acabando assim como responsável pela sua
coloração.
O negro de fumo é fabricado industrialmente há quase 150
anos e inicialmente seu uso como pigmento auxiliou o segmento de tintas. Hoje,
o negro de fumo é um dos principais ingredientes empregados na fabricação de um
pneu, sendo produzido em mais de uma dezena de diferentes tipos. A quantidade e
os tipos de negro de fumo utilizados em cada pneu são segredo industrial e é
essa delicada equação que determinará as suas principais características.
“O emprego do negro de fumo é um fator decisivo não só para
a durabilidade do pneu, como para a sua aderência ao piso, a sua resistência ao
rolamento e também a temperaturas elevadas. Ele responde, em média, por mais de
20% do peso e é a combinação entre os diversos tipos de negro de fumo que
definirá a performance final do produto”, explica Rafael Astolfi, gerente de
assistência técnica da Continental Pneus, integrante de um dos maiores grupos
sistemistas do mundo.
Através do emprego de pigmentos e sílica é possível obter
pneu coloridos, como os que equipam as bicicletas infantis. Mas, as tentativa
da indústria em comercializar pneus coloridos para automóveis não foram bem
aceitas pelo consumidor. Por ser a cor que mais disfarça a sujeira e como nem
sempre trafegamos em estradas limpinhas que acabaram de ser lavadas, o preto
herdado do negro de fumo não parece ter que temer concorrentes coloridos.
Conheça mais sobre o emprego do negro de fumo e muitas dicas
técnicas sobre manutenção preventiva dos pneus no programa Calibrada no canal
da Continental no Youtube: https://goo.gl/VMoHv7
Fonte: MLP
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.