terça-feira, 13 de novembro de 2018

ZF desenvolve exclusivo sistema de freio de estacionamento elétrico para eixos dianteiros



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A ZF acaba de apresentar ao mercado brasileiro seu exclusivo freio de estacionamento elétrico para eixo dianteiro. Trata-se do Front EPB (Front Eletric Parking Break), que oferece maior capacidade de frenagem, mais segurança e maior conforto ao condutor do veículo. O sistema EPB da ZF está em sua sexta geração de desenvolvimento e foi introduzido no mercado global pioneiramente pela empresa em 2001. Desde então, mais de 100 milhões de unidades já foram produzidas em todo o mundo.

O Eletric Parking Brake - freio de estacionamento elétrico - automatiza a função de freio de estacionamento, eliminando a tradicional alavanca manual de freio. Essa automação permite maior eficiência ao sistema e permite, também, segurança e economia de combustível, uma vez que o veículo, com menos equipamentos mecânicos, torna-se mais leve. Outra vantagem que possibilita a economia de combustível é a eficiência energética, que ocorre graças à redução do atrito residual entre pastilha e disco, após a liberação do freio.

O acionamento ocorre por meio de um botão que pode ser colocado em qualquer ponto do veículo, a critério de cada montadora. “A possibilidade de acioná-lo apenas com o leve toque de um botão traz conforto aos usuários e especialmente aqueles que possuem algum tipo de limitação física por permitir fácil acessibilidade”, explica Wilson Rocha, diretor de vendas de carros de passeio da ZF América do Sul.

Totalmente automatizado, o EPB pode ser ajustado pela montadora de maneira amplamente flexível e de acordo com a melhor conveniência técnica e operacional. Por exemplo, o sistema pode ser acionado automaticamente assim que o carro for desligado, ou com a alavanca de câmbio na posição “P”, ou ao se abrir qualquer porta, entre outros. Do mesmo modo, sua desativação também pode ser feita conforme determinação técnica de segurança da engenharia de cada marca. Um exemplo é a liberação do veículo apenas com o motor ligado, alavanca de câmbio na posição “D”, o pedal do freio acionado e com o cinto de segurança afivelado. Trata-se de um sistema automático e inteligente que permite incorporar várias lógicas de segurança para evitar acidentes que podem ser ocasionados por acionamentos/desacionamentos involuntários.

O EPB possibilita que outros equipamentos eletrônicos sejam adicionados ao sistema, como o “Hill Holder”, cuja função é manter o veículo parado em rampas com o acionamento do sistema hidráulico e migrando para o acionamento do EPB. Essa tecnologia é mandatória para as funções de direção automatizada ou autônoma.

Fonte: MM Editorial / GRUPO ZF

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