VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
As dezesseis marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 2.474 unidades, anotaram em janeiro último alta de 2% ante igual período de 2018, quando foram vendidas 2.426 unidades importadas. Ante dezembro de 2018, quando foram comercializadas 3.389 unidades, porém, a queda foi de 27%.
“Não foi um mês bom para o setor de veículos importados porque amargou resultados negativos acima da média do mercado interno, que apresentou 190.752 unidades emplacadas em janeiro último, alta de 8,7% em relação a janeiro de 2018, e queda de 15,2% ante de dezembro de 2018”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem a economia brasileira dá sinais de recuperação gradual neste início de ano.
Por isso, segundo Gandini, a Abeifa mantém estimativa de emplacar 50 mil unidades este ano, crescimento de 33% sobre os dados de emplacamentos de 2018. “Como disse na coletiva de imprensa de final de ano, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 11%, mas em nosso caso, o porcentual de crescimento é maior por conta da demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo aos R$ 3,90”, argumenta Gandini.
“Não foi um mês bom para o setor de veículos importados porque amargou resultados negativos acima da média do mercado interno, que apresentou 190.752 unidades emplacadas em janeiro último, alta de 8,7% em relação a janeiro de 2018, e queda de 15,2% ante de dezembro de 2018”, analisa José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, para quem a economia brasileira dá sinais de recuperação gradual neste início de ano.
Por isso, segundo Gandini, a Abeifa mantém estimativa de emplacar 50 mil unidades este ano, crescimento de 33% sobre os dados de emplacamentos de 2018. “Como disse na coletiva de imprensa de final de ano, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 11%, mas em nosso caso, o porcentual de crescimento é maior por conta da demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo aos R$ 3,90”, argumenta Gandini.
As cinco marcas que mais venderam, em janeiro, foram a Kia Motors (885 unidades / +43,2%), Volvo (485 / +32,5%), Land Rover (195 / +9,6%), Suzuki (168 / -7,2%) e Mini (151 / +5,6%).
Produção local – Entre as associadas à Abeifa, que também têm produção nacional, BMW, CAOA Chery, Land Rover e Suzuki fecharam janeiro último com 1.969 unidades emplacadas, total que representou alta de 27,7% em relação a janeiro de 2018, quando totalizaram 1.542 unidades. Mas significaram queda de 19,2% ante dezembro de 2018.
Por marcas, a CAOA Chery, com 998 unidades emplacadas, obteve crescimento de 151,4% ante igual período de janeiro de 2018; a BMW, com 574 unidades, queda de 3,5%; a Land Rover, com 247, retração de 25,2% e a Suzuki, com 150 unidades licenciadas queda de 31,8%.
Participações – Em janeiro último, ao considerar somente os veículos importados por associadas à entidade – total de 2.474 unidades -, o setor significou marketshare de 1,3%. Com 4.443 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,33% do mercado total de autos e comerciais leves (190.752 unidades).
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.