VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A indústria automotiva está em constante evolução. Essa transformação pode ser notada com facilidade nos designs, na tecnologia embarcada, sensores e nos itens de segurança cada vez mais complexos nos veículos e nos pneus a situação não é diferente.
Por este motivo, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elencou algumas soluções e tecnologias que estão sendo aplicadas para otimizar a performance dos pneus, itens de extrema importância para a segurança, dirigibilidade e conforto dos ocupantes.
A primeira delas é o pneu verde, conhecido como pneu econômico, que traz novidades nos seus compostos e estruturas para reduzir o esforço de rolagem do veículo. "Essa novidade é capaz de aprimorar o desempenho do veículo e, até mesmo, gerar economia de combustível. Segundo alguns fabricantes, é possível rodar até 720 quilômetros a mais, levando em consideração um automóvel que roda mil quilômetros por mês", comenta Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Conteúdo do CESVI Brasil.
Outra tecnologia um pouco mais reconhecida é o run flat, que roda sem ar por até 80 quilômetros a 80 km/h, sem que o pneu saia da roda. Se furar, o motorista ainda consegue rodar até que seja possível parar em local seguro, pois o equipamento tem lateral reforçada e estrutura capaz de suportar o peso do veículo. Vale lembrar que o carro equipado com esse sistema de pneus deve ter o chamado Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento de pressão de pneu), para que o condutor seja alertado sobre o esvaziamento do pneu, passando a dirigir o veículo em velocidade moderada e com mais responsabilidade.
"Essas novas soluções trazem mais segurança e conforto aos ocupantes, porém é preciso avaliar sua substituição no tempo adequado, assim como é feito nos modelos anteriores. Vale a ressalva de que optar pela recapagem, remoldagem e recauchutagem pode prejudicar o desempenho do automóvel e colocar em risco não só a segurança dos ocupantes, mas também dos demais carros que estão na via", comenta Feliciano.
Fonte: CDN Comunicação
Por este motivo, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elencou algumas soluções e tecnologias que estão sendo aplicadas para otimizar a performance dos pneus, itens de extrema importância para a segurança, dirigibilidade e conforto dos ocupantes.
A primeira delas é o pneu verde, conhecido como pneu econômico, que traz novidades nos seus compostos e estruturas para reduzir o esforço de rolagem do veículo. "Essa novidade é capaz de aprimorar o desempenho do veículo e, até mesmo, gerar economia de combustível. Segundo alguns fabricantes, é possível rodar até 720 quilômetros a mais, levando em consideração um automóvel que roda mil quilômetros por mês", comenta Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Conteúdo do CESVI Brasil.
Outra tecnologia um pouco mais reconhecida é o run flat, que roda sem ar por até 80 quilômetros a 80 km/h, sem que o pneu saia da roda. Se furar, o motorista ainda consegue rodar até que seja possível parar em local seguro, pois o equipamento tem lateral reforçada e estrutura capaz de suportar o peso do veículo. Vale lembrar que o carro equipado com esse sistema de pneus deve ter o chamado Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento de pressão de pneu), para que o condutor seja alertado sobre o esvaziamento do pneu, passando a dirigir o veículo em velocidade moderada e com mais responsabilidade.
"Essas novas soluções trazem mais segurança e conforto aos ocupantes, porém é preciso avaliar sua substituição no tempo adequado, assim como é feito nos modelos anteriores. Vale a ressalva de que optar pela recapagem, remoldagem e recauchutagem pode prejudicar o desempenho do automóvel e colocar em risco não só a segurança dos ocupantes, mas também dos demais carros que estão na via", comenta Feliciano.
Fonte: CDN Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.