segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Porsche e Lucasfilm criam juntas design de nave interestelar


VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

 Designers da Porsche AG e Lucasfilm Ltd. juntaram forças para desenvolver uma nave interestelar de fantasia que reúne o DNA de design das duas marcas. Durante um período de dois meses, as duas equipes de projetos trabalharam em conjunto em seus respectivos estúdios de design, em Weissach, Alemanha, e em São Francisco, nos Estados Unidos, para criar ideias iniciais e esboços, antes de chegarem a um conceito concreto. A nave imaginária, batizada de Tri-Wing S-91x Pegasus Starfighter, será apresentada em dezembro na forma de um modelo em escala detalhado, medindo 1,5 metro de comprimento, na estreia do filme Guerra nas Estrelas: A Ascenção de Skywalker, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"O design da nave interestelar se integra harmoniosamente ao mundo do filme Star Wars, criando, ao mesmo tempo, claras analogias com o característico estilo e proporções da Porsche", diz Michael Mauer, vice-presidente da Style Porsche, na Porsche AG. "O design básico da cabine, que se inclina no sentido da traseira, e uma topografia altamente diferenciada da linha horizontal desde o habitáculo até as turbinas, estabelecem paralelos visuais com o icônico design do 911 e do Taycan. O layout bastante compacto remete ao dinamismo e à agilidade, salientando os elementos de design da Porsche.

"Essa colaboração é uma excelente oportunidade para fundir as estéticas de design da Porsche e da Star Wars. Eu considero isso um processo desafiador quanto à criatividade, extremamente inspirador", declara Doug Chiang, vice-presidente e diretor executivo de criação da Lucasfilm. "É emocionante dar à Star Wars uma infusão do estilo da Porsche para criar uma nova nave interestelar icônica, que pode existir tanto na Terra como no universo cinemático."

Enquanto nos processos de design clássicos para um veículo de produção em série requisitos legais costumam impor algumas restrições à criatividade, este projeto abre uma dimensão de liberdade totalmente nova. Ao mesmo tempo, a equipe da Style Porsche enfrentou novos desafios, já que criar um design inteiramente virtual também é um processo muito exigente. Na tela, a nave espacial só é vista em duas dimensões, enquanto os veículos clássicos de produção em série aparecem fisicamente em três dimensões. Além disso, naves interestelares normalmente só aparecem no filme de forma dinâmica e são visíveis apenas por um breve momento - assim, o design tem que criar uma impressão forte e ser identificável numa questão de segundos.

Uma visão dos detalhes revela uma variedade de itens reconhecíveis do estilo de design da Porsche. A dianteira lembra as chamadas "cortinas de ar" (entradas de ar) que, juntamente com os faróis, criam uma personalidade integral no Taycan. Além das luzes de condução diurna de quatro pontos típicas da Porsche, os chamados "blasters" - longos canos de armamento posicionados à frente - estão localizados na ponta. A grade traseira com persianas e integrada à terceira luz de freio foi inspirada na atual geração do 911 e a seção traseira da nave estelar ostenta a barra luminosa que é uma característica da marca. Critérios de design da Porsche foram aplicados também ao interior: os instrumentos no posto de comando são alinhados claramente com o eixo de visão do piloto, enquanto a posição baixa do banco é uma referência à ergonomia esportiva do Porsche 918 Spyder. Levando tudo em conta, o design segue um princípio básico que é característico da marca: todos os elementos têm funções bem definidas e, em larga margem, foram descartados itens com função puramente visual.

"Nosso projeto em colaboração com a Star Wars tem uma sintonia perfeita com o lançamento do Taycan. As equipes de design reuniram os diferentes mundos da Porsche e da Star Wars para criar um presente muito especial para os fãs das duas marcas", afirma Kjell Gruner, Chefe de Marketing da Porsche. A Porsche também irá expor o novíssimo Taycan no evento de estreia em Los Angeles.

Uma visão de bastidores de como surgiu a nave estelar em seu formato final já está disponível online em www.TheDesignerAlliance.com, produzida em parceria com o WIRED Brand Lab.

Fonte: PR and Press Manager - Porsche Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.