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O Polo Automotivo Fiat, localizado em Betim (MG), completa hoje (9 de
julho) 44 anos de atividades no Brasil. Desde 1976, 15,9 milhões de
veículos foram produzidos no complexo, em uma trajetória marcada pela
inovação. As muitas transformações passam pela incorporação de novas
tecnologias para otimizar os processos de desenvolvimento de novos
produtos, além da capacidade de adaptação para auxiliar a sociedade
neste momento de grandes desafios, no combate à Covid-19.
Além de
ser o maior complexo industrial da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) no
mundo, o Polo Automotivo Fiat possui todas as tecnologias e recursos
para o desenvolvimento de um veículo em todas as suas fases: desde os
primeiros sketches do desenho, a partir do moderno Design
Center Latam, até a realização de todos os testes de segurança para
homologação, no Safety Center Latam, inaugurado no ano passado.
“O
Polo Automotivo Fiat sempre foi sinônimo de inovação e ousadia na
indústria automotiva latino-americana”, afirma Antonio Filosa,
presidente da FCA para a América Latina. “Das linhas de produção de
Betim, pelas mãos de muitos milhares de colegas extremamente talentosos e
dedicados que construíram esses 44 anos de muitas conquistas,
produzimos veículos que revolucionaram o mercado: desde o inesquecível
147 até a Nova Fiat Strada, a recém-lançada geração da picape que é
sinônimo de robustez e confiabilidade no segmento.”
REALIDADE VIRTUAL
Um
dos mais recentes investimentos foi a criação do Virtual Center Latam,
que recebeu recursos de cerca de R$ 4 milhões. O novo espaço faz parte
do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli,
considerado o mais completo e moderno do setor automotivo na América
Latina.
“As experiências e aprendizados acumulados ao longo dos
anos convergiram na criação do Virtual Center Latam. Mais de 90% do
desenvolvimento da Nova Fiat Strada já ocorreu na realidade virtual, com
simulações de durabilidade, ruído, vibração, conforto térmico,
aerodinâmica, segurança, entre outros pontos”, conta Márcio Tonani,
diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA para a América Latina.
O
Virtual Center Latam possui uma estrutura de 800 m², divididos em três
ambientes. A Sala de Realidade Virtual possui um software de última
geração para criar modelos digitais imersivos. Em uma tela de 150
polegadas (power wall) com tecnologia 3D ativa, as equipes visualizam com nível de detalhes a carroceria e todos os componentes do carro.
Na Sala Integrada, a realidade virtual é em 4D. As interações são feitas a partir de um cockpit
adaptável, composto por chassi, bancos dianteiro e traseiro, painel,
console e volante. Com o uso de óculos de realidade virtual imersivo,
integrado ao sistema wireless, a sensação é de estar dentro de
um carro, sendo possível abrir e fechar as portas e o capô ou colocar
uma caixa no porta-malas. Quando o motor é ligado, até a vibração dos
chicotes é percebida.
O terceiro ambiente do Virtual Center é a
Oficina, onde tem início a construção dos modelos físicos. Os cálculos
certificados na Sala de Realidade Virtual e na Sala Integrada começam a
ganhar vida, em um ambiente controlado, para nova sequência de
avaliações.
O Virtual Center Latam conta também com a tecnologia
de Realidade Aumentada (AR), onde é possível projetar, em uma
carroceria, elementos das partes interna e externa do veículo. As
dimensões são detalhadamente calculadas por meio de um scanner para garantir 100% de assertividade na interação entre o físico e o virtual.
“Muito
antes do primeiro modelo físico, analisamos, nos mínimos detalhes, o
comportamento de cada componente do carro. As ferramentas presentes no
Virtual Center possibilitam que as equipes proponham e compartilhem
modificações com os diversos parceiros de trabalho com agilidade,
viabilizando novas experimentações até alcançar a excelência”, completa
Aroldo Borges, diretor adjunto de Conceito e Integração de Veículo da
FCA para a América Latina.
ADAPTAÇÃO PARA NOVOS DESAFIOS
O
combate à Covid-19 exigiu transformações no Polo Automotivo Fiat. O
complexo passou por adaptações para adoção de um conjunto amplo e
consistente de medidas de padrão mundial em sanitização, reorganização
de postos de trabalho e espaços comuns, visando à jornada segura para
todos os colaboradores.
Novas atividades também foram incorporadas
à rotina da produção. O Polo Automotivo Fiat tornou-se centro de
referência para a manutenção de respiradores pulmonares fora de operação
nas unidades de Saúde. Em três meses, dos 217 equipamentos recebidos
dos hospitais de Minas Gerais e Amapá, 138 foram recuperados e já
devolvidos.
As impressoras 3D foram convertidas para a produção de protetores faciais plásticos, os chamados face shields,
utilizados pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente no
combate à pandemia. Betim também se tornou centro de produção de
máscaras cirúrgicas, com capacidade para 1,5 milhão de unidades por mês.
Além da distribuição entre os funcionários da FCA nas fábricas
brasileiras, parte da produção está sendo doada para comunidades e
profissionais da saúde de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.
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