quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Toyota do Brasil aplica economia circular e reduz impacto ambiental em sua cadeia produtiva

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

A Toyota assumiu o compromisso global de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo para diminuir o uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida útil de seus produtos para atender às necessidades do planeta.

Para constituir uma sociedade em harmonia com a natureza, em 2015, a marca idealizou o Desafio Ambiental 2050, com metas ambiciosas para zerar a emissão de CO₂ em toda extensão da cadeia automotiva, por meio de seis desafios, sendo eles: 1- Zerar emissão de novos veículos; 2- Ciclo de vida com emissão zero (da cadeia até logística de entrega de veículos e serviços); 3- Emissão zero nas fábricas (energia limpa); 4- Minimizar o uso de água nos processos industriais; 5- Constituir uma sociedade baseada na reciclagem; e 6- Construir uma sociedade em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo, conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação).

Essas mesmas premissas cercam o projeto que utiliza materiais têxteis recicláveis para servir de matéria-prima na confecção de carpetes antirruídos que revestem o Corolla. Método ancorado pelo conceito de economia circular iniciou fase de implementação neste mês de setembro. O processo reutiliza os equipamentos individuais de proteção e uniformes, que se tornam inutilizáveis após constantes lavagens e reutilizações.

A partir daí, entra o processo que evita um descarte natural de material altamente reaproveitável. Como novo destino, são enviados para a Formtap, empresa parceira responsável por reutilizar 100% de todo o equipamento para confeccionar o insumo do isolamento acústico dos veículos.

Neste processo, é possível reaproveitar até 850 kg de material por mês de todas as três plantas com linha de montagem da Toyota, garantindo o revestimento do isolamento acústico de aproximadamente sete mil unidades do Corolla.

Os benefícios são visíveis da linha de produção e se estendem até os cuidados com os recursos naturais. A destinação para o reaproveitamento do material contribui para redução do custo da incineração dos resíduos, e, consequentemente, da emissão de gases poluentes. Evita-se, assim, como resultado, a contaminação ambiental. Participação ativa e motivação dos colaboradores na iniciativa é outro fator contribuinte para promover uma sociedade em harmonia com a natureza.

A Toyota e a Sustentabilidade

No Brasil, a Toyota propõe exercer impacto positivo por meio de ações que se conectam diretamente às premissas pactuadas no Desafio Ambiental 2050, organizando ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental.

Este plano de metas ambiciosas direciona a companhia a conquistar saltos qualitativos na busca por redução de impactos. Inspirado por ele, é possível medir redução de 20% de CO2 nos processos industriais das plantas da marca, além de minimizar e otimizar o uso da água nos mesmos processos produtivos. Anualmente, a Toyota economiza 1% na utilização dos recursos hídricos nas fábricas, que são utilizados como insumos na produção de veículo. Exemplo que se estende para o parque de fornecedores da companhia.

Para caminhar ainda mais rápido em direção a este horizonte, a Toyota busca intensificar o engajamento de seus colaboradores – protagonistas desta missão em conjunto com o meio ambiente.

Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.