segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Websérie comemora cinco anos do Polo Automotivo Jeep

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br  

O Polo Automotivo Jeep completou em 2020 cinco anos de operação, em Goiana, Pernambuco. É lá que está instalada a planta mais moderna do Grupo FCA no mundo. Porém, mais que uma fábrica na vanguarda da tecnologia e inovação, o Polo Jeep também ganhou notoriedade por suas práticas sustentáveis, pela atração de novos fornecedores para a expansão da cadeia automotiva regional e, principalmente, pelo impacto positivo que representou para a região e para as pessoas que fazem parte do Polo. Para comemorar a data, a Jeep contou esta história do Polo e de suas pessoas nos cinco episódios da websérie Polo Automotivo Jeep: Cinco Anos. Muitas histórias. Os cinco episódios serão postados nas redes sociais da FCA Latam (LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube) até o fim do mês.

No primeiro episódio, Novos Tempos, a narrativa volta para o início de tudo, em 2015, com a decisão e o desafio da implantação de um polo automotivo numa região sem tradição no setor, e chega aos dias atuais com os resultados que comprovam o sucesso do Polo com a confirmação de um novo ciclo de investimentos. Com a participação do Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu e Lima, da economista Tânia Bacelar e da jornalista Patrícia Raposo, o vídeo traz um raio-x do Polo e do impacto de sua chegada na região. Atualmente, o Polo tem mais de 14 mil funcionários e é considerado um divisor de águas no desenvolvimento da região onde está instalado. É de lá que saem os modelos Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro, que abastecem o mercado nacional e a América Latina. Já foram produzidos mais de 900 mil veículos. E agora, o Polo já se prepara para lançar, em 2021, mais um modelo inédito da Jeep.

Em Nossas Pessoas, a série mostra como a chegada do Polo Jeep conseguiu mudar a perspectiva de vida de muitas famílias da região. O Polo trouxe industrialização de padrão global para uma região canavieira. Desde a instalação, a FCA optou por dar oportunidade e desenvolver a mão de obra local, capacitando cerca de 11 mil pessoas durante a fase de obras e liderando uma verdadeira transformação social. O segundo episódio apresenta as histórias de Evandro, Condutor na Funilaria, que até a chegada da Jeep trabalhava no canavial; de Jaqueline, Planejamento de Manutenção Elétrica, uma jovem que está prestes a se tornar a primeira de sua família a concluir a universidade; e de Juliana, engenheira química que entrou no início do projeto do Polo como trainee e que hoje assume a posição de Plant Manager do Polo Jeep, responsável por toda a operação do complexo industrial.

Nascido dentro dos conceitos da Indústria 4.0, o Polo Automotivo Jeep permanece na vanguarda da inovação no setor através de um time colaborativo e focado em superar os desafios do dia a dia. Em Time inovador, Pierluigi Astorino, um dos responsáveis pela implementação e operação inicial da planta e hoje diretor de Manufatura da FCA para a América Latina enaltece o trabalho do time local que foi além e segue desenvolvendo soluções. Aldonso Martins, Especialista em Manutenção, é um desses profissionais que foram treinados por equipes de diversos países no início da operação e que hoje assumiu a gestão e inovação da planta Jeep e mostra que além de produzir carros, o Polo Jeep também produz tecnologia e conhecimento. Hoje, soluções desenvolvidas internamente são exportadas para outras fábricas do Grupo FCA na América Latina.

O conhecimento é um valor de grande importância para a FCA. Por isso, a educação foi escolhida como principal pilar de investimento social na região do Polo. No quarto episódio, O amanhã é hoje, Elton de Souza, estudante, conta a transformação que a sua escola vivenciou com a chegada do Rota do Saber, programa criado para impulsionar políticas públicas municipais de educação, auxiliando os municípios a melhorarem a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas através da qualificação dos professores e gestores escolares. Seis municípios integram o Rota e mais de 30 mil alunos foram beneficiados. O episódio também traz a responsabilidade ambiental presente do Polo desde a sua implantação. Danubia Lima, analista de manufatura, se orgulha em apresentar práticas que garantem a Jeep marcas importantes como Aterro Zero, Recírculo de 99,5% da água industrial, Carbono Neutro e o Programa de Biodiversidade, que faz um resgate da Mata Atlântica e já plantou mais de 106 mil mudas de espécies nativas da região.

Para encerrar, o quinto episódio, Novas Conquistas, Bruno Romeiro, Gestor de Compras do Polo Jeep, explica a estratégia adotada para atrair novas empresas e consolidar a indústria automotiva na região. Integrado à planta Jeep, o Parque de Fornecedores é formado por 16 empresas que trabalham de forma integrada com a produção Jeep para garantir o abastecimento das principais peças. Agora, está em andamento a segunda onda de atração de novos fornecedores para a região. Dessa vez, o objetivo é atrair empresas do setor para outros municípios pernambucanos e expandir o desenvolvimento do estado, como explica Bruno Schwambach, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Empresas como a alemã Benteler. Esses fornecedores, que já estão instalados no Polo e os novos que estão por vir, são parceiros também na mudança de vida das pessoas da região, representadas aqui pela Cirlene Cézar, encarregada de produção da Lear, que estava há 10 sem emprego fixo até a chegada da empresa no Parque de Fornecedores do Polo Automotivo Jeep.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.