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Os princípios de lubrificação de um carro ou caminhão são os mesmos: garantir a fluidez no funcionamento do motor; promover a limpeza, impedindo o acúmulo de detritos metálicos que ocasionam a abrasão dos componentes internos; evitar a oxidação e garantir a estabilidade térmica; limitar o superaquecimento do motor, promovendo a refrigeração por onde o fluido circula. Mas existem especificações diferentes para óleos lubrificantes de cada segmento.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, mais de 3,5 milhões de caminhões circulam no Brasil, desse total, cerca de 26% dos veículos possuem mais de 30 anos de fabricação. Com uma frota “antiga”, os cuidados com manutenção preventiva devem ser redobrados.
“O óleo lubrificante ideal para um caminhão é sempre o indicado no manual do proprietário, delimitado pelo fabricante. Existem tipos de óleos lubrificantes usados em motores de caminhões, podendo ser minerais, sintéticos ou semissintéticos, sempre respeitando o desempenho”, comenta Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil.
Assim como para a linha veículos leves, os pesados possuem a divisão entre minerais, sintéticos e semissintéticos, além de, é claro, de seus níveis de desempenho como API, ACEA e especificações das grandes montadoras.
O mal uso do óleo lubrificante
A não utilização do lubrificante correto ou prorrogar a troca do mesmo pode levar a falha de lubrificação, aumento da temperatura interna, desgaste prematuro, desgaste excessivo do motor e, no pior cenário, o travamento do sistema.
“O travamento do motor é o último estágio para o mal uso do óleo lubrificante. A reposição é necessária e devida de acordo com o descritivo no manual do proprietário, existem motores que necessitam de até 40 litros de óleo para o correto funcionamento”, comenta Pablo.
Legislação vigente de emissão de poluentes
Atualmente os caminhões precisam respeitar todas as especificações dos seus fabricantes, cumprir com legislações de impactos ambientais, como o PROCONVE P7, que estabelece o nível Euro V para emissões de gases. Para que os caminhões cumpram com os níveis de emissões, tecnologias são adotadas como os sistemas EGR, SCR, DPF e os lubrificantes precisam e devem ser compatíveis com estes sistemas.
A YPF Brasil produz uma linha diversificada para motores de caminhões, ônibus e veículos comerciais, a linha dedicada à categoria de pesados é denominada Extravida. São lubrificantes de alta performance, sintéticos e minerais, com sistemas de pós-tratamento, filtros de partículas e níveis de qualidade API.
“A linha Extravida foi criada para motores de trabalho pesados a diesel, a fim de proteger o motor e ajudar a diminuir os custos de manutenção e gastos com combustível, alinhando durabilidade e performance no dia a dia”, finaliza Pablo.
Fonte: www.agenciacontatto.com.br
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