VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Motivos para viajar não faltam em 2023, a começar pelos nove feriados prolongados, ótimos para planejar melhor as viagens. “Com antecedência é possível conseguir excelentes oportunidades, com o melhor custo x benefício. Além de poder planejar com calma as atividades a serem feitas”, sugere Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).
O primeiro feriado prolongado será em abril, dia 7 (sexta-feira Santa), na sequência, 21 (sexta-feira), tem Tiradentes. No primeiro dia (segunda) do mês seguinte, maio, tem o Dia Mundial do Trabalho. No segundo semestre concentra-se a maioria dos feriados: 7 de setembro (quinta-feira), Independência do Brasil; 12 de outubro (quinta-feira), Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (quinta-feira), Finados, e 25 de dezembro (segunda-feira), Natal. Entre os feriados facultativos, estão 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira), Carnaval, 22 de fevereiro, Quarta-feira de cinzas, e 8 de junho (quinta-feira), Corpus Christi. Já 15 de novembro, Proclamação da República, cai em uma quarta-feira; nada que, com jeitinho, horas extras e uma boa conversa antes não se consiga emendar.
No planejamento não pode faltar pelo menos uma viagem para Estância Hidromineral de Socorro - cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo. Um destino que reúne atividades de aventura e turismo rural; diversas opções de hospedagens (hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, hostels e campings), gastronomia com influências da colonização italiana da região e do sul do estado de Minas Gerais e compras em lojas de fábrica. E ainda é petfriendly.
“É uma cidade que rende muito mais que uma visita, só de atividades de aventura, temos mais de 20. Entre os associados são mais de 25 lugares para comer e beber e mais de 30 hospedagens”, ressalta o presidente da ASTUR. “Já estamos preparados para receber os turistas nestes feriados ou fora deles. Somos uma cidade turística e tudo é sempre pensado para promover a melhor experiência possível”, completa.
O município tem diversão para toda a família, grupo de amigos ou casais. E, para todas as idades, também. Versátil, oferece desde atividades de aventura radicais como um vôo duplo de parapente até passeio em um espaço de artesanato.
Aventura
A “cidade aventura”, como é conhecida, tem mais de 20 atividades diferentes no ar, na água e na terra. Sempre com muito contato com a natureza, é possível escolher entre o famoso “com ou sem aventura”. “O destino é muito procurado pelo rafting, mas, desbravar essas outras possibilidades pode ser uma agradável surpresa”, sugere Bovi.
Entre as mais recentes novidades, estão o voo de balão e o voo panorâmico, realizados com instrutores e monitores devidamente habilitados, em que é possível ter uma visão privilegiada da cidade e das belezas naturais.
Também estão à disposição, arco e flecha, arvorismo, balanço radical, boia cross, caminhada na montanha, escalada, motocross, passeio de bike, passeio em caverna, passeios off road, quadriciclo, rapel, rock view, stand up, tirolesa, trekking ou caminhada das grutas e trilhas ecológicas.
Inovadora, foi uma das primeiras cidades brasileiras a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas, o que atesta a garantia de segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que têm o certificado.
Gastronomia
De um “cafezinho” coado na hora até experiências completas, Socorro é para ir com vontade de explorar a gastronomia local. No roteiro de cafeterias, bares, empórios e restaurantes não pode faltar experimentar o pan de palo, João deitado (um tipo de bolinho feito na folha de bananeira), pipoca de tilápia, pastel com borda recheada, café caipira, costela no bafo, sanduíche defumado com lenha de café, torresmo de rolo, porco no rolete, massas artesanais, feijoada, pizza, chás, caipirinha de cidreira e limão, vinhos orgânicos, bolos, doces, geleias e guloseimas tradicionais da cidade, receitas passadas de geração em geração e produzidas com matéria prima local.
Hospedagem
Hotéis- fazenda convidativos, pousadas aconchegantes, chalés, campings com infraestrutura completa, inclusive com ready camp; chácaras, estabelecimentos grandes ou intimistas e/ou perto do centro da cidade compõem as opções de hospedagens da Estância Hidromineral de Socorro. Em comum têm o propósito de promover conforto aos hóspedes, para que os dias de estadia sejam os mais agradáveis possíveis.
Com proposta diferenciada, uns propõem imersão na natureza, por exemplo, já outros tem o foco 100% petfriendly, onde os hóspedes são os pets.
Compras
O município faz parte do Circuito das Malhas, com um comércio de malhas incrível, a preço de fábrica. São três maiores e principais centros de compras, que reúnem mais de 50 malharias. Mas, as compras se estendem ao artesanato para presentear e produtos artesanais dos produtores rurais locais como doces, geleias, café, bolos, pães e licores. Para quem gosta de bebidas alcóolicas, há alambiques e cervejarias.
Informações detalhadas de hospedagens, gastronomia, aventuras e compras no site oficial do turismo e Socorro : www.socorro.tur.br
Descubra Socorro: Estância
Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas
Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em
turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar
também um destino sustentável e petfriendly.
Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem
moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda
família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios
cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas
ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao
público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de
aventura e ecoturismo - recebeu o
selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel &
Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e
Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos
Turísticos. E ainda, Socorro passou
a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede
Cittaslow, uma associação internacional de localidades "onde viver é
bom".
Fonte: VGCOM - ASTUR - SHANE GLEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.