VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Quando se trata de veículos elétricos, não demora muito para que a conversa leve ao carregamento. Perguntas como, quais são as opções e quanto tempo leva são algumas das mais comuns que ouvimos. Por esse motivo, neste artigo a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, irá te mostrar:
Variáveis que afetam o tempo de carregamento;
Diferentes tipos de carregadores e suas velocidades relativas;
Práticas recomendadas adicionais de cobrança.
Variáveis que afetam o tempo de carregamento:
Potência máxima da estação de carregamento.
O tempo de carregamento do seu VE depende de:
1 - Potência do carregador;
2 - Conexão do seu carro;
3 - Energia fornecida à estação de carregamento.
A velocidade de carregamento real é determinada pela menor das 3 velocidades.
As baterias têm diferentes capacidades (medidas em kWh). Baterias maiores demoram mais para carregar no mesmo nível de energia, mas uma capacidade maior nem sempre significa maior alcance. O peso do veículo, bem como a eficiência de condução, também influenciam a autonomia.
Tamanho da bateria em relação à potência máxima de carregamento
Esta relação é o que determina a sua velocidade de carregamento. Veículos com baterias grandes são normalmente compatíveis com carregadores mais potentes, para compensar o seu tamanho.
Estado da bateria
O estado da bateria refere-se à plenitude de uma bateria VE. Para impedir a degradação da bateria ao longo do tempo, é melhor impedir que o estado da bateria fique muito baixo ou muito alto. Os especialistas recomendam manter seu VE entre 10% e 90% de carga, se possível. Se você estiver fora de casa e não levar seu carro, mantenha o carro conectado, mas defina a carga para 90%. Isso impedirá que a bateria sobrecarregue.
Comportamento do condutor
A maioria dos novos veículos elétricos usa o resfriamento avançado ativo – esse recurso possibilita o carregamento rápido mesmo depois de dirigir em alta velocidade. Os motoristas de VE devem observar sua velocidade, pois o uso excessivo do acelerador pode prejudicar a saúde da bateria a curto e longo prazo.
Temperatura externa
Uma bateria VE funciona melhor entre 20 e 30 graus Celsius. Quando o inverno chega, e necessário aquecer a bateria antes de poder carregar corretamente. As marcas de topo de gama, tais como Tesla, têm pré-aquecimento ativado para um carregamento rápido. Isto custa energia, mas leva-o de volta à estrada mais rapidamente. Se o seu VE não tiver pré-aquecimento, esteja preparado para esperar mais tempo por uma recarga nos meses de inverno.
Tipos de carregadores:
Os carregadores vêm em duas categorias principais: corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). Os carregadores CA são normalmente instalados em ambientes domésticos e próximos de casa. O carregador CA Tipo 2 é bem potente – Todos os veículos elétricos podem ser carregados durante a noite com este tipo. Os carregadores tipo 2 têm uma potência máxima de 22kW quando usados em casa. Os carregadores CC são consideravelmente mais rápidos. Normalmente encontrados em estações de carregamento públicas, eles podem carregar até 80% da bateria em apenas 20 minutos.
Práticas recomendadas:
Planeje sua rota para otimizar o uso da bateria
Não é uma realidade aqui no Brasil, mas na Europa existem vários aplicativos para ajudá-lo a planejar a rota perfeita que oferece aos usuários acesso a cerca de 300 mil pontos de carregamento em toda a Europa. O aplicativo possui um recurso de planejamento de rotas que mostra as estações de carregamento disponíveis e permite filtrar diferentes velocidades de carregamento.
Não abuse do carregamento rápido
O carregamento rápido é uma solução rápida, e não uma solução de longo prazo. O uso de um carregador rápido coloca muita corrente nas baterias em um curto período, e o aumento da tensão significa que a bateria se desgasta mais rapidamente. De acordo com a Kia, oito anos de carregamento padrão proporcionam 10% mais vida útil da bateria do que oito anos de carregamento rápido.
Fonte: EVCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.