As onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 3.165 unidades, das quais 2.097 importadas e 1.068 veículos de produção nacional, anotaram em fevereiro último queda em suas vendas de 5% ante janeiro de 2023, quando foram comercializadas 3.332 unidades. Comparado a fevereiro de 2022, a queda é de 34%: 3.165 unidades contra 4.793 veículos.
Na importação, as 2.097 unidades vendidas significaram redução de 11,7% ante as 2.376 unidades de janeiro de 2023, mas aumento de 72% ante fevereiro de 2022; enquanto na produção nacional – com 1.068 unidades – o aumento de vendas foi de 11,7% ante as 956 unidades do mês anterior, mas forte queda de 70,1% em relação a fevereiro de 2022, quando foram comercializadas 3.574 unidades.
Com essas parciais, no primeiro bimestre do ano, os veículos importados registraram alta de 82,3% (4.473 unidades contra 2.453 unidades no ano passado), enquanto os veículos de produção nacional, queda de 70,7%: 2.024 unidades este ano ante as 6.907 unidades do primeiro bimestre de 2022.
Ainda no acumulado, somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 6.497 veículos no bimestre, as associadas à Abeifa registram percentual negativo de 30,6% em relação a igual período de 2022, quando foram emplacadas 9.360 unidades.
Participações – Em fevereiro último, com 3.165 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 2,64% do mercado total de autos e comerciais leves (119.755 unidades). Se consideradas somente as 2.097 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1,75% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 1.068 veículos, significaram marketshare de 0,89%. No acumulado do ano, a participação das associadas à Abeifa é de 2,6%
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada
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