sexta-feira, 26 de maio de 2023

COLUNA VER-O-CARRO: Governo Federal anuncia redução de impostos para carros “populares”

 

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Querendo reverter a queda de 19,2% nas vendas em abril, comparado à março, de acordo com últimos dados da ANFAVEA, o Governo Federal divulgou um pacote de estímulo à indústria automobilística brasileira, após reunião nesta quinta-feira, 25, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com os ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, junto de representantes do setor.

Com a medida, veículos de até R$ 120 mil terão deduções em impostos federais como IPI, PIS e Cofins, o que representaria uma redução de 1,5 a 10,79% nos valores de mercado; envolvem, ao todo, 33 modelos de 11 marcas. Vale ressaltar que Fiat Mobi e Renault Kwid revezam-se no posto de automóvel mais barato do país, girando na ordem de R$ 68 mil em suas versões de entrada (ver lista completa ao final). Entretanto, os abatimentos serão maiores se os carros atenderem aos seguintes critérios:

a)      Valor do veículo: quanto mais barato for, maior será o desconto;

b)      Eficiência energética: quanto menor for a emissão de poluentes no veículo e na linha de produção, maior será o desconto;

c)      Densidade industrial: quanto mais peças e outros componentes produzidos no Brasil, maior será o desconto.

O Ministério da Fazenda terá 15 dias para realizar um estudo do impacto do quanto as reduções de impostos trarão ao erário público, bem como as compensações pelas eventuais perdas; após o prazo, será editada uma Medida Provisória e um decreto regulamentando os incentivos fiscais. Alckmin também cogita a inclusão de clientes pessoa física, ou seja, por CPF, na aquisição de automóveis por Venda Direta, modalidade permitida apenas para clientes PJ, MEI, taxistas, produtores rurais, frotistas e PcD. Mas esbarraria justamente na rede de concessionárias, que amargaria prejuízos em vendas desta natureza para PF, assim como na legislação, que proíbe a prática.

A seguir, confira quais são os 10 carros mais baratos do Brasil na atualidade (contando apenas as versões de entrada). Nota: são todos 1.0:

1.      Renault Kwid Zen: R$ 68.990,00;

2.      Fiat Mobi Like: R$ 68.990,00;

3.      Citroën C3 Live: R$ 72.990,00;

4.      Fiat Argo 1.0: R$ 79,790,00;

5.      Renault Stepway Zen: R$ 79.990,00;

6.      Peugeot 208 Like: R$ 79.990,00

7.      Volkswagen Polo Track: R$ 81.370,00;

8.      Hyundai HB20 Sense: R$ 82.290,00;

9.      Chevrolet Onix 1.0: R$ 84.390,00;

10.  Fiat Cronos 1.0: R$ 84.790,00.

 Ram 1500 Limited une luxo e tecnologia por R$ 529.990

Líder absoluta de vendas e não querendo perder a majestade para a Ford F-150 e Chevrolet Silverado, a Ram, vendo o avanço da concorrência, partiu para o contra-ataque e lança no mercado brasileiro a 1500 Limited, nova opção top de linha, em eventos simultâneos na rede autorizada na última quinta-feira, 18 de maio. Prova de que a vida das concorrentes não será nada fácil vai para as 540 unidades vendidas apenas na noite de lançamento.

A nova picape une, num só modelo, o que há de melhor em luxo e tecnologia na marca do bode. Na comparação com a 1500 Rebel, já vendida no Brasil desde o final de 2020, a 1500 Limited chega disponibilizando equipamentos como o painel de instrumentos digital de 12 polegadas, agora extensível aos demais modelos Ram (exceto Classic), estribo lateral elétrico, bancos traseiros reclináveis até oito graus, rodas de liga-leve de 22 polegadas calçadas em pneus Pirelli 285/45, inclusão de equipamentos de assistência à condução, contendo piloto automático adaptativo, assistente de faixas, monitor de ponto-cego, detector de tráfego cruzado na traseira e alerta de colisão com frenagem automática inclusive para pedestres.

Mas a maior atração fica por conta da inédita suspensão pneumática adaptativa Active-Level, regulável em cinco níveis no painel ou na chave: Normal, para uso cotidiano; Aero, que reduz 15 mm em velocidades acima de 100 km/h; Off-road 1, com altura do solo em 241 mm; Off-road 2, em 262 mm; e Park, reduzida para 159 mm, facilitando entrada e saída do carro ou na carga e descarga da caçamba. Outra novidade a estrear no modelo, e logo mais, chega aos demais, é a plataforma de conectividade Ram Connect, um aplicativo para smartphone com informações e funções do veículo, tais como tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, para dizer algumas. Quem adquirir, leva Wi-Fi nativo a bordo numa franquia de 60 gigas e todos os recursos do pacote Premium durante 12 meses.

Quanto à parte mecânica, a Ram 1500 Limited traz, sob o capô de alumínio, o mesmo motor HEMI 5.7 V8 aspirado de 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque presente na 1500 Rebel e na Classic, junto ao câmbio automático de oito marchas. É particular da Limited a tração 4x4 Auto, possibilitando que a força seja distribuída para as quatro rodas automaticamente sempre que necessário, aumentando a segurança na condução, inclusive no asfalto, e junta-se a 4x4 convencional e a 4x4 reduzida. Também é possível rebocar até 3.647 kg, a maior capacidade do mercado entre as picapes V8. Por outro lado, na caçamba cabem apenas 528 kg, menor que a Ford F-150 Platinum (681 kg) e até mesmo que a Fiat Strada Endurance (650 kg). A tampa da caçamba pode ser aberta, tanto para baixo quanto para os lados.

A Ram 1500 Limited estreia no Brasil em duas configurações: com detalhes cromados, por R$ 529.990, e a Night Edition, por R$ 539.990.

EXPRESSO MOTORIZADO

·         Será que você ainda conhece ou se lembra do Suzuki Jimny Sierra? Se sim, saiba que o pequeno SUV 4x4 chega à linha 2024 oferecendo novas versões, seja para o asfalto ou para o off-road. A 4Style foi remodelada para atender às cidades, denotado pela grade frontal e para-choque na cor do veículo, rodas de liga-leve aro 16 em preto e detalhes internos e externos em preto e prata. Por sua vez, a estreante 4Expedition deita e rola na lama com suas rodas aro 15 calçadas em pneus MTR, novo snorkel, escada traseira e novo rack de teto. Os preços do pequeno jipinho variam entre R$ 162.990 e R$ 218.990,00. Já nas lojas.

·         Ford estreia a Maverick Hybrid, custando o mesmo que a Maverick Lariat FX4 2.0 turbo já oferecida por aqui: R$ 244.890,00. A maior atração, como o nome já sugere, fica por conta do sistema híbrido, unindo um 2.5 de ciclo Atkinson e um elétrico, gerando 194 cavalos de potência. Outra novidade na picape intermediária, que abre a eletrificação da Ford no Brasil, vai para a possibilidade de blindagem III-A certificada pela marca, sem ônus na garantia.

·         Cerca de 500 encomendas de ônibus novos foram recebidas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, seja em encarroçamento ou em produção. Isto mantém aquecidas os emplacamentos da marca, registrando alta de mais de 100% nos primeiros quatro meses do ano, bem maior que a média. Outro importante anúncio vai para os inícios dos testes do novo e-Volksbus, chassi 100% elétrico para aplicação urbana, prevista para chegar ao mercado no próximo ano, e o lançamento do 8.180 R, para micro-ônibus.

·         E por falar em ônibus, levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontou que, em 2022, foram comercializadas 52 milhões de passagens interestaduais e internacionais, mais que o dobro da aferida em 2019, antes da pandemia da COVID-19. Tamanha foi a procura por viagens de ônibus que as encarroçadoras, como a Marcopolo, e sua linha de ônibus rodoviários G8, investem em mais itens de conforto a bordo, como poltronas massageadoras e sistemas de áudio e vídeo para entretenimento. Resultado: desde julho de 2021, foram mais de mil unidades emplacadas do modelo e rodando em nossas estradas.

Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!

 

 

 

 

GUILHERME JOSÉ SILVEIRA DE SOUSA

Editor-chefe do Ver-o-Carro

E-mail: verocarro.pa@gmail.com

 

 

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