segunda-feira, 31 de julho de 2023

Quais os sedãs seminovos que são bons negócios?

 

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Diz-se que o comprador de sedãs é um dos mais conservadores do mercado brasileiro. Sem ceder aos apelos de modernismos e adquirir um SUV, que já representam 46,5% dos mais de 934 mil automóveis e comerciais leves zero km emplacados no primeiro semestre de 2023, os donos de sedãs resistem. Mas são cada vez em menor número. Neste ano, eles não atingiram 20% das vendas. E a tendência é cair ainda mais, visto que os modelos de entrada, que geralmente compõem o maior volume, hoje resumem-se a Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Renault Logan.

Desde que a indústria automobilística brasileira surgiu, no final dos anos 50, boa parte dessa história vem sendo contada por eles: Aero-Willys, Galaxie, Opala, Chevette, Corcel, Del Rey, Monza e Santana lá nos primórdios, além de Voyage, Siena, Fiesta Sedan, Prisma, Civic e Corolla, pra mencionar os mais recentes. Sedã era algo tão importante que até emprestava o nome ao mais famoso de todos eles, o Fusca, ou VW Sedan.

Quem olha o mercado brasileiro, que já viu cupês, stations e minivans desaparecerem pela ação “predatória” dos utilitários-esportivos, pode supor que, daqui a alguns anos, só restarão três segmentos: hatches, picapes e SUVs.

Esse desinteresse paulatino nas vendas de zero km pressupõe que o movimento se repita entre os seminovos. Start-up de compra e venda de automóveis novos e usados que já é uma das três maiores do país, a Mobiauto acaba de produzir um levantamento preciso de todo o mercado de sedãs seminovos do país.

Nessa pesquisa, coordenada pelo economista Sant de Castro Jr., que é consultor automotivo e CEO da Mobiauto, foram apuradas as cotações dos principais sedãs do mercado nacional:


·       Audi A3 Sedan

·       BMW 320i

·       CAOA Chery Arrizo5 e Arrizo6

·       Chevrolet Onix Plus e Cruze

·       Fiat Grand Siena e Cronos

·       Ford Ka Sedan

·       Honda Civic e City

·       Hyundai HB20S

·       Kia Cerato

·       Nissan Versa e Versa V-Drive

·       Renault Logan

·       Toyota Corolla e Yaris Sedan

·       VW Virtus, Jetta e Voyage


Somando-se as versões de todos eles, a pesquisa analisou preços de 135 veículos (anos/modelos 2021 e 2022), sempre comparando a média de cotações do 1º semestre de 2022 versus igual período deste ano. E daí o percentual de variação nos valores.

Segmento dominado em tempos passados por montadoras de grande volume nos compactos, como Fiat, Ford, GM e Volkswagen, além das marcas japonesas nos médios (Toyota e Honda), os sedãs não viram novos personagens assumirem o protagonismo dos melhores negócios.

As mesmas marcas e os mesmos modelos continuam sendo os melhores negócios, pelo menos sob o ponto de vista financeiro.

Quem manda nos seminovos é a GM. Dos dez modelos mais bem ranqueados, o Onix Plus abocanhou três posições, com destaque também para a Fiat e a Hyundai com dois modelos cada uma. Ford, Toyota e VW fecham a lista dos dez melhores.

De toda a pesquisa, o modelo mais valorizado foi Onix Plus LTZ Turbo 2022, que teve alta de 2,04% no preço de 2022 para 2023. “Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 5 ou 6%, nós encontraremos cerca de metade dos sedãs abaixo desse patamar. Ou seja, apesar de o segmento estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, o segmento de seminovos continua aquecido”, esclarece Sant Clair de Castro Jr. E ele vai além: “Maior prova disso é que, além do Onix Plus, os dois Fiat Grand Siena pesquisados conseguiram ganhar preço no último ano. E é um carro fora de linha. Quer maior prova de como esse segmento está aquecido?“, ele indaga.

Chama a atenção, também, na análise de versões que mais ganharam preços neste último ano, a predominância do Hyundai HB20S, talvez o único “novo entrante” desse segmento nas últimas décadas que conseguiu se estabelecer. “O resultado é transparente: dos dez mais, o modelo da marca de origem sul-coreana fecha a nona e a décima posições. E o melhor: com versões de motor 1.0 e 1.6. Na prática, ele é muito bem cotado”, diz Castro Jr.

Já na lista dos dez piores, nota-se a presença insistente do VW Voyage. Ele tem três versões entre os dez piores, o que é bem sintomático. Pelo fato de a descontinuação ser recente, em fevereiro de 2023, ele está sob aquele efeito do carro que acabou de se despedir das linhas de produção, o que provoca uma corrida dos proprietários para colocar seus veículos à venda. E excesso de oferta derruba preços. “Se observarmos o que houve com o Grand Siena, que se despediu em dezembro de 2021, e hoje já está muitíssimo bem cotado, arrisco dizer que esse poderá ser o futuro do sedã da Volks. Mas fica claro que, agora, não é hora de vendê-lo. Mas pode ser hora de comprá-lo”, explica.

Fonte: eduardopincigher@hotmail.com

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