VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A Vibra anunciou nesta terça-feira, 10 de outubro, um projeto piloto de carsharing para seus empregados. A empresa disponibilizará dois veículos elétricos, sendo um deles um Jaguar, para compartilhamento junto à força de trabalho. O projeto conta com a parceria da Jaguar Land Rover, da EzVolt, startup de eletromobilidade investida da Vibra, do Vibra co.lab, hub de inovação da companhia; e da Flou, plataforma de nano locação por meio da qual será possível realizar cadastramento e agendar o uso dos veículos.
A ação de carsharing da Vibra tem, entre outros objetivos, a integração da tecnologia (aplicativos) de compartilhamento de ativos com a tecnologia de recarga elétrica; a oferta integrada de provimento de energia elétrica de fonte renovável e serviço de recarga; a democratização do acesso à mobilidade elétrica, a partir de um processo digital; e o fomento de iniciativas de inovação tecnológica e eficiência energética.
Além da democratização e do aprendizado tendo os colaboradores como principais agentes do teste de toda tecnologia embarcada no processo, será possível ter uma avaliação econômica de viabilidade em virtude da taxa de adesão e comportamento do usuário e ainda capturar oportunidades na cadeia de valor da indústria automotiva, no novo ciclo tecnológico promovido pela eletrificação.
“A mobilidade sustentável tem papel importante na dinâmica das cidades. O compartilhamento de veículos permite que os usuários tenham os benefícios de um veículo privado, sem o ônus da propriedade. Neste momento estamos testando o carsharing em termos de integração de suprimento de energia renovável e de tecnologias, já que trata-se de uma jornada 100% digital, onde já estamos prontos para conectar nossa solução de recarga elétrica com soluções de compartilhamento para o B2B ou B2C, afirma Bernardo Winik, vice-presidente Comercial B2B da Vibra.
Vibra e JLR tem desde o ano passado um acordo para desenvolver projetos e novos negócios relacionados à mobilidade elétrica no Brasil. A parceria permite que as duas empresas compartilhem conhecimentos e tecnologias, ao mesmo tempo em que combinam esforços para ampliar a experiência e diferenciais oferecidos aos clientes. Além do projeto relacionado ao navegador dos carros, Vibra e JLR, junto com a EzVolt estão trazendo um novo serviço de segunda vida de bateria.
Digitalização
Acelerar o acesso à mobilidade elétrica, a partir de um processo digital é um dos objetivos da Vibra com esta parceria. Por meio do Vibra Co.Lab a companhia vem trabalhando em ações e parcerias para buscar oportunidades dentro da indústria automotiva, explorando os caminhos abertos pela eletrificação.
“A digitalização é fundamental para a operação eficiente do carsharing. Isso reforçará a experiência dos usuários nos sistemas de reservas online, aplicativos móveis e a gestão de frota baseados em dados específicos para a eficiência”, explica Aspen Andersen, vice-presidente de gente e tecnologia da Vibra.
Recentemente a Vibra realizou um novo aporte, de R$ 10 milhões, na EZVolt, startup de eletromobilidade que integra seu portfólio de energias renováveis. O novo investimento tem como fonte o Vibra Ventures, fundo de investimento da Vibra que tem foco em startups de energia, mobilidade, logística, fintechs e varejo. São R$ 150 milhões disponíveis para acelerar e impulsionar processos de inovação aberta.
Mercado - A mobilidade elétrica já é uma realidade, com as montadoras liderando a eletrificação de seus portfólios. O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades de janeiro a agosto de 2023, um crescimento de 76%, na comparação com o mesmo período de 2022, alcançando a participação de mercado (market share) de 3,6%, segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Fonte: InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.