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Final de ano é assim: quando chega novembro e dezembro, vários
veículos de imprensa especializada, seja falado ou escrito, impresso ou
digital, promovem suas premiações para escolher e condecorar carros e/ou
personalidades, como prova de reconhecimento por suas qualidades e
desempenho ao longo do ano que se encerra. E um desses é o Top Car TV,
que em 2023 chega a 22ª edição, consolidando-se como um dos mais
importantes no ramo.
Na noite de segunda-feira, 11 de dezembro, mais de 200 convidados estiveram presentes no auditório do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, para mais uma cerimônia do referido prêmio, que também abarcou a sexta edição do Top Moto e a oitava do Top Truck. Cinquenta jurados das 3 premiações votaram em 13 categorias do Prêmio Top Car, em 5 categorias do Prêmio Top Truck e em duas categorias do Prêmio Top Moto. Em comum, todos carregam dezenas de anos de carreira na imprensa automotiva. Nesta edição, a homenagem do ano foi para a Volkswagen, que completou 70 anos de história no Brasil.
O presidente do TopCar TV, Paulo Brandão, ressalta: “Como sempre, fizemos uma grande festa, desta vez num local inédito, um belíssimo auditório na Associação Cultura Inglesa. Depois de mais de duas décadas de premiações, continuo me emocionando com o esforço do Comitê Gestor em realizar uma das votações automotivas mais sérias, relevantes e profissionais do mercado brasileiro”.
“A maior importância desse prêmio é servir de guia para o consumidor decidir melhor na hora de comprar um veículo”, complementou Eduardo Godinho, conhecido como “Duda Godinho”, do Comitê Gestor do prêmio.
Iniciado
pontualmente às oito da noite, antecedido por um coquetel de
boas-vindas no salão principal, a cerimônia de entrega dos prêmios
contou com a apresentação do jornalista Ricardo Vasconcelos, que deu o
pontapé com os vencedores do Top Moto. E nesta sexta edição, foram duas
categorias:
Melhor Moto Street: Royal Enfield Scram 411;Melhor Moto Trail: Honda CRF 1100 Africa Twin.
Na sequência, foram conhecidos os ganhadores do 8º Prêmio Top Truck, voltada para veículos pesados, e foi bem dividida:
Melhor Performance Empresarial/Melhor Fabricante de Caminhões: Mercedes-Benz;
Melhor Veículo de Carga CNH categoria B e PBT de até 3.500 quilos: Ford Transit;
Melhor Caminhão Urbano Semileve, Leve ou Médio: Iveco Tector 9-190;
Melhor Caminhão Médio ou Semipesado: Volkswagen Constellation 26.320;
Melhor Caminhão Pesado (rígido ou cavalo mecânico): Scania Super.
E para fechar a noite, a cerimônia do 22º Top Car teve a Stellantis como a maior vencedora desta edição. Levou cinco troféus para a galeria.
Melhor Executivo de Montadora: Antonio Filosa, da Stellantis;
Melhor Ação de ESG: produção de energia limpa, da Renault;
Melhor Carro Elétrico até R$ 200.999: BYD Dolphin EV;
Melhor Carro Elétrico acima de R$ 201.000: Renault Megane E-Tech;
Melhor Carro Híbrido até R$ 250.000: GWM Haval H6 PHEV;
Melhor Carro Híbrido acima de R$ 251.000: Honda Civic Hybrid;
Melhor Picape até R$ 190.999: Fiat Strada Turbo;
Melhor Picape acima de R$ 191.000: Ram Rampage;
Melhor Utilitário Esportivo até R$ 200.999: Fiat Fastback Abarth;
Melhor Utilitário Esportivo acima de R$ 201.000: Ford Territory;
Melhor Carro Nacional até R$ 199.999: Peugeot 208 Turbo;
Melhor Carro Nacional acima de R$ 200.000: BMW 320i;
Melhor Carro do Ano, entre todas as categorias: Ram Rampage.
Os prêmios Top Car TV, Top Truck TV e Top Moto TV tiveram o apoio da Citroën, Fiat, Ford, Honda, Jeep, Mercedes-Benz, Peugeot, Ram e Renault, e as realizações de Célia Murgel Produções, Godinho Produções, Grupo Printer Press e Unicepta.
Sinônimo
de tradição entre os caminhões para uso fora-de-estrada, a Scania inova
e estende a linha Super também para tais aplicações, sobretudo nas
voltadas para mineração, construção civil e sucroalcooleira. Em todas
elas, a sueca disponibiliza nas opções de cabine G, P e, em alguns
casos, R, todos com o pacote XT. “O Scania Super tem uma plataforma
verdadeiramente nova e ainda mais moderna, além de um exclusivo e
novíssimo trem de força”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento
de Negócios da Scania. “Não se tem registro no mercado, na faixa de
potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que vem
entregando tanta eficiência energética e um menor custo total de
operação como o Scania Super”, complementa.
Os
motores dos XT Super Euro 6 receberam melhorias, como o aumento da
pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no
cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da
lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. Sem
esquecer da adoção do da nova unidade da otimização do tanque de
combustível. Para Rodrigo Arita, gerente de Engenharia de Pré-Vendas da
Scania, “o motor Super oferece desempenho superior em relação aos atuais
da marca, principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao
Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que
ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento. Todas estas
mudanças foram preponderantes para atingir a economia de até 8% sobre a
geração anterior”.
Compõem a gama de caminhões Scania
XT Super Euro 6 motores cujas potências variam entre 360 e 660 cavalos,
este último exclusivamente V8 e com tração 10x4, e configurações de
rodas 4x2, 6x4 e 8x4. Segundo a Scania, a linha Euro 6 otimizada tem os
seguintes modelos: P 360 (motor 9 litros, de 360 cv/173,35 kgfm) G 450
(motor 13 litros, de 450cv/239,63 kgfm) e G 500 (também 13 litros, com
500cv/260 kgfm), além do R 660 V8 de 16 litros (660 cv/336,51 kgfm; não é
Super). Já a plataforma Super contempla modelos de 13 litros com o 460 G
(460 cv/254,93 kgfm) e 560 G (560cv/285,53 kgfm – o mais alto da
categoria), com excelente desempenho já nas baixas rotações. As versões
movidas a gás e biometano compõem potências de 280 cavalos e 410cv, e ao
longo de 2024 chegarão as novidades de 420cv e 460cv.
Na
mineração, o maior destaque, sem sombra de dúvidas, é a chegada do 560 G
8x4 XT Heavy Tipper Super, com peso bruto total de 60 toneladas, maior
que os 58 do Mercedes-Benz Arocs, seu maior concorrente, e tem
capacidade máxima de tração de surreais 210 toneladas. Vem equipado com a
nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades
sendo uma Super reduzida Crawler – que diminui o uso frequente dos
freios – e Overdrive.
A identificação da marca
Super na cabine está nas laterais das portas e na parte superior da
grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um destaque elegante com uma
grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo,
opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores. Na visão da
marca, para o setor canavieiro o campeão de vendas deverá continuar o
560 G 6x4 XT Super, no florestal o topo do ranking Scania será do 560 G
6x4 XT Super e o 460 G 6x4 XT Super vai puxar a comercialização para as
aplicações de construção.
MERCEDES-BENZ RENOVA GLS, MANTENDO LUXO E CONFORTO PARA SETE
Fechando
a renovação de todos os SUVs aqui vendidos, a Mercedes-Benz estreia o
novo GLS 450. Vendido em versão única por R$ 979.900, o utilitário
esportivo de luxo muda por dentro e por fora, sem contar na adoção de
sistema híbrido-leve. Vem importado de Tuscaloosa, nos Estados Unidos,
comportando sete.
Já é possível ver a transformação do
carro nas quatro barras horizontais na grade frontal, entradas de ar
integradas, lanternas traseiras com três blocos horizontais e rodas aro
21 de raios múltiplos (lembra o visual da versão de entrada do Fiat
Fastback). No interior, duas telas conjugadas de 12,3” cada trazem
instrumentação e multimídia MBUX, assistente de voz “Hey Mercedes”, som
premium da Burmester com 13 alto-falantes, pareamento sem fio para
Android e iOS, e duas telas de 11,6” para ocupantes traseiros.
Para
mover o maior dos SUVs da marca da estrela de Stuttgart, tem um motor
3.0 turbo seis cilindros de 381 cv/50,9 kgfm, e leva consigo câmbio
9G-Tronic e tração integral 4MATIC. Assim como os novos GLE, o GLS
possui um gerador de partida integrado (ISG) e um sistema elétrico de 48
volts; combina motor de partida e alternador em um único motor
elétrico, sendo instalado entre o motor e a transmissão.
EXPRESSO MOTORIZADO
- A maior categoria do automobilismo nacional tem novidades para a temporada 2025. Em 44 anos, sempre rodando com sedãs, como Opala, Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze, a Chevrolet virá com o Tracker na Stock Car, um reflexo de uma tendência de mercado. 2024 será o último ano do Cruze na categoria, e é também o último ano de fabricação do modelo na fábrica de Rosário, na Argentina.
- Duas estrelas. Este foi o resultado do Fiat Pulse nos testes do Latin NCAP, cuja versão avaliada é equipada com quatro airbags e controle eletrônico de estabilidade; submetido a testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose, alcançou 67,18% em Ocupante Adulto, 55,88% em Ocupante Infantil, 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% em Assistência à Segurança. Claro que a entidade teve que dar um puxão de orelha na Stellantis, dada a falta de segurança nos seus carros.
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