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Hoje, os SUVs dominaram
o mundo automotivo, em seus variados tamanhos. Com isso, categorias
como minivans, peruas e hatches médios, de públicos fiéis e cativos,
foram suprimidas para dar lugar aos utilitários esportivos. O mesmo
acontece com os sedãs médios. Mas a Nissan não quis nem saber, e na
contramão da moda, lançou em março deste ano, a oitava geração do
Sentra, após hiato de dois anos sem o sedã médio. Diante disso,
Ver-o-Carro o testou, durante quatro dias (de 16 a 20 de novembro), a
versão Advance, de entrada, concedido pela assessoria de comunicação da
marca japonesa. (Agradecimentos aos senhores Alexandre Carvalho e Fagner
Oliveira, da Nissan, pela confiança, e ao Daniel Rienzo, da
concessionária Tropical, pela consultoria na entrega.)
Não
é porque é a versão de entrada que o carro é básico. Muito longe disso.
Para começo de conversa, ar condicionado digital bizona, banco do
motorista com regulagem elétrica e aquecimento, chave presencial, faróis
em LEDs com luzes diurnas e acendimento automático, faróis de neblina
em LED, 6 airbags, rodas de liga-leve aro 17, computador de bordo com
tela de TFT de 7”, partida por botão, modos de condução (Eco e Sport),
piloto automático e câmera de ré integram o rol.
E
tem mais: multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, USB
dianteiro e traseiro, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem
automática, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controles
de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de
objetos no banco traseiro e alerta de atenção do motorista completam
lista dos itens mandatórios do sedã.
Em
nosso teste, o Nissan Sentra Advance mostrou-se um carro confortável e
recatado, mas ágil. O motor 2.0 de 151 cv/20 kgfm, junto com a
transmissão CVT de oito marchas virtuais, não desapontou, e em circuito
rodoviário, a aproximadamente 1.100 rpm, além de gostoso de dirigir, é
econômico (em uma viagem, fez consumo de 17,6 km/l facilmente, ajudado
pelo modo de condução Eco). Os assentos dotados de tecnologia Zero
Gravity não fazem a condução ser cansativa, e a regulagem elétrica não
traz dificuldade em achar a melhor posição de dirigir.
No
interior do novo Sentra Advance, ninguém passa aperto. Cinco ocupantes
viajam tranquilamente, e os ocupantes traseiros têm a comodidade de ter
uma porta USB para carregar o celular. E em seu porta-malas, cabem bons
466 litros, pouco menos que os 470 do rival e compatriota Toyota
Corolla. O volante revestido de couro de textura macia tem boa
empunhadura e comandos de som. Por onde eu passava, muitos pararam para
olhar para o carro, tamanho encantamento sentiam por seu visual
arrebatador.
Entretanto,
nem tudo são flores. As maiores faltas sentidas no sedã médio ficam por
conta das ausências de saída de ar para o banco traseiro (coisa que a
Toyota corrigiu na linha 2024 do Corolla) e de um freio de
estacionamento por alavanca ou, por que não, por comando eletrônico (o
Sentra usa um pedal). Entre os defeitos vistos no teste, relato a
convivência com o alto-falante da porta do motorista estourado, mas de
fácil conserto a posteriori, e a trava elétrica que abre apenas uma das
portas dianteiras, sendo obrigado, então, a apertar o botão interno de
travamento e destravamento para abrir as demais. Numa eventual vinda da
reestilização estreada no exterior, poderiam corrigir estes vícios.
Após
os quatro dias de testes, 426,8 km rodados e 17:37 de trabalho, despeço
do Nissan Sentra Advance, dando o veredito de APROVADO, com todos os
méritos e com a sensação de querer um na minha garagem, tamanho apego
senti pelo carro. Hoje custando R$ 148.490 na tabela da marca japonesa, o
Sentra, além de custo-benefício formidável, não deve em nada na
comparação com o Toyota Corolla, apenas R$ 500 mais caro, e é mais
barato que o VW Virtus Exclusive (R$ 150.990), de categoria inferior e
portador de acabamento mais espartano. Sim, com a chegada do novo
Sentra, os sedãs médios estão mais vivos do que nunca, e cheios de
vitalidade, para SUV nenhum botar defeito. Vida longa à eles!
A
Volvo Car, comprometida com a eletrificação e a mobilidade sustentável,
e expandindo suas operações Brasil afora, inaugurou neste sábado, dia 9
de dezembro, em meio a uma festiva recepção a clientes e convidados, a
concessionária Volvo Belém, pertencente ao Motor Group Brasil.
Localizada
na rua Antônio Barreto, 127, a 50 metros da Doca, um dos endereços mais
valorizados na capital paraense, a Volvo Belém atende ao padrão global
Volvo Retail Experience (VRE) e oferece uma experiência inovadora de
estrutura da loja, de oficina e de relacionamento com o cliente.
Sua
elegante fachada combina vidros transparentes e translúcidos que
valorizam o showroom e o aconchegante interior da loja, na qual a
experiência escandinava não fica reservada aos carros. Todo o mobiliário
que equipa o showroom foi importado da Suécia para garantir os padrões
globais da nova proposta de luxo da Volvo Car Brasil.
Na
cerimônia, dentre os presentes, estiveram Túlio Lúcio, diretor do Motor
Group Brasil em Belém; Sérgio Resende, sócio-conselheiro do Motor Group
Brasil; Renato Bello, CEO e presidente do Motor Group Brasil; Marcelo
Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil, entre outros
funcionários.
Atualmente,
a Volvo Car comercializa os elegantes SUVs elétricos C40 e XC40, os
híbridos plug-in XC60 e XC90, e a nova grande sensação da marca: o
elétrico EX30, que desde setembro, acumula mais de 2 mil exemplares
reservados. Todos estão à disposição na Volvo Belém.
Ver-o-Carro
agradece a Volvo Belém, nas pessoas do diretor regional Túlio Lúcio, e
da responsável pelo marketing, Amanda Eidan, pelo convite e recepção.
Desejo excelentes vendas e a repetição, com a Volvo Belém, do mesmo
sucesso feito com as lojas BM Belém e Land Belém, dentro do segmento
premium.
2023 ENCERRARÁ COM VENDAS EM ALTA, PRODUÇÃO ESTÁVEL, EXPORTAÇÕES EM BAIXA E FIAT STRADA NA LIDERANÇA
Faltando
apenas um mês para encerrar o ano, a ANFAVEA, entidade que reúne as
fabricantes nacionais de veículos, fez um balanço das previsões de 2023 e
do que se pode esperar em 2024. Para a associação, o ano corrente
fechará com estimados 2,29 milhões de automóveis e comerciais leves
faturados nas concessionárias, o que representa alta de 8,8% sobre 2022;
crescimento de 18,8% nas vendas de ônibus, sobretudo pela maior demanda
do transporte rodoviário; e queda de 15,2% entre os caminhões, causada
pelas antecipações das compras no ano passado, devido a troca de norma
de emissão de poluentes.
Se
por um lado as vendas internas subiram, a produção foi de 2,359 milhões
de veículos, leve queda de 0,5%, provocada, segundo a ANFAVEA, pelas
fracas exportações e pelo fortalecimento das importações (os elétricos
chineses que o digam). Comparado a 2022, as exportações despencaram 17%;
Argentina, Chile e Colômbia, antes maiores compradores, preteriram
nossos carros. Ainda de acordo com a entidade, para 2024, há previsões
de altas de 6,6% nas vendas de automóveis e comerciais leves, 14,1% nas
de pesados, 4,7% na produção e 2% nas exportações.
Entre
os carros mais vendidos em novembro, a Fenabrave listou os mais
queridos da clientela nacional: Fiat Strada (11.518), VW Polo (10.197),
Hyundai HB20 (10.057), Chevrolet Onix (9.802), Hyundai Creta (6.989), VW
T-Cross (6.525), Fiat Mobi (6.367), Renault Kwid (5.972), Chevrolet
Tracker (5.899) e Jeep Compass (5.751). A picape pequena da Fiat, com
110.028 exemplares emplacados no acumulado do ano, não pode mais ser
alcançada pelos 93.246 do VW Polo.
EXPRESSO MOTORIZADO
- Tem alerta de versão nova: Toyota Corolla Cross incrementa suas opções com a chegada da inédita XRX com motor 2.0 de até 177 cv/21,4 kgfm, ao preço de R$ 190.290. Ela atende aos pedidos dos clientes, e traz os mesmos itens de série existentes na XRX Hybrid, mas não podem pagar cerca de R$ 210 mil nela.
- Mercedes-Benz estreou novas gerações dos SUVs GLC e GLC Coupé, Entre ambas, um item em comum: o sistema híbrido-leve de 48 volts associado ao motor 2.0 turbo de 258 cavalos, transmissão automática 9G-Tronic e tração integral 4MATIC. Seu interior remete ao novo Classe C, marcado pelas telas flutuantes do painel de instrumentos (12,3”) e da multimídia (11,9”), em alta resolução e comandos de voz via “Hey, Mercedes”. Seu por R$ 531.900 na GLC 300 Avantgarde, enquanto a GLC 300 Coupé AMG LINE ainda está sem preço.
- Se o Brasil ainda espera, a Argélia já tem. Naquele país, localizado no norte da África, a Fiat lançou a picape média Titano, nas versões Endurance de cabine simples e dupla 4x2 e Endurance+ e Volcano de cabine dupla 4x4. De origem Peugeot, assim como a caminhonete, o motor 1.9 turbodiesel gera 150 cv/35,7 kgfm, e a transmissão, por sua vez, é manual de seis marchas. Para cá, a aposta é no 2.2 da Ducato, fazendo aproximados 200 cv.
- Parceria entre Audi e LATAM proporciona transporte de clientes do programa de fidelidade LATAM PASS Black Signature dentro do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O objetivo é proporcionar uma experiência de viagem com ainda mais exclusividade, sustentabilidade e conforto, dentro de um Q8 e-tron 100% elétrico.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!
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