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Por Ian Faria, CEO da Mecanizou
Já sabemos que a digitalização é essencial em todos os aspectos de nossa vida, desde o entretenimento até a saúde e as finanças pessoais. Os celulares se tornaram indispensáveis, bem como os aplicativos que fazem parte de muitas das tarefas do dia a dia. Mas ainda assim, há um setor que por muito tempo, permaneceu observando de longe essa revolução digital: o das oficinas mecânicas.
Talvez você não tenha notado esse cenário, mas isso está mudando e podemos perceber em pequenos atos rotineiros, inclusive ao visitarmos as oficinas mecânicas.
Os mecânicos, assim como qualquer pessoa que vive em grandes cidades, já estão familiarizados com o mundo digital. Eles usam aplicativos de conversas, de bancos e serviços online, de delivery para pedir refeições e plataformas de streaming para ouvir música, assistir a um filme ou uma série e, até mesmo, aprender mais sobre determinado modelo de veículo.
Apesar disso, quando se trata da oficina, seu local de trabalho, a digitalização ainda parece algo distante, pois aos poucos eles estão se permitindo conhecer as ferramentas voltadas para sua área de atuação, que facilitam as buscas online de produtos, bem como o processo de entrega de peças para uma rápida e excelente prestação de serviço.
Podemos dizer então, que digitais eles já são, agora só falta dar um impulso e esperar um pouco mais de tempo para eles entenderem o poder dessa adaptação para utilizar a tecnologia a seu favor e todas as plataformas digitais disponíveis para complemento e suporte no seu dia a dia.
À medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital, é essencial que as oficinas estejam preparadas para vivenciar essa transformação. Isso significa não apenas adotar as ferramentas, como também buscar constantemente pela inovação e a atualização no setor.
A digitalização não é só facilidade; é uma questão de sobrevivência e crescimento no mercado automotivo digital em constante evolução. Essas novas ferramentas digitais colocam o mecânico de frente com uma grande variedade de produtos, ofertas e preços competitivos, praticidade, ganho de tempo e eficácia, além da entrega direta na oficina.
A partir do uso da tecnologia, os mecânicos estão sentindo na prática, que não se trata só sobre adquirir peças com mais facilidade, mas também podem gerenciar melhor todo o processo de reparo. Aplicativos de gestão de estoque, agendamento de serviços e acompanhamento do histórico de manutenção dos veículos permitem uma abordagem mais organizada e eficiente para as operações da oficina. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora a qualidade do serviço prestado.
À medida que refletimos sobre esse assunto, vemos que o impacto da digitalização nas oficinas mecânicas é evidente e que estamos testemunhando uma mudança fundamental na forma como esses estabelecimentos operam. Os mecânicos agora têm a oportunidade não apenas de acompanhar, mas também de liderar essa revolução digital em seu setor.
Ao utilizarem plenamente as ferramentas e plataformas disponíveis, eles otimizam suas operações e ainda oferecem um serviço cada vez melhor e de qualidade aos seus clientes.
Ian Faria é co-founder e CEO da
Mecanizou. Começou a carreira no time fundador da Clickbus, também
passou pelo setor de logística sob demanda B2B com a iVoy no México,
atuando como COO e desempenhando um papel fundamental na expansão de
seus serviços de logística para entrega Express, SameDay e NextDay.
Depois retornou ao Brasil para liderar as operações da Kavak, uma
empresa mexicana que opera um mercado on-line de carros usados.
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