VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A
Toyota do Brasil alcançou mais um marco significativo em sua jornada de
66 anos no País: a empresa atingiu os 100 mil veículos híbridos
vendidos, considerando as marcas Toyota e Lexus. “Esse
número representa, além do reconhecimento de nossos clientes, uma visão
estratégica e o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma
mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem
positivamente o meio ambiente e a
sociedade como um todo”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a
América Latina e Caribe.
Hoje,
a cada três automóveis eletrificados em circulação no país, um é Toyota
ou Lexus. No último ano, mais de 21 mil unidades híbridas foram
vendidas entre as duas marcas, sendo que 20 mil foram dos modelos
Corolla e Corolla Cross produzidos em
nossas plantas de Indaiatuba e Sorocaba, gerando emprego e renda no
país.
Esses
números refletem o avanço da mobilidade sustentável por meio da
consagrada tecnologia híbrida flex desenvolvida no Brasil, que combina a
alta eficiência do motor elétrico com as baixas emissões de CO2 do
motor flex quando abastecido com
etanol. É uma tecnologia prática, acessível, sustentável e totalmente em
linha com a vocação de biocombustível do Brasil. “Nossa estratégia
prevê que todo novo modelo fabricado no Brasil conte com uma versão
híbrida flex para o mercado
doméstico”, complementa Rafael Chang.
O
marco de 100 mil híbridos comercializados coloca a Toyota na liderança
absoluta em vendas de eletrificados no país, gerando uma contribuição
significativa para a redução das emissões de carbono. Desde a introdução
dos primeiros híbridos no
mercado nacional, com a chegada do revolucionário Prius, em 2013, a
entrada do Corolla híbrido flex e, posteriormente, do Corolla Cross
híbrido flex, a Toyota evitou a emissão de 78 mil toneladas de CO2 na
atmosfera.
Este número também comprova a confiabilidade dos híbridos da marca, com veículos chegando a mais de 1 milhão de quilômetros rodados e servidos por um amplo estoque de peças de reposição e equipe treinada, o que faz com que mais de 90% dos veículos híbridos que visitam as concessionárias sejam devolvidos aos clientes no mesmo dia.
"Alcançar 100 mil veículos híbridos vendidos no Brasil é um marco histórico. Na Toyota, assumimos há mais de 10 anos o compromisso de oferecer opções confiáveis de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Somos pioneiros nas tecnologias híbrida e híbrida flex, em total alinhamento com o novo desafio da transição energética. E estamos sempre atentos à inovação, investindo para trazer soluções de mobilidade sustentável e que correspondam às necessidades dos nossos clientes e do contexto de cada país”, comenta Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Pioneirismo em eletrificação
A
Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de
veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a
emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
No
Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado onze anos
atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em
série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até
então desconhecida no país.
Desde
então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução
no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o
consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla
sedã e que, desde 2021,
também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no
Brasil. Em 2020, a Lexus passa a ser a primeira marca do Brasil a ter o
seu line-up 100% eletrificado. E, desde abril deste ano, a Toyota amplia
seu leque de opções com o RAV4 Hybrid
Plug-in, o primeiro híbrido plug-in da marca no País.
No
compromisso da Toyota em acelerar a descarbonização, parte dos R$ 5
bilhões do investimento já confirmados até 2026 inclui a fabricação
nacional de um novo veículo compacto híbrido flex, que será lançado em
2025, e de outro modelo híbrido
flex desenvolvido especialmente para o Brasil.
Paralelamente,
a fabricante realiza no país testes pioneiros com a tecnologia híbrida
plug-in utilizando etanol, que estão associados a uma possível futura
produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).
Tais iniciativas
reforçam o compromisso da Toyota com a inovação e a sustentabilidade no
mercado brasileiro.
Híbridos flex – pioneirismo no mercado nacional
Dos
100 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no país, 78 mil são
equipados com a consolidada tecnologia híbrida flex fabricada no Brasil.
Desenvolvida no Brasil pela Toyota especialmente para o mercado local,
ela combina a alta eficiência do
sistema elétrico com a sustentabilidade do motor flex quando abastecido
com etanol – e sem precisar recarregar na tomada.
Os
híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor em comparação com as
versões não eletrificadas e emitem até 70% menos CO2 quando abastecidos
com etanol (comparando com a versão convencional a gasolina),
contribuindo para que o país cumpra a
meta de descarbonização.
“A tecnologia híbrida flex é um exemplo de como podemos oferecer opções de mobilidade sustentável adequadas ao contexto de cada região. O etanol de cana-de-açúcar é um dos biocombustíveis com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no Brasil”, completa Evandro Maggio.
Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.