CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial
As sapatas de freio, assim como as pastilhas, possuem a função de promover a desaceleração do veículo, ficam na parte traseira do sistema e precisam estar em boas condições para garantir a segurança e eficiência durante a frenagem. A Jurid, fabricante de componentes de freio, aborda que a manutenção preventiva das sapatas exige também a checagem de outros itens que compõem o sistema traseiro do freio.
Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, as sapatas de freio sofrem desgaste semelhante às pastilhas, mas de forma menos intensa e suas condições precisam ser avaliadas, lembrando que quando há necessidade de troca é necessário observar como estão outros componentes. “Os tambores, por exemplo, não podem estar ovalados, riscados ou com diâmetro interno maior que o máximo recomendado, enquanto o cilindro da roda não pode ter vazamento que contaminará a nova sapata e prejudicará o seu desempenho, assim como as molas devem estar em perfeito estado para garantir o retorno das sapatas”, explica Ana Paola.
A troca das sapatas deve ocorrer quando apresentam desgaste e os sinais que indicam o problema podem ser percebidos em algumas situações, como diminuição da força da frenagem, perda de eficiência do freio de estacionamento, trepidação/pulsação no pedal do freio e ruídos durante a frenagem.
As revisões preventivas em uma oficina de confiança podem ajudar a identificar o estado das sapatas para saber a hora da troca.
Peça do sistema de freio a tambor, a sapata de freio é composta por uma superfície de aço ou ferro fundido conhecido no mercado como patim de freio coberto por um material de atrito como lona de freio que é colada sobre o patim. A sua ação acontece quando o condutor pressiona o pedal e um fluido é enviado pelo cilindro mestre e pelos dutos até o cilindro da roda, que empurra os pistões e pressiona as sapatas contra o tambor.
Localizadas, geralmente, nas rodas traseiras na ponta do eixo e fixas em uma peça chamada espelho, na sequência é montado o tambor.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.